O
presidente da SBC, Juarez
Ortiz, anunciou ao TJ Manhã
do SBT que está em
elaboração pela entidade uma série de normas e diretrizes para certificar os planos de saúde. “Serão recomendações de como fazer exames mais simples até como tratar doenças mais complexas”, disse Ortiz ao jornalista.
Ele contou que já existe uma relação de cardiologistas com título de especialista que pode ser consultada pela população no portal da entidade,
no endereço www.cardiol.br.
“O objetivo é trabalhar pela qualidade da cardiologia e garantir mais tranqüilidade ao paciente”, comenta.
A reportagem afirmou que a iniciativa agradou a população de um modo geral e também aos profissionais do setor.
A reportagem também apresentou um depoimento do presidente do InCor, José Antônio Ramires, que destacou a importância dessa qualificação pela SBC.
O jornal Extra do Rio de Janeiro também abordou a iniciativa da entidade e destacou em reportagem que “a certificação dos planos de saúde, inédita no Brasil, já é adotada em outros países”.
Jornais
falam de projeto da SBC contra colesterol em crianças
Os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde destacaram como matéria principal da editoria Geral do dia 12 de março um projeto para a reeducação alimentar de crianças, cuja iniciativa é do Departamento de Aterosclerose da SBC e do InCor.
O objetivo do plano é evitar que crianças sofram infartes futuros, e, para isso, escolheram como projeto piloto a cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo. O município foi selecionado pelo fato de mais de 400 garotos e garotas, entre 2 mil submetidos à exame de sangue nas escolas da região, estarem com o LDL acima do limite.
A previsão, segundo a reportagem, é que 8 milhões de pessoas tenham dislipidemia genética no Brasil. O projeto é uma tentativa de criar um programa eficaz para atender essa população que, na maioria dos casos, não sabe que tem o problema. “Nosso objetivo não é apenas atingir as cidades paulistas, mas mudar o estilo de vida de todo o Brasil”, disse ao jornal a presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, Tânia Martinez.
Jornais
destacam importância de Selo SBC/FUNCOR r
Os jornais Folha de S. Paulo e Diário de Natal do Rio Grande do Norte elaboraram duas grandes reportagens sobre o selo de aprovação da SBC/Funcor. As matérias enfocaram principalmente a novidade de certificar os cardápios de cantinas escolares, mas também abordaram a concessão de selos para produtos.
Segundo os jornais, os selos são concedidos por cardiologistas de acordo com os teores de gordura, açúcar, sódio, potássio, colesterol e fibras. “Na Europa e nos Estados Unidos, eles são mais comuns e orientam consumidores no momento da escolha. No Brasil, porém, há apenas um certificado para alimentos que leva a assinatura de médicos. É o selo do Fundo do Coração (SBC/Funcor), órgão da Sociedade Brasileira de Cardiologia”, escreveu o jornalista da Folha na reportagem que ocupou três páginas.
O Diário de Natal explicou todas as etapas pelas quais uma empresa passa para adquirir o selo de aprovação da SBC/Funcor e informou que o comitê do selo da entidade controla, direta ou indiretamente, todo o processo de certificação.
|
Assinatura de convênio entre SBC e MS é destaque em jornal e agências
A Tribuna de Santos, a Agência Estado e o Portal do Estadão
noticiaram a assinatura de um convênio entre a SBC e o Ministério
da Saúde. O acordo servirá para capacitar profissionais de saúde
na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da hipertensão e do
diabetes. Segundo a reportagem, até agosto de 2002, deverão ser
treinados 15 mil médicos e enfermeiros que atuam nos postos de saúde
dos 226 municípios de grande porte do país. “Esse projeto de
educação permanente é realizado em cooperação técnica com a
SBC e a Sociedade Brasileira de Nefrologia”, informou o jornalista
da Tribuna, o maior jornal do litoral paulista. O presidente da SBC,
Juarez Ortiz, e o presidente da SBC/Funcor, Celso Amodeo, estiveram
na ocasião, em Brasília, para a assinatura do acordo.
Imprensa
divulga participação d SBC em eventos de saúde
Os jornais Diário do Comércio e O Estado de S. Paulo noticiaram que a SBC e outras entidades participariam de dois grandes eventos, o Agita Mundo e a Feira de Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril.
A Feira de Saúde, promovida pela Associação Comercial de São Paulo e realizada no Pátio do Colégio, teve um estande da SBC para medição de pressão e colesterol, e voluntários distribuíram folders informativos.
O Agita Mundo, cuja coordenação foi pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano), teve a participação efetiva dos representantes da SBC/Funcor nos estados. O Dia Nacional do Exercício Físico, evento tradicional da entidade, foi comemorado na mesma data.
|
|
Coração na ponta da
chuteira – A SBC/Funcor esteve presente no jogo Brasil versus
Iugoslávia, que aconteceu em 27 de março em Fortaleza, CE. Antes do
início do jogo, que foi vencido pela seleção brasileira por 1 x 0,
uma faixa com a frase "Sociedade Brasileira de Cardiologia e
seleção, agitando no combate ao sedentarismo" circulou pelo campo
de futebol. A faixa fazia alusão ao Agita Mundo - Move for Health, tema
que recomenda a adoção de uma vida ativa empregado pelo Dia Mundial da
Saúde 2002. |
|