WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Manifesto
SBC repudia propaganda de cigarro na Fórmula 1
 
Canal Jurídico
Notas sobre a responsabilidade civil médica

ABC
Parceria entre Departamento de Aterosclerose e Arquivos

Eleições
Eleições para presidente futuro será pela internet

FIC
Fórum Internacional reúne autoridades em Brasília

Qualidade Assistencial
Lista referencial de procedimentos médicos (ex-tabela AMB)

Congresso
58° Congresso: Programação praticamente de definida

SBC na mídia
Mídia destaca a importância do selo de aprovação

SBC na mídia
Estadão apóia campanha da SBC por melhores salários


   :. DIRETORIA - ABC  

Parceria entre Departamento de Aterosclerose e Arquivos

Uma parceria entre o Departamento de Aterosclerose e a revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia vai permitir que os artigos científicos sobre a especialidade sejam veiculados na principal publicação da cardiologia brasileira. Os Arquivos passam a ser, portanto, o veículo oficial de divulgação científica do Departamento de Aterosclerose, que terá seus trabalhos indexados e divulgados internacionalmente via Medline, Embase, Lilacs e Scielo.

O acordo, que foi idealizado e concretizado pela pela diretora de comunicação do departamento de aterosclerose, Andréia Loures-Vale, foi comemorado pela presidente Tania Martinez. "Dos acontecimentos de minha gestão, esse é o mais marcante", afirma. Tania acredita, também, que a publicação dos artigos nos Arquivos "coloca o departamento de aterosclerose num patamar científico mais alto". Além da seção, que estréia na próxima edição, aterosclerose será o tema de dois suplementos ao longo do ano.

"Queremos incentivar os colegas que tenham interesse na área de Aterosclerose a publicarem suas experiências e pesquisas em uma revista científica realmente de alta qualidade", afirma Loures-Vale.

Toda a produção científica – artigos originais, relatos de caso e atualizações – do departamento terá de ter os mesmos requisitos e passar pelos mesmos crivos já praticados pela revista. Cada artigo de aterosclerose será revisado por pares de especialistas no assunto que aborda. "Os artigos ganham em qualidade", resume o editor dos Arquivos, Djair Brindeiro.

Acordo pode ser estendido aos demais departamentos

Para Djair, a parceria é "pioneira e histórica para a Sociedade". Brindeiro ressalta também que os Arquivos têm interesse em estender o acordo aos demais departamentos.

A parceria entre os departamentos e os Arquivos é vantajosa para os dois lados. Para os departamentos, significa a possibilidade de projetar seus trabalhos internacionalmente – os Arquivos são a única publicação sobre cardiologia indexada no exterior – além de resultar em diminuição de custos. Para a revista, é garantia de maior fluxo de trabalhos e de mais parceiros comerciais, já que a criação de seções e suplementos para especialidades tende a atrair indústrias que visam a atingir um público mais específico.

Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia são publicados há 55 anos e têm passado por transformações. Recentemente, todo o processo de envio e

revisão dos manuscritos acontece eletronicamente. Um sistema integrante do Portal da SBC (www.cardiol.br) tornou os procedimentos da revista mais rápidos, eficientes e menos custosos, já que dispensa a troca de material entre autores e revisores via correio.

O acordo entre os Arquivos e o Departamento de Aterosclerose, que recebeu apoio integral do presidente da SBC, Juarez Ortiz, integra o processo de modernização e fortalecimento da revista. "O objetivo é reforçar a integração entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Arquivos e departamentos", afirma Djair Brindeiro.

Djair Brindeiro:

 "parceria pioneira e histórica para a Sociedade"

Andréia Loures-Vale:
 "idéia e concretização da parceria"

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.