WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Sócio da SBC
Portal Cardiol desenvolve área restrita ao Sócio da SBC

Novo Layout
Portal Científico e Página de Abertura têm novo layout

Votação
A SBC se prepara para eleger a nova diretoria via Internet


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

TV Senado: sábado, às 4:30, 8 h, 16h30 e 23h30; domingo, às 4h:30, 16h30 e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h:30.

TV Universitária de Uberlândia: 2ª e 6ª feiras, às 18h; sábado, às 17h

TV Universitária de Natal:  segunda às 19h, sábado, às 12h

TV Universitária de Uberaba, MG: 3ª feira às 9h, 5ª feira às 9h

TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

CAPO

Avaliação Perioperatória

Quase 3 milhões de pessoas são submetidas anualmente a operações no Brasil, e a taxa de morte relacionada a elas chega a 2,5%, na maioria dos casos devido a complicações cardiológicas. Com o objetivo de coordenar médicos com interesse pela avaliação perioperatória, que consiste no conjunto de conhecimentos médicos que envolve o período antes, durante e depois de uma operação não cardíaca A SBC criou no final do ano passado a Comissão de Avaliação Perioperatória (CAPO) dentro do Departamento de Cardiologia Clínica. A comissão está estruturando uma diretriz nacional e pretende manter um banco de artigos científicos, fornecer dicas, desenvolver sites, e manter um diálogo entre os interessados além de contatos durante os congressos promovendo eventos e participações. Os médicos interessados podem se associar.

A reunião da CAPO, durante o Congresso da SBC/SP (16 de maio) será às 14h na sala 11.

Bruno Caramelli

 

Eletrocardiografia

Consolidado recentemente o Grupo de Estudos de Eletrocardiografia irá realizar cursos de atualização no próximo Congresso Brasileiro de Cardiologia em Salvador. A convite da Sociedade Brasileira de Cardiologia o grupo fará um curso oficial de eletrocardiografia básico e avançado, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Esta experiência será um piloto para realizarmos cursos no mesmo molde em todos os centros interessados no Brasil.

A Normatização de Laudos do ECG de Repouso deverá ser publicada nos próximos meses e assim poderemos ter um balizamento nacional dos laudos eletrocardiográficos.

 

Carlos Alberto Pastore
Presidente da Comissão de Eletrocardiografia da SBC

 

Cardiogeriatria

Congresso de cardiogeriatria

O sudeste também realiza seu primeiro congresso de cardiogeriatria. O evento acontece em 31 de julho de 2003 no Rio de Janeiro em conjunto com o Congresso da regional carioca. O evento contara com a participação ativa de profissionais de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além de divulgar as I Diretrizes Brasileiras de Cardiogeriatria da SBC e sua implementação na prática clínica, serão discutidas as comorbidades freqüentes no idoso cardiopata.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2552 0864 ou pelo e-mail socerj@rio.com.br.

Região sul tem I Congresso de cardiogeriatria

Entre os dias 18 e 20 de julho acontece em Porto Alegre o 1º Congresso de Cardiogeriatria realizado na região sul. O evento, que será realizado no Hospital Mãe de Deus e no Novotel, será desenvolvido em 3 módulos – médico, interdisciplinar e para leigos.

O módulo médico, que vai contar com palestrantes e participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, visa à atualização científica e reciclagem de novas técnicas na área, normatizadas pelas I Diretrizes Brasileiras de Cardiogeriatria da SBC.

O módulo interdisciplinar tem como objetivo integrar os profissionais que participam de forma importante no atendimento ao cardiopata idoso. Disciplinas como odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física, terapia ocupacional e fonoaudiologia serão contempladas.

Entre as atividades do módulo para leigos incluem-se: orientações sobre fatores de risco através de palestras; medida da pressão arterial; dosagem da glicose e colesterol em sangue capilar; vacinação para gripe; testes cognitivos; expressões artísticas da terceira idade com coral e exposição de pintura e escultura.

Em todos os módulos serão abordados temas relacionados com cardiopatias e função cognitiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3230-2108 ou e-mail eventors@terra.com.br.

 

 

Ecocardiografia

XV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia - Última Chamada

Menos de um mês para o congresso. Tudo está quase pronto – foi feita uma vistoria por toda a equipe da Central de Eventos da SBC e Comissão Organizadora do evento, na Pousada do Rio Quente. Todos ficaram deslumbrados com a beleza do lugar e pela infra-estrutura de lazer para a família. A programação científica não poderia estar melhor, com 6 convidados internacionais e dois simpósios satélites com o "state of the art" em ecocardiografia.

Outro ponto importante é a reserva de apartamentos e de vôos para Goiânia. O Depeco assumiu o pagamento do transporte entre o aeroporto de Goiânia e a Pousada (ida e volta), e os ônibus sairão do aeroporto na quinta-feira, dia 1º de maio, entre 8h30 e 12h, e retornarão no domingo, dia 4 de maio, no mesmo horário. Fora este horário, o transporte ficará por conta do congressista. Por isso a importância das reservas de vôos e apartamentos serem feitas com antecedência, para que não haja nenhum imprevisto ou transtorno.

 

 

Arritmias e Eletrofisiologia Clínica

Nova Diretoria

Assumiu em janeiro a nova diretoria do Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clinica (Daec-SBC). Os novos membros, abaixo, têm mandato ate dezembro de 2004.

Presidente: Ayrton Klier Péres.

Secretário: Jacob Atiê.

Tesoureiro: Marcio Luiz Alves Fagundes.

Diretor Científico: Martino Martinelli Filho.

 

 

DERC

"DERC somos 1500"

Nos últimos anos o DERC cresceu em número, gênero e grau. Tornou-se um dos maiores Departamentos da SBC, contando com mais de 1.450 sócios. Solidificou-se politicamente e passou a produzir informações de repercussão, inclusive em nível internacional. Nossos congressos, simpósios e participações no Congresso da SBC gozam de prestigio entre os cardiologistas em geral e tem primado pela organização e auto nível científico. No entanto, o DERC conta com apenas 400 sócios ativos, aproximadamente. Um número muito expressivo de colegas tem se mantido a margem de todo este processo, que e, em última análise, benéfico não somente para a cardiologia como também tem impacto em toda sociedade civil. Como o lema da atual gestão e "DERC SOMOS 1500", conclamamos a todos os sócios que se sensibilizem em pagar nossa anuidade (valor de um teste ergométrico), para que possamos continuar a ser por méritos, essa fortaleza científica e política dentro da SBC, a maior sociedade de medicina do nosso País. Participe do departamento, compareça aos nossos eventos e sinta-se mais um membro dessa grande família que é o DERC.

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.