WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 

:. Tabaco na F1

(Reprodução da carta enviada à Anvisa pela SBC)

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em cumprimento ao seu papel ético, estatutário e social, vem requerer a esta agência que se disponha, através de todos os meios cabíveis, contra a veiculação, divulgação e a transmissão de material que contenha propaganda incentivadora à prática do tabagismo, sob quaisquer fórmulas ou argumentos, de modo permanente e especificamente durante o evento – III Etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, a ser realizado na cidade de São Paulo, em 06 de abril de 2003.

Assim fazendo, temos certeza de agirmos conforme nosso dever, em defesa da integridade da saúde de toda população brasileira, assim como das demais pessoas que porventura sejam alcançados pela divulgação deste evento, seja através dos instrumentos de comunicação televisiva, escrita ou radiofônica.

Certos de sua compreensão e apoio, e na esperança de sua imediata e decisiva atuação, enviamos-lhes nossos votos de respeito e participação, solidarizando-nos com mais este ato que engrandece e justifica a existência de nossas instituições.

Atenciosamente,

Dr. Juarez Ortiz
Presidente da SBC

Dr. Emilio Cesar Zilli
Diretor de Qualidade Assistencial

 



   :. EDITORIAL  

Enviar para um amigo


Parceria na SBC

A edição número 56 do Jornal SBC destaca o acordo firmado entre o Departamento de Aterosclerose e os Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Esta parceria representa maior projeção científica ao departamento, redução de custos e integração entre a publicação de maior prestígio da cardiologia brasileira e o departamento de Aterosclerose. É um exemplo que, certamente, será seguido por outros departamentos.

O Jornal SBC também traz o manifesto da Sociedade Brasileira de Cardiologia contra a Medida Provisória que liberou a publicidade de cigarros no Grande Prêmio Brasil de Formula 1 (ver carta ao lado). Alheia aos interesses comerciais que permeiam a questão, a SBC manteve uma posição firme contra a propaganda tabagista no GP, que influencia principalmente os mais jovens.

No Canal Jurídico, escrito pelos advogados Paulo Roberto Andrade e Flávio Roberto Batista, o leitor encontra uma importante reflexão sobre as responsabilidades do médico perante o novo código civil. O texto, que disserta sobre a questão da culpa nos desacertos médicos, traz dicas sobre como evitar erros que podem custar caro.

Na Coluna de qualidade Assistencial, Fabio Sândoli de Brito trata da lista de procedimentos médicos, elaborada por meio de uma parceria entre a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina. A lista, que desperta grande interesse no meio, está aberta para sugestões e críticas no site da AMB (www.amb.org.br).

Merece destaque também a decisão da diretoria da SBC de realizar as duas fases do próximo processo eleitoral pela internet. O sistema certamente traz mais eficiência e confiabilidade ao pleito, além de democratizar a participação dos sócios nas eleições que elegem o presidente da SBC para o biênio 2004-2005.

A próxima edição do Jornal da SBC deve trazer novidades para o leitor. Por enquanto, é aguardar e aproveitar a leitura.

Carlos Eduardo Suaide Silva
Editor do Jornal SBC

 

 
Presidente da SBC: Juarez Ortiz. 
Diretor de Comunicação
: Angelo Amato Vincenzo de Paola. 
Editor
: Carlos Eduardo Suaide Silva. 
Edição de texto:
Publishing Solutions.  
Secretária de redação:
Madalena Garcia. 
Redação
: Rua Beira Rio, 45, Vila Olímpia, 04548-050, São Paulo, SP. Telefone/Fax: (0xx11) 3849-6438. 
Jornalista responsável
: Luiz Roberto de Souza Queiroz, MTb 8.318.
Programação Visual e Publicação na WEB: Departamento de Tecnologia da SBC
Sociedade Brasileira de Cardiologia:
R. Ipu, 32, Botafogo, 22281-040, Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (0xx21) 2537-8488. Fax: (0xx21) 2286-9239. E-mail: sbc@cardiol.br.
 

Cartas para o Jornal SBC devem ser assinadas e
dirigidas "Aos Editores". O Jornal SBC poderá editá-las e abreviá-las

E-mail: jornalsbc@cardiol.br
www.cardiol.br

 

Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

TV Senado: sábado, às 4:30, 8 h, 16h30 e 23h30; domingo, às 4h:30, 16h30 e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h:30.

TV Universitária de Uberlândia: 2ª e 6ª feiras, às 18h; sábado, às 17h

TV Universitária de Natal:  segunda às 19h, sábado, às 12h

TV Universitária de Uberaba, MG: 3ª feira às 9h, 5ª feira às 9h

TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.