WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Tema-Livres
Sistema de TLs faz grande sucesso

Enquete
Sócios escalam "Seleção Brasileira de Cardiologia"
Prêmio
Portal é Top 3 em iBest

Assista ao
De Coração

TV Senado: sábado, às 4:30, 8 h, 16h30 e 23h30; domingo, às 4h:30, 16h30 e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h:30.

TV Universitária de Uberlândia: sábado, às 18h, e 3ª e 5ª feiras, às 18:30.

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

DCG - Planejada nova página na internet




Ivan Luiz Cordovil de Oliveira, Cláudia Maria Vilas 
Freire, Citânia Lúcia Tedoldi estiveram reunidos na 
sede da SBC junto à estrutura administrativa. O 
encontro teve como um de seus objetivos definir 
estratégias de ação que destacassem a reformulação
da página do Departamento de Cardiopatia e 
Gravidez no portal da SBC.

 


DCC - Cardiologista Clínico  ganha mais atividades

Com o objetivo de ocupar uma posição de destaque no cenário científico e associativo da SBC, a diretoria do Departamento de Cardiologia Clínica (DCC) elabora algumas iniciativas para aprimorar a representação do cardiologista clínico. 

O DCC pretende criar os grupos de estudo em coronariopatia (aguda e crônica); valvopatia; bioética; emergências cardiovasculares/ressuscitação; e terapia intensiva. 

Com esses grupos, o departamento visa congregar profissionais com interesse de atuação comum e possibilitar a atualização de conhecimentos em alcance nacional. A diretoria pede àqueles que concordam com a criação dos grupos que preencham um formulário no site http://www.cardiol.br/clinica/socios/criacaoge.asp e encaminhem assinada, pelo Fax (0xx21) 2286-1443, a ficha disponível nesse endereço eletrônico. 

O DCC tem interesse em divulgar teses de mestrado ou doutorado de instituições universitárias. A proposta é divulgá-las pelo “link” http://www.cardiol.br/clinica/publicacoes/teses/formtese.asp. Com esse tipo de atividade, o departamento pretende atuar como um importante órgão de divulgação dos trabalhos universitários em nível nacional. 

Visite o site do departamento (http://www.cardiol.br/clinica) e instale os seguintes documentos da SBC em seu PALM (“link”: http://www.cardiol.br/clinica/publicacoes/palm): 

• diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST; 

• II Diretrizes sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio; 

• I Diretriz da SBC para Transplante Cardíaco;
• II Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Cardíaca; 

• Critérios para Solicitação de Exames Complementares do Aparelho Cardiovascular. 

Curso 

O curso “Brasil Discute o Coração” (http://www.cardiol.br/clinica/educacao/adistancia/ obrasildiscuteocoracao), feito em parceria com a AstraZeneca, tem aulas de “Hipertensão e Diabetes”, com Roberto Jorge Franco; “Síndrome Plurimetabólica”, com Celso Amodeo; “Síndrome Coronárias Isquêmicas”, com Dikran Armaganijan; e “Insuficiência Cardíaca”, com Antonio Carlos P. Barreto. 

Eventos 

Para saber quais eventos do DCC equivalem a pontos para revalidação do Título de Especialista, acesse http://www.cardiol.br/clinica. O DCC promove, no dia anterior ao início do Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece em São Paulo de 21 a 24 de setembro, eventos pré-congresso das 14h às 18h no Centro de Convenções “Imigrantes”. 

Carlos V. Serrano
Presidente do DCC

 

DERC - Departamento traça metas para o ano

Neste segundo ano de mandato à frente do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular (DERC), temos algumas metas a cumprir, mas que serão, na realidade, apenas a consolidação do trabalho realizado em 2001. Nossa página na internet está no ar. O trabalho realizado por Augusto Ushida foi concluído, e agora temos de dar vida a esse portal com colaborações e participação real e efetiva. Como era de esperar, o aporte de recursos para a página é difícil, e, com tristeza, vemos a falta de colaboração das empresas que trabalham na área de ergometria, exercício e esportes. Visitem nosso endereço eletrônico: www.derc.com.br. As provas de habilitação foram realizadas com sucesso em 2001 em Recife, no Rio de janeiro, em Curitiba e São Paulo. Neste ano, houve a primeira prova em abril, durante o congresso da SBC/SP (de 11 a 13 de abril em Campos do Jordão, SP). As próximas provas de Habilitação serão realizadas durante os congressos regionais em Manaus (SNNC, em junho) e no Rio de Janeiro (SBC/RJ, em julho). Inscrições e informações pelo e-mail guevara@cardiol.br (Mariza Guevara). Já está implementado na página da internet um sistema para a realização da prova por meio do site. Esse sistema deverá ser testado, e, uma vez aprovada sua operação, o candidato ao Título de Habilitação em Ergometria poderá realizar sua prova em seu estado. A demanda pela habilitação deverá crescer no decorrer dos próximos meses, pois vários compradores de serviço já estão solicitando o documento para os colegas que realizam testes. A gestão de Juarez Ortiz à frente da SBC, na Comissão de Proteção ao Paciente, da qual faço parte, tem como meta valorizar o profissional qualificado, melhorando o padrão dos serviços prestados, e lutar por melhor remuneração. Na parte científica, o DERC iniciou suas atividades com a II Jornada de Ergometria e Exercício em São José do Rio Preto entre 21 e 23 de fevereiro. Como sempre, o velho Bellini recepcionou o grupo com fidalguia, fartura e qualidade. Mais de 100 inscritos na jornada. Um sucesso. 

LVII Congresso

 No LVII Congresso Brasileiro de Cardiologia, que será realizado em setembro em São Paulo, o DERC terá participação intensa. Se não, vejamos: Curso de Atualização Curricular, provável conferência do convidado argentino Roberto Peidro, sessão de Controvérsia e de Como eu Faço, quatro mesas-redondas, três colóquios e três sessões de discussão de casos (novidade sugerida pelo DERC). Outro fato que merece destaque é a quase totalidade de aprovação pela Comissão Científica dos temas e nomes indicados pelo DERC. Se não bastasse o excelente e variado programa citado anteriormente, teremos também o já tradicional Simpósio Internacional do DERC, agendado para 23 de setembro em um dos hotéis oficiais do Congresso Brasileiro. O tema do simpósio será “Arritmias e exercício”, e será composto por quatro apresentações seguidas de uma hora de debates com a platéia e com comentadores convidados. 

Eventos

 Também no primeiro semestre, entre 21 e 22 de junho, o DERC organiza mais um curso “24 horas de Holter em São Paulo”, evento esperado após o sucesso alcançado em 2000 e 2001. O curso equivale a 4,7 pontos no TEC. Informações pelo telefone (0xx11) 3141-1010. Entre 5 e 7 de dezembro em Florianópolis, no Costão do Santinho, serão realizados o V Simpósio Ibero-Americano de Cardiologia Nuclear e o I Simpósio Ibero-Americano do DERC. A organização desse evento conta com participação ativa da presidência e do vice da Cardiologia Nuclear, William Chalela. Os eventos equivalem a 5,25 pontos no TEC. Informações pelo telefone (0xx11) 3069-5402 e pelo e-mail nuclear@cardiol.br. Finalizando nosso calendário em outubro/novembro, teremos em Salvador, Bahia, o Congresso Nacional do DERC, presidido por Maurício Nunes, que, com certeza, nos brindará com um evento científico, social e turístico de primeira linha. Esse congresso equivale a 8 pontos para o TEC. Encerrando, quero enfatizar que todos os eventos do DERC contam pontos para a revalidação do título de especialista da SBC e que, sempre que possível, devem ser prestigiados por nossa comunidade. 

Fábio Sândoli de Brito 
Presidente do DERC
fabiosbrito@uol.com.br

 


DHA - Evento promove atividade científica contra hipertensão

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 256.333 óbitos/ano (32,43 da mortalidade geral). Sendo a hipertensão arterial (HA) importante fator de risco para a morbimortalidade cardiovascular, a SBC/Departamento de Hipertensão Arterial (DHA)/Funcor, em parceria com as Sociedades Brasileiras de Nefrologia e de Hipertensão e apoio do Ministério da Saúde (MS)/Secretaria de Políticas de Saúde/Coordenação do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, secretarias estaduais e municipais de saúde, Federação Nacional de Portadores de Hipertensão Arterial e Fala Preta, realiza, em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Neste ano, ao contrário dos anteriores, não teremos campanha de detecção, e sim uma atividade científica para profissionais de saúde (equipe multiprofissional) e para leigos em todos as capitais e em cidades que se credenciarem para os eventos organizados nos estados pelos representantes Funcor, do DHA/SBC, das Sociedades Brasileiras de Nefrologia e de Hipertensão e pelas coordenações dos Comitês Estaduais do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Não haverá Campanha de Detecção de Suspeitos de Hipertensão Arterial, pois, em 31 de janeiro, terminou uma grande mobilização nacional para detecção de suspeitos de HA, organizada pelo MS, que durou aproximadamente três meses. O objetivo da ação deste ano é levar uma atualização em hipertensão arterial para profissionais de saúde e esclarecer a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do controle da HA e dos demais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Solicitamos a todos os sócios da SBC a participação nas atividades programadas, que levarão a um importante impacto na redução da morbimortalidade cardiovascular e na melhoria da qualidade de vida da população brasileira. 

Carlos Alberto Machado 
Presidente do Departamento de
Hipertensão Arterial da SBC

 

GEIC - Primeiro congresso ocorre em novembro

Com palestrantes vindos do exterior e presentes os maiores especialistas brasileiros nas áreas de investigação, epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca, será realizado entre 28 e 30 de novembro, no Othon Palace do Rio de Janeiro, o primeiro Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. 

O presidente do Congresso é Denilson Albuquerque, que já tem praticamente fechada a comercialização do espaço e prepara a primeira mala-direta sobre temas-livres, que serão aceitos até 15 de julho. 

A expectativa é que cerca de 1.000 médicos participem do evento, pois, segundo o presidente do Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da SBC, Edimar Bocchi, a verdadeira pandemia de insuficiência cardíaca afeta até 8% da população dos países que têm estatística sobre o problema, “o que significa que ela ocorre muito mais que a dengue e é extremamente mortal, pois, se diagnosticada e não tratada, provoca 100% de óbitos num prazo de cinco anos”. 

Bocchi explica que, por causa da grande prevalência da doença, os médicos de vários países passaram a dar prioridade ao estudo e à divulgação da insuficiência cardíaca, e no Brasil a SBC adotou linha semelhante, ao oficializar esse grupo de estudos no congresso do ano passado em Goiânia. 

Disfunção ventricular 

O congresso será a maior reunião sobre insuficiência cardíaca jamais realizada no país. “Vamos enfatizar a necessidade do diagnóstico precoce”, explicam os organizadores, “que é feito pela identificação da disfunção ventricular”. Na ocasião, também será discutida a prevenção, que implica o controle da hipertensão e de outros fatores de risco, e estarão presentes especialistas para apresentar os resultados das drogas mais modernas no controle da doença. 

O congresso abrangerá discussões sobre tratamento medicamentoso, não medicamentoso e também cirúrgico da insuficiência cardíaca, que abrange a cirurgia da válvula mitral, a colocação de marca-passos, o implante de desfibrilador automático e o transplante de coração e de células. 

Insistindo na importância da doença, o presidente do grupo de estudos lembra que, embora o leigo tenha grande preocupação e interesse na prevenção do infarte, a principal causa de internação hospitalar com origem cardiovascular no SUS é justamente a insuficiência cardíaca e, levando-se em conta todas as doenças, é a terceira causa de internação hospitalar. O especialista termina sua colocação dizendo que os médicos precisam ter em mente que os pacientes cardíacos vão a óbito por duas causas básicas: morte súbita ou insuficiência cardíaca, e é por isso que a doença passa a merecer tanta atenção no mundo inteiro, e não poderia ser diferente no Brasil. As inscrições para o congresso já podem ser feitas pelo site da SBC, acessando-se a Central de Eventos.

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.