|
|
Brasil
inspira tema de Dia Mundial da Saúde
Quem acessou o portal da
Organização Mundial da Saúde
(OMS) em dias anteriores ao Dia Mundial da Saúde (DMS) deve ter se deparado com a pergunta: “What does ‘Agita Mundo’ mean?”. Os mais desavisados, que não sabiam que esse era o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde – “Agita Mundo, Move for health” – devem ter se questionado: “Por que o tema principal desse evento está em português?”. A resposta é simples: o “Agita São Paulo”, programa elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), foi a inspiração para a temática do evento mundial.
Implementado em 1996 com o objetivo de promover uma mudança para o estilo de vida ativo, o “Agita São Paulo”, que envolve mais de 180 instituições parceiras governamentais e não-governamentais, tornou-se nacional pelo apoio do Ministério da Saúde ao “Agita Brasil” e internacional com o “Agita América” após cinco anos de sua idealização.
Pelo reconhecimento do sucesso do programa, considerado um modelo de promoção da saúde, a diretora-geral da entidade, Gro Harlem Brundtland, propôs que o tema do DMS fosse a promoção da atividade física e da alimentação saudável. “Se trata de dar particular visibilidade às alternativas de que os indivíduos e as comunidades dispõem para influir em sua própria saúde e bem-estar,” disse durante a 54ª Assembléia Mundial de Saúde, realizada em Genebra, Suíça, entre 12 e 22 de junho de 2001.
Assim, um evento regional ganhou abrangência mundial. O objetivo do “Agita Mundo” foi mobilizar, em 7 de abril, a população mundial em uma grande caminhada para sensibilizar a adoção de um estilo de vida ativo e de hábitos nutricionais saudáveis. Com o DMS, a OMS busca promover um debate mundial sobre a mudança epidemiológica observada na evolução do nível mundial de morbidade e sobre os fatores que fomentam essa tendência. Em muitas partes do mundo, as doenças não-transmissíveis se tornaram uma importante epidemia. Isto se deve, em parte, à rápida transição nos estilos de vida que conduzem à redução da atividade física, à alteração da dieta e ao aumento no consumo de tabaco. A OMS acredita que é necessário um debate mundial direcionado à prevenção e aos meios curativos.
A comemoração do DMS foi realizada em escolas, locais de trabalho, em centros esportivos e zonas residenciais. A fraternidade internacional dos esportes, representada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), já está vinculada às atividades desenvolvidas pela OMS, de forma que a Copa Mundial de Futebol de 2002 na Coréia e no Japão, assim como foram os Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, será acontecimento de promoção de saúde.
São Paulo é sede oficial de evento
São Paulo foi a sede oficial das comemorações do Dia Mundial da Saúde e recebeu representantes da Organização Mundial da Saúde, como sua diretora-geral, Gro Harlem Brundtland, que sobrevoou de helicóptero diversos pontos de atividades na cidade, na região do ABC e no litoral do Estado de São Paulo.
|
|
|
|