WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Nova Gestão
Projeto de diretrizes visa concessão de certificado de qualidade e hospitais, clínicas e laboratórios
Academia Nacional de Medicina recebe SBC
 
Comunicação
A sempre nova cardiologia
SBC na Mídia

Científica
Nova diretoria prioriza educação continuada

Normas e Diretrizes
Diretrizes: uma política de gestão

Eleições
Processo eleitoral aguarda decisão da justiça


   :. DIRETORIA - CIENTÍFICA  

Enviar para um amigo

Veja no formato PDF


Nova diretoria prioriza educação continuada


O início de nossas atividades fren-
te à Diretoria Científica se nos
afigura tarefa da maior relevância dentro do contexto de nossa sociedade, que, historicamente, está alicerçada sobre sólidos pilares científicos. Assim, estamos plenamente conscientes de nossa responsabilidade e tudo faremos pela continuidade e pelo crescimento da mesma.

Nossa primeira tarefa, entre outras, será a de nos inteirar sobre os projetos desenvolvidos pelas gestões anteriores e que contemplam as seguintes áreas:

Atualização do Título de Especialista;

calendário anual de eventos;

educação continuada;

programação científica dos congressos anuais;

residência médica;

diretrizes.

Todos os projetos enumerados gozam de prioridade nesse início de nossas atividades, entretanto, gostaríamos de focalizar nossa atenção para alguns em particular.

O programa de educação continuada ganha a primazia de ser o escolhido, pela sua abrangência e pelo interesse que desperta em todos os cardiologistas. 

Estamos desenvolvendo um projeto que tem como ponto de destaque uma força didática que poderá rivalizar com as técnicas atualmente disponibilizadas. É óbvio que tal empreitada demanda tempo e trabalho, o que não nos faltará.

Os temas-livres a cada dia passam a ocupar lugar de destaque na programação científica do nosso congresso, com apresentação exclusivamente oral. 
É proposta nossa continuar com essa constante preocupação, posto que traduzem, com muita sensibilidade, nossa capacidade de produção científica, razão maior de nosso evento nacional. Será também prioridade uma preocupação crescente em sermos rigorosos e justos na seleção dos melhores temas-livres, mantendo o altíssimo nível dos colegas incumbidos da pré-seleção dos mesmos. A SBC sempre premiou os melhores trabalhos como forma de reconhecimento e de estímulo e, a partir do próximo congresso, com realização em São Paulo, a cerimônia de entrega dos melhores temas terá espaço cuidadosamente escolhido dentro da programação, como forma inequívoca da importância dos mesmos.

A Diretoria Científica estará voltada para uma maior aproximação e integração de nossas sociedades regionais, buscando cada vez mais integrá-las dentro das atividades científicas, com maior presença das mesmas nas programações e realizações científicas e sociais.

Os departamentos já recebem uma especial atenção dentro de nosso cotidiano por meio de um intercâmbio salutar e uma
participação cada vez mais crescente dentro da programação científica de nossos congressos nacionais, e essa atenção, com toda certeza, continuará nesse crescente. A prova mais concreta de nossa real intenção será materializada no LVII Congresso da SBC, em São Paulo, quando será disponibilizada para os departamentos uma sala especialmente preparada e equipada, dentro da área física do Centro de Convenções, para reuniões administrativas, seminários ou atividades científicas. O fato mais significativo dessa iniciativa é que esse espaço físico dedicado aos departamentos estará disponível durante o horário normal das atividades do congresso.

Até aqui foram listadas algumas de nossas prioridades à frente da Diretoria Científica, mas estamos plenamente conscientes de estarmos apenas começando e, com certeza, haverá muito mais a fazer.

Rubens Nassar Darwich
Diretor Científico
darwich@cardiol.br

Envio de trabalhos de Temas Livres pode ser via internet

Autores e co-autores de temas-livres ganharam uma nova forma de submeter seus trabalhos a eventos científicos. O envio pode ser feito pela internet, por meio de um sistema gerenciador de temas-livres, disponibilizado pela SBC no portal www.cardiol.br.

O sistema, semelhante aos adotados pelas sociedades Norte-Americana e Européia de Cardiologia, estará disponível aos congressos das regionais e dos departamentos da SBC, como o da SBC/RJ e do Departamento de Ecocardiografia. Além de ter a capacidade de cadastrar e enviar temas-livres, ele também escolhe a categoria mais adequada, o tipo de apresentação e como devem ser incluídas as tabelas e/ou figuras para que, passadas todas as etapas, cada tema possa afinal ser postado e ter seu layout visualizado.

O novo sistema não é a única novidade do portal da SBC: o site do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que acontece em São Paulo de 21 a 24 de setembro, traz informações variadas, como a primeira circular, a premiação dos temas-livres vencedores, a inscrição no congresso e a programação científica personalizada.

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.