Os associados da SBC escolheram, pelo site da instituição, a “Seleção Brasileira de Cardiologia do Século XX”. Em alusão ao fato deste ser um ano de Copa do Mundo, os sócios foram chamados a “convocar” os 11 craques brasileiros da especialidade no século passado. A escalação fez parte de uma pesquisa da instituição, cujo intuito foi investigar o uso da internet pelos sócios.
O presidente da SBC, Juarez Ortiz, diz que a escalação foi apenas uma curiosidade e que a enquete teve um objetivo sério. Os sócios foram consultados sobre o uso que fazem da internet, como freqüência da consulta às páginas eletrônicas, finalidade dos acessos (e-mail, pesquisa, serviços ou lazer) e utilização do e-mail institucional da SBC.
A maioria absoluta dos associados já aderiu à rede mundial, valendo-se de computador próprio ou de máquinas das instituições em que trabalham. Nesse sentido, o objetivo do levantamento foi saber até que ponto uma informação veiculada pelo site www.cardiol.br atinge efetivamente a categoria e com qual velocidade.
Como instrumento de trabalho diário do cardiologista, a internet poderá facilitar a veiculação de um programa de educação continuada, pois é financeiramente mais barato participar de um programa pela net do que pelos meios tradicionais de comunicação. O uso da rede eletrônica também auxiliaria na diminuição do uso de papéis e possibilitaria mais velocidade à comunicação da sociedade.
|