WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Nova Gestão
Instituições congratulam diretoria por posse
 
Comunicação
SBC na Mídia

Normas e Diretrizes
Projeto de diretrizes e normas está em andamento

Título
Revalidação de título será obrigatória

Congresso
Número de temas-livres inscritos bate recorde


   :. DIRETORIA - COMUNICAÇÃO  

Enviar para um amigo


Juarez Ortiz fala a SBT sobre projeto da instituição


O presidente da SBC, Juarez Ortiz, anunciou ao TJ Manhã do SBT que está em elaboração pela entidade uma série de normas e diretrizes para certificar os planos de saúde. “Serão recomendações de como fazer exames mais simples até como tratar doenças mais complexas”, disse Ortiz ao jornalista. Ele contou que já existe uma relação de cardiologistas com título de especialista que pode ser consultada pela população no portal da entidade, 
no endereço www.cardiol.br. “O objetivo é trabalhar pela qualidade da cardiologia e garantir mais tranqüilidade ao paciente”, comenta. A reportagem afirmou que a iniciativa agradou a população de um modo geral e também aos profissionais do setor. A reportagem também apresentou um depoimento do presidente do InCor, José Antônio Ramires, que destacou a importância dessa qualificação pela SBC. O jornal Extra do Rio de Janeiro também abordou a iniciativa da entidade e destacou em reportagem que “a certificação dos planos de saúde, inédita no Brasil, já é adotada em outros países”.

Jornais falam de projeto da SBC contra colesterol em crianças

  Os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde destacaram como matéria principal da editoria Geral do dia 12 de março um projeto para a reeducação alimentar de crianças, cuja iniciativa é do Departamento de Aterosclerose da SBC e do InCor. O objetivo do plano é evitar que crianças sofram infartes futuros, e, para isso, escolheram como projeto piloto a cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo. O município foi selecionado pelo fato de mais de 400 garotos e garotas, entre 2 mil submetidos à exame de sangue nas escolas da região, estarem com o LDL acima do limite. A previsão, segundo a reportagem, é que 8 milhões de pessoas tenham dislipidemia genética no Brasil. O projeto é uma tentativa de criar um programa eficaz para atender essa população que, na maioria dos casos, não sabe que tem o problema. “Nosso objetivo não é apenas atingir as cidades paulistas, mas mudar o estilo de vida de todo o Brasil”, disse ao jornal a presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, Tânia Martinez.

Jornais destacam importância de Selo SBC/FUNCOR  r

  Os jornais Folha de S. Paulo e Diário de Natal do Rio Grande do Norte elaboraram duas grandes reportagens sobre o selo de aprovação da SBC/Funcor. As matérias enfocaram principalmente a novidade de certificar os cardápios de cantinas escolares, mas também abordaram a concessão de selos para produtos. Segundo os jornais, os selos são concedidos por cardiologistas de acordo com os teores de gordura, açúcar, sódio, potássio, colesterol e fibras. “Na Europa e nos Estados Unidos, eles são mais comuns e orientam consumidores no momento da escolha. No Brasil, porém, há apenas um certificado para alimentos que leva a assinatura de médicos. É o selo do Fundo do Coração (SBC/Funcor), órgão da Sociedade Brasileira de Cardiologia”, escreveu o jornalista da Folha na reportagem que ocupou três páginas. O Diário de Natal explicou todas as etapas pelas quais uma empresa passa para adquirir o selo de aprovação da SBC/Funcor e informou que o comitê do selo da entidade controla, direta ou indiretamente, todo o processo de certificação.

 


Assinatura de convênio entre SBC e MS é destaque em jornal e agências

   A Tribuna de Santos, a Agência Estado e o Portal do Estadão noticiaram a assinatura de um convênio entre a SBC e o Ministério da Saúde. O acordo servirá para capacitar profissionais de saúde na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da hipertensão e do diabetes. Segundo a reportagem, até agosto de 2002, deverão ser treinados 15 mil médicos e enfermeiros que atuam nos postos de saúde dos 226 municípios de grande porte do país. “Esse projeto de educação permanente é realizado em cooperação técnica com a SBC e a Sociedade Brasileira de Nefrologia”, informou o jornalista da Tribuna, o maior jornal do litoral paulista. O presidente da SBC, Juarez Ortiz, e o presidente da SBC/Funcor, Celso Amodeo, estiveram na ocasião, em Brasília, para a assinatura do acordo.

Imprensa divulga participação d SBC em eventos de saúde 

Os jornais Diário do Comércio e O Estado de S. Paulo noticiaram que a SBC e outras entidades participariam de dois grandes eventos, o Agita Mundo e a Feira de Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. A Feira de Saúde, promovida pela Associação Comercial de São Paulo e realizada no Pátio do Colégio, teve um estande da SBC para medição de pressão e colesterol, e voluntários distribuíram folders informativos. O Agita Mundo, cuja coordenação foi pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano), teve a participação efetiva dos representantes da SBC/Funcor nos estados. O Dia Nacional do Exercício Físico, evento tradicional da entidade, foi comemorado na mesma data.

 

Coração na ponta da chuteira – A SBC/Funcor esteve presente no jogo Brasil versus Iugoslávia, que aconteceu em 27 de março em Fortaleza, CE. Antes do início do jogo, que foi vencido pela seleção brasileira por 1 x 0, uma faixa com a frase "Sociedade Brasileira de Cardiologia e seleção, agitando no combate ao sedentarismo" circulou pelo campo de futebol. A faixa fazia alusão ao Agita Mundo - Move for Health, tema que recomenda a adoção de uma vida ativa empregado pelo Dia Mundial da Saúde 2002.

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.