WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Presidência
Ortiz diz que exercer a presidência foi como um ato de amor
 
Homenagem
Câmara dos Deputados tem sessão em homenagem aos 60 anos da SBC

Título de Especialista
Após a última prova para Título, Brasil passa a ter 5.835 cardiologistas

A valorização do Título de Especialista

Patrocinadores
133 empresas apoiaram a SBC na gestão que se encerra

Normatizações e Diretrizes
Relatório do programa de Normatizações e Diretrizes (período de 2002 - 2003)

Qualidade Assistencial
A SBC e a Lista Brasileira de Procedimentos Médicos Hierarquizados

Comunicação
Banco de teses e avaliação dos arquivos pelo Institute for Scientific Information (ISI)

 


   :. DIRETORIA - QUALIDADE ASSISTENCIAL .:  



Banco de teses e avaliação dos arquivos pelo Institute for Scientific Information (ISI)

O padrão de excelência da Sociedade Brasileira de Cardiologia tem sido reconhecido no Brasil e na América Latina como um dos responsáveis pelo alto nível do desenvolvimento da nossa cardiologia.

Com o pluralismo da sua representatividade composto por um grande número de profissionais liberais e cardiologistas de serviços assistenciais ou acadêmicos da rede pública ou privada, a nossa sociedade tem demonstrado extrema competência agregadora, com grande capacidade de definição e encaminhamento das soluções para a resolução dos problemas da nossa profissão.
 Angelo de Paola

Além da luta contínua pela valorização dos serviços profissionais, observa-se na SBC um trabalho que procura contemplar com profundidade múltiplas possibilidades de atuação, que são implementadas pelas diretorias especializadas e necessitam de ampla divulgação pelo Portal, Jornal e "Arquivos" da SBC. Um dos exemplos mais representativos é a função normatizadora que, para maior legitimidade, tem a sua elaboração orientada por um conselho pluralista como o da SBC. Nesse sentido, a Diretoria de Comunicação, ciente que as normas são claramente mais eficientes quando elaboradas pelas sociedades médicas, tem procurado agilizar a divulgação do trabalho competente, organizado pelo Coordenador das Normatizações e Diretrizes da SBC, Dr. Jorge Ilha Guimarães.

A excelência de muitas instituições acadêmicas de nosso país e o sucesso do sistema de pós-graduação contribuíram para um acréscimo importante da nossa produção científica. Um dos formatos dessa produção é o das teses de mestrado ou doutorado que, quando não publicadas em revistas indexadas, resultam na "literatura cinzenta" confinada a bibliotecas acadêmicas, com grande prejuízo para o seu aproveitamento.

Cientes que a avaliação do produto da pós-graduação é dependente do destino dos pesquisadores e suas teses, continuamos um trabalho iniciado em 1998, utilizando agora a internet, uma ferramenta extremamente moderna e disponível no premiado site da SBC. Todos os resumos das teses (em português e inglês) e as informações dos cursos da Pós-Graduação Brasileira estarão disponíveis e continuamente atualizadas em rede graças a um trabalho desenvolvido pelos funcionários do Núcleo da Internet da Gerência de Tecnologia da SBC. Com esse Banco de Teses estaremos prestando às comunidades acadêmicas brasileira e mundial e, até mesmo para as nossas agências de fomento e pesquisa, informações valiosas até então não disponíveis.

Dando também continuidade a uma iniciativa de 1999, conseguimos ao completar 4 anos da edição bilíngüe dos Arquivos, iniciar o difícil processo de avaliação pelo ISI (Institute for Scientific Information) para que a nossa revista, já pertencente à base de dados do Index Medicus, possa também ser incluída na base do Science Citation Index. A inclusão dos "Arquivos" nessa base de dados resultará na sua maior visibilidade para a comunidade científica internacional e maior incentivo para a nossa produção e publicação científica.

Além de todo o trabalho dos editores anteriores, a competente atuação dos Drs. Djair Brindeiro, editor, Cícero Piva Albuquerque, editor associado, e Sra. Gloria Cardoso, assessora, que possibilitaram a informatização completa dos Arquivos nessa gestão, foi fundamental. Esses profissionais, aliados a muitos outros que, em todas as suas ações, priorizam o crescimento da nossa sociedade e o desenvolvimento da cardiologia brasileira, muito contribuíram para que o sonho de alcançar a meta mais privilegiada das revistas científicas, se transformasse numa realidade muito próxima para os Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Angelo A. V. de Paola
Diretor de Comunicação



»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.