WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 

:. Cartas

Estrangeirismo


Gostaria de dar os parabéns a Marcus Vinicius Malachias pelo importante trabalho que faz, procurando acabar com o excesso de estrangeirismos e com o "enroladês". Estou escrevendo minha tese de doutorado e tenho duas dúvidas:


ventricular remodelling" deve ser traduzido como remodelação ou remodelamento ventricular? Não achei em nenhum dicionário, e na literatura os dois termos são utilizados;

devemos utilizar a expressão "o racional" como no exemplo: "O racional para que fosse realizado o estudo tal"?

Lilia Maia

Resposta

Agradeço sua gentil mensagem de apoio a meus pequenos artigos para o jornal. Não pretendo e nem tenho autoridade para ser um consultor lingüístico, porém, em atenção à sua solicitação, tentarei orientá-la quanto a suas dúvidas. Os dicionários concordam com o uso dos termos: "remodelagem", "remodelação" e "remodelamento". Todos são corretos para expressar "o ato de remodelar, tornar a modelar, refazer com modificações profundas". Para seu propósito, acredito ser mais adequado utilizar "remodelamento ventricular", pois tal expressão está correta gramaticalmente e tem sido a mais empregada em nosso meio. Quanto ao uso do termo "racional", sugiro que tal expressão seja evitada. Apesar de ser freqüentemente utilizada, acredito existirem maneiras mais claras de se expressar. Sugestões: "O objetivo principal desse estudo foi avaliar...", "os objetivos secundários foram...".

Espero ter contribuído de alguma forma. Desejo-lhe sucesso na redação e defesa da tese. Mande-me notícias.


Marcus Vinícius Bolívar Malachias



   :. EDITORIAL  

Enviar para um amigo

Veja no formato PDF


Projetos da nova gestão


Carlo Eduardo Suaide Silva - Editor Jornal SBCA nova diretoria tomou posse, e, junto a ela, assumimos mais dois anos de trabalho à frente do Jornal SBC. O objetivo é, além de continuar informando sobre as mudanças e as atividades de nossa Sociedade, trazer cada vez mais informações gerais da cardiologia, que abordem defesa profissional, legislação em saúde, decisões da Associação Médica Brasileira e suas regionais, notícias científicas e avanços na especialidade.

A primeira edição deste ano informa sobre as atividades da nova gestão, que oficialmente iniciou sua atuação em 4 de janeiro ao tomar posse em cerimônia na Academia Nacional de Medicina. Em entrevista, o novo presidente da SBC, Juarez Ortiz, comenta que uma das metas da nova diretoria é garantir a qualidade em cardiologia pelo estabelecimento de parâmetros que sejam utilizados por médicos, hospitais e serviços em saúde.

Essa função concerne, principalmente, à Diretoria de Normas e Diretrizes. Seu diretor, Jorge Ilha Guimarães, diz que já está em andamento a elaboração de mais de 50 diretrizes e normas com esse intuito.

Os responsáveis pelas diretorias Científica e de Comunicação, Rubens Nassar Darwich e Angelo A. V. de Paola, respectivamente, também esboçam os principais objetivos para os dois anos de gestão. A primeira prioridade da Diretoria Científica é a educação continuada, "pela sua abrangência e pelo interesse que desperta em todos os cardiologistas".

Angelo de Paola, fala sobre os objetivos referentes a todos os meios de comunicação da SBC, desde os Arquivos Brasileiros de Cardiologia até o Jornal SBC. Para este, a meta é integrar os cardiologistas de forma mais abrangente pela abordagem e discussão de assuntos "de relevância médica e cardiológica presentes em nossos Estados, nas universidades e nos hospitais", característica que poderá ser percebida progressivamente nas próximas edições.

Na seção cardiol.br, os sócios são convocados a participar de uma pesquisa que pretende investigar como e por que a internet é utilizada.

Enfim, a primeira edição de 2002 está repleta de novidades e de informações relevantes aos associados. Esperamos que vocês aproveitem a leitura.

Presidente da SBC: Juarez Ortiz. 
Diretor de Comunicação
: Angelo Amato Vincenzo de Paola. 
Editor
: Carlos Eduardo Suaide Silva. 
Edição de texto:
Publishing Solutions.  
Secretária de redação:
Madalena Garcia. 
Redação
: Rua Beira Rio, 45, Vila Olímpia, 04548-050, São Paulo, SP. Telefone/Fax: (0xx11) 3849-6438. 
Jornalista responsável
: Luiz Roberto de Souza Queiroz, MTb 8.318.
Programação Visual e Publicação na WEB: Departamento de Tecnologia da SBC
Sociedade Brasileira de Cardiologia:
R. Ipu, 32, Botafogo, 22281-040, Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (0xx21) 2537-8488. Fax: (0xx21) 2286-9239. E-mail: sbc@cardiol.br.
 

Cartas para o Jornal SBC devem ser assinadas e
dirigidas "Aos Editores". O Jornal SBC poderá editá-las e abreviá-las

E-mail: jornalsbc@cardiol.br
www.cardiol.br

 

Assista ao
De Coração

TV Senado: sábado, às 8:30; domingo, às 4h:30, 17h30 e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h:30.

TV Universitária de Uberlândia: sábado, às 18h, e 3ª e 5ª feiras, às 18:30.

Linha direta decoração

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.