WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
57° Congresso
Cardiol participa do 57° Congresso

Lançamentos
Shopping Virtual é inaugurado com sucesso

Lançamentos
Portal lança Centro de Convenções Virtual (CCV)


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

TV Senado: sábado, às 4:30, 8 h, 16h30 e 23h30; domingo, às 4h:30, 16h30 e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h:30.

TV Universitária de Uberlândia: 2ª e 6ª feiras, às 18h; sábado, às 17h

TV Universitária de Natal: 2ª feira, às 20h30; sábado, às 12h

TV Universitária de Uberaba, MG: sábado, às 22h

TV Assembléia de Vitória, ES

TV Universitária de Vila Velha, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

Campanha alerta para os riscos do colesterol

Nos meses de junho, julho e agosto deste ano, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com apoio da Pfizer, promoveu a maior campanha nacional de alerta contra o Colesterol Elevado já realizada no país. A iniciativa atingiu diretamente mais de 86 mil pessoas maiores de 18 anos, nos 13 municípios de sete estados brasileiros que receberam os estandes da campanha e, através da mídia, abrangeu mais de 44 milhões de pessoas.

Durante a campanha, 81.262 pessoas, sendo 51% homens e 49% mulheres, fizeram exames de colesterol gratuitamente. A partir dos testes realizados, foi traçado um panorama sobre a incidência do colesterol na população brasileira.

Em média, 40% das pessoas acima dos 18 anos atingidas pela campanha apresentam taxa de colesterol acima de 200mg/dl. No início dos anos 90, a média era de 33%, segundo estudo coordenado por Armênio Guimarães, professor titular de Cardiologia da Universidade Federal da Bahia.

Um dado chamou a atenção dos cardiologistas. Apesar do número de fatores de risco aumentar com a faixa etária, mesmo sem ter nenhum fator de risco, 50% da população jovem, de 18 a 30 anos, apresentou colesterol acima de 200mg.

No geral, 70% da população brasileira têm um ou mais fatores de risco de doenças do coração, como diabetes, tabagismo, histórico familiar ou hipertensão. Das pessoas que têm colesterol elevado, a hipertensão é o principal fator de risco. Mas, são as mulheres (21%), em média, que apresentam maior incidência de colesterol elevado, contra 19% dos homens. A taxa na população feminina piora para 35% na faixa etária acima dos 55 anos.

40% das pessoas acima dos 18 anos apresentam alta taxa de colesterol

Entre as cidades pesquisadas, Santos tem a maior taxa de colesterol elevado, com 57%, seguida por Campos do Jordão (50%) e Santo André (45%).

A Campanha conseguiu excelentes resultados para ampliar a prevenção. No dia 8 de agosto, data de encerramento da campanha, foi realizado, em Brasília, o 1º Fórum Nacional de Combate ao Colesterol Elevado.

Na ocasião, o senador Benício Sampaio encaminhou ao Governo Federal um Projeto de Lei para instituir o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Colesterol Elevado.

Uma das medidas efetivas para a melhoria da saúde caridovascular dos brasilieiros foi a inclusão, desde setembro, das estatinas na lista de medicamentos excepcionais e também essenciais do Ministério da Saúde. Isso significa que a população pode retirar gratuitamente nos postos do Sistema Único de Saúde de todo o país os principais medicamentos contra o colesterol elevado.

"A inclusão é uma importante iniciativa para a redução do problema no Brasil. Quanto mais pessoas tiverem acesso aos medicamentos, melhor poderemos trabalhar a conscientização e, sem dúvida, diminuir a incidência da mortalidade no país", afirmou a presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dra. Tania Martinez.

Segundo Mário Maranhão, presidente da Federação Mundial de Cardiologia, as doenças cardiovasculares representam um dos maiores desafios de saúde do século 21. A estimativa é que em 2020, de cada 100 pessoas, 36 sejam vítimas do coração.

Andréia A. Loures-Vale
aloures-vale@cardiol.br

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.