Ao
finalizar o mandato, fizemos um balanço de nossas atividades, analisando projetos e prioridades que
foram executados. Traçamos e fizemos as correções necessárias dos
desvios e chegamos às conclusões que se seguem.
Emergência
Cumpriu-se o primeiro objetivo, já que visávamos contemplar com
cursos, durante 2000, o maior número possível de Estados. Cursos
ministrados de 1/9/99 a 31/12/2001: ACLS provider – 328; ACLS instrutor
– 12; BLS provider – 213; BLS instrutor – 11; PALS provider – 184;
PALS instrutor – 7; PBLS – 23.
Continuamos a investir nos materiais para cursos, com o intuito de fazer
simultaneamente três cursos de ACLS, e torná-los o maior volume de
faturamento da SBC/Funcor. Uma das metas alcançadas foi deixar em dia
mais de 70% das certificações.
Centro
e sítio de treinamento
O Centro de Treinamento permite a realização de cursos ACLS e PALS com
uma freqüência quase ininterrupta. Os sítios de treinamento
credenciados pelo Core (Comitê de Ressuscitação Cardiopulmonar –
Centro de Treinamento da SBC/Funcor) somam 18 no país. Os valores
referentes aos cursos são: despesas – 816.230,00 reais; receitas –
1.173.835,00 reais; saldo positivo – 357.605,00 reais.
Projeto Bom Coração e Prodatha
O Projeto Bom Coração detectou nas empresas o grau dos fatores de risco
cardiovasculares nos funcionários e orientou os respectivos departamentos
médicos quanto à forma propícia de combate. Estão em desenvolvimento
dois contratos (banco Bilbao e Pfizer), pelos quais constarão
questionários, palestras e orientações sobre as predominâncias
existentes.
O Prodatha é um programa de busca ativa da hipertensão arterial,
executado em conjunto com instituições como a Organização
Pan-Americana de Saúde e a Fundação Adib Jatene. Já foi implantado em
sete estados, atendendo uma população de cerca de 90 mil pessoas.
Comitê do Selo
O comitê atualmente aprova medicamentos, cardápios, panelas, cantinas de
escolas e alimentação saudável da companhia aérea TAM. O Departamento
Comercial está fechando novos contratos do selo. Em setembro de 1999
foram 15 empresas e 20 produtos; em dezembro de 2001, 21 empresas e 39
produtos.
Tesouraria
Essa diretoria entrega o caixa da SBC/Funcor em equilíbrio financeiro.
Nesse período, foi possível equilibrar as finanças, assumir a despesa
da folha de pagamento, das bolsas de estudo, pagar débitos da reposição
de números atrasados da Revista ABC e débitos do Jornal SBC e
ampliar o quadro de funcionários.
Bolsas
e estágios
A melhora do faturamento do selo e uma doação mensal recebida do
Laboratório Biolab/Sanus possibilitaram incrementar o número de bolsas a
ser distribuídas: passamos de três para 16, sendo dez nacionais e seis
internacionais.
Melhorou-se a forma de credenciamento dos hospitais em estágio em tempo
integral por meio de novos formulários adaptados às normas da AMB e por
cobrança por esse serviço.
Comitê
de divulgação e eventos temáticos
O comitê ampliou nossa programação na TV. Operamos no Canal
Comunitário (São Paulo), na TV Senado (Brasília), na TV Millenium (São
Paulo) e na TV Universitária (Uberlândia), para mais de 4 milhões de
espectadores.
Os eventos estão em fase de profissionalização, pois estamos criando
uma central de eventos; o Departamento Comercial atua na captação de
recursos. A agenda de eventos temáticos de 2000 foi cumprida com
resultados bastante superiores aos previstos: 1999 – 1.440.000 pessoas
que compareceram aos postos de serviços; 2000 – 5.330.000 pessoas.
Prêmios
O Prêmio SBC/Funcor – Biolab/Sanus foi criado pela SBC/Funcor e
contemplou os três primeiros colocados nos temas-livres do Congresso
Brasileiro de Cardiologia, em um total de 30.000,00 reais. O Prêmio SBC/Funcor-Biolab
de Incentivo à Pesquisa foi dado em três categoria: experimental,
clínica e epidemiologia, no valor de 15.000,00 reais cada.
Coração
OnLine
Esse setor conta com uma equipe coordenada pelo Secretário da SBC/Funcor,
que responde consultas feitas diariamente pela internet. Atualmente, 35%
das consultas são de médicos cardiologistas e de outras especialidades,
e 65% são de pessoas leigas.
Conclusão
Estamos certos de que a diretoria da SBC/Funcor tem trabalhado fortemente
para que nosso logo fique cada vez mais conhecido pela classe médica e
pelo público leigo. A intenção é estabelecer a marca da prevenção e
a melhora da qualidade de vida do brasileiro. Gostaríamos de destacar a
cooperação recebida de nossos representantes regionais e áreas
envolvidas que muito contribuíram para o êxito de nossos projetos.
Ari
Timerman
Ex-presidente da SBC/Funcor
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