WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Manifesto
SBC repudia propaganda de cigarro na Fórmula 1
 
Canal Jurídico
Notas sobre a responsabilidade civil médica

ABC
Parceria entre Departamento de Aterosclerose e Arquivos

Eleições
Eleições para presidente futuro será pela internet

FIC
Fórum Internacional reúne autoridades em Brasília

Qualidade Assistencial
Lista referencial de procedimentos médicos (ex-tabela AMB)

Congresso
58° Congresso: Programação praticamente de definida

SBC na mídia
Mídia destaca a importância do selo de aprovação

SBC na mídia
Estadão apóia campanha da SBC por melhores salários


   :. DIRETORIA - CONGRESSO  

Enviar para um amigo

58º Congresso: Programação praticamente definida

Em sua quarta reunião, realizada na primeira semana de março em São Paulo, a comissão científica do 58ºCongresso confirmou a presença de 12 convidados vindos de França, Itália, Inglaterra, Canadá, Estados unidos, Portugal e Argentina. O responsável pela comissão, Rubens Darwich, diz que cerca de 80% da programação está definida. Darwich acredita que o evento terá novidades em quase todas as áreas da Cardiologia.

Também da comissão, Augusto Bozza ressalta que um dos principais assuntos do congresso de Salvador diz respeito à teoria inflamatória para a aterosclerose. A tese, segundo a qual o enfarte pode ser causada, entre outras coisas, por uma inflamação, ressalta a importância dos novos marcadores que permitem o diagnóstico do problema.

A correlação entre a diabetes e as doenças cardiovasculares é outro assunto que deve apresentar novidades – a própria SBC passou a incluir em seu dia temático de medição do colesterol também a medição do nível de glicemia.

Antecipando a apresentação de novos trabalhos sobre a incidência das cardiopatias entre as mulheres, Bozza lembra que o coração da mulher mereceu uma mesa-redonda só de cardiologistas mulheres no Congresso passado. Este ano, serão apresentados estudos inéditos sobre aumento do risco de enfarte no sexo feminino. A influência do consumo de álcool sobre o coração será outro tema de destaque no próximo Congresso.

Temas livres do Congresso serão aprovados até maio

A comissão encarregada da análise e aprovação dos temas livres para o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anuncia que o mês de abril foi reservado para a avaliação. No final de maio os médicos inscritos irão receber as informações a respeito da aceitação do trabalho apresentado e da sua inclusão na agenda do Congresso a ser realizado na Bahia.

Os temas livres estão ganhando importância nos últimos congressos, em Goiânia foram recebidos 846 e aprovados 384 temas livres e, no de São Paulo, o total recebido chegou a 1014 e foram aprovados mais de 445. Neste ano, teremos sessões de temas livres murais e os temas livres orais terão mais tempo para a discussão, pois a CEPC aumentou o tempo de três para cinco minutos. Ao final de cada sessão, seus coordenadores farão uma palestra tornando as sessões mais interessantes.

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.