WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Por Dentro da SBC
Conteúdo Científico e serviços destacam cardiol.br

Enquete
Sócios, participem de pesquisa sobre internet

Prêmio
Portal é Top 10 em iBest


   :. CARDIOL.BR - POR DENTRO DA SBC  

Enviar para um amigo
Veja no formato PDF


Conteúdo científico e serviços destacam cardiol.br


O que o portal oferece?

Para a população, oferece diversas utilidades e informações, visando sempre a qualidade de vida, como: notícias de saúde; receitas saudáveis; lista dos produtos aprovados com o selo da SBC; campanhas educativas promovidas pela SBC/Funcor; fórum de discussões; chat; serviço tira-dúvidas pela internet; e muito mais.

Para facilitar a navegação dos médicos nas mais de 50.000 páginas, o portal foi subdividido em várias seções, em que poderão ser encontrados diversos serviços e informações, como: Sócios, com e-mail personalizado da SBC, homepage pessoal (o portal oferece hospedagem e confecção dessas páginas) e últimas notícias da Sociedade; Educação continuada, com calendário de eventos científicos, bolsas de estudo e de aperfeiçoamento da SBC, Título de Especialista e cursos diversos; Congressos da SBC – site exclusivo com todas as informações sobre o congresso anual da SBC, com um sistema desenvolvido pela própria Sociedade para envio de temas-livres pela internet; Esquina científica, com pesquisa científica na WEB, ECG da semana para avaliação dos médicos e fórum de discussão científica; Publicações Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Consensos e Diretrizes da SBC, Jornal SBC e importantes estudos internacionais. Além disso, a SBC confecciona e hospeda os sites de suas regionais e departamentos científicos, bem como oferece links para os principais sites de cardiologia nacionais e estrangeiros.
São mais de 50.000 páginas e incontáveis links. A
atualização é feita diariamente, e até uma eleição
pode ocorrer por seu intermédio. Com várias seções, permite ao usuário ter acesso aos mais variados serviços, desde calendário de eventos e pesquisa científica até homepage pessoal. Esse é apenas um pequeno resumo do funcionamento do Portal da SBC, site que concorre mais uma vez ao iBest. Marcio Paiva, gerente-geral da SBC, em entrevista ao Jornal SBC, conta um pouco mais sobre um dos melhores sites de saúde do país.

Quais são as inovações/novidades e destaques do portal?


As novidades compreendem as eleições on-line para presidente-futuro da SBC; o novo site para envio de temas-livres, mais versátil e moderno e com julgamento dos trabalhos via web; a nova formatação do site do LVII Congresso; e a disponibilização dos grandes estudos internacionais (trials).

O portal é muito acessado. A que se deve esse sucesso?


O número de acessos ao portal já chegou a mais de 1.800.000. Esse fato deve-se a uma série de fatores, como investimentos em alta tecnologia, apoio da diretoria, mão-de-obra qualificada e constante atualização do portal, o que permite ao médico manter-se em dia com os assuntos relativos à cardiologia e à SBC.

O portal é considerado um dos melhores em saúde e o maior na área cardiovascular da América Latina, e, mais uma vez, está na disputa pelo iBest. Qual é o diferencial dele em relação aos demais?


"O novo site para envio de temas-livres permite julgamento via web"
Ele difere-se por oferecer, acima de tudo, um elevado conteúdo científico e de serviços, não só para os cardiologistas, como para todos os profissionais de saúde que se interessam pela cardiologia. Importante destacar que há uma preocupação constante em tornar o portal de fácil navegabilidade, devido ao elevado número de páginas.

Ademais, conta-se o pioneirismo da SBC na participação dessa nova ferramenta de comunicação que é a internet.

Quais são as perspectivas para 2002?

Estamos concebendo alguns projetos, como a confecção de todas as normatizações e diretrizes da SBC diretamente pelo portal; o sistema de envio de artigos e trabalhos para serem publicados na revista científica Arquivos Brasileiros de Cardiologia, o que agilizará sobremaneira todo o processo; um site destinado ao conteúdo para Palm Top (diretrizes, trials e outros assuntos de interesse da comunidade científica); o Quiz (jogo de perguntas e respostas) que poderá trazer as perguntas já aplicadas nas provas do TEC; bem como uma reformatação das páginas dos departamentos e das regionais, o que facilitará a divulgação de informações para os associados.


Há quanto tempo o portal está disponível na web e qual foi o marco fundamental para seu desenvolvimento?


Há 6 anos. Pode-se considerar um grande marco a visão pioneira de Iran Castro (presidente da SBC na época) em apostar no sucesso da internet há tantos anos, bem como a continuidade dessa visão pelas diretorias subseqüentes. Somente para recordar, naquela época a internet no Brasil ainda estava restrita ao ambiente das universidades.

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.