WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Homenagem
SBC homenageia os destaques do século
 
ABC
Arquivos Brasileiros de Cardiologia estão na Rede

Mensagem do Presidente
Resolução pode moralizar relação entre médicos e operadores de planos de saúde

Assembléia
Sociedade divulga resultados da AGO

Canal Jurídico
Ex-presidentes não podem concorrer à eleição da SBC

Congresso
O sucesso do 57° Congresso da SBC

Congresso
Seis mil cardiologistas devem ir ao 58° Congresso


   :. DIRETORIA - HOMENAGEM .:  



 

SBC homenageia os destaques do século

A Sociedade Brasileira de Cardiologia realizou uma cerimônia importante no último dia 9 de novembro para homenagear os onze cardiologistas que mais se destacaram no século 21.

O Presidente da SBC, Juarez Ortiz, que presidiu a cerimônia explicou que a "seleção" dos destaques da cardiologia nacional foi feita pelos sócios da SBC, de todo o Brasil. Mais de cem cardiologistas receberam votos de cardiologistas de todo o Brasil.

Entre os premiados estão três cirurgiões: Adib Jatene, responsável entre outras inovações pela "Cirurgia de Jatene", que corrige uma anormalidade congênita do coração; Euryclides Zerbini, já falecido o qual, além do primeiro transplante cardíaco do Continente, desenvolveu o "Valvulótomo de Zerbini", para abrir valvas cardíacas defeituosas e; Sérgio Almeida de Oliveira, que desenvolveu uma cirurgia inovadora para tratar a endomiocardiofibrose.

A lista que começa com Jatene, Zerbini e Almeida de Oliveira, inclui ainda Arthur de Carvalho Azevedo, Dante Pazzanese, ambos já falecidos, José Antônio F. Ramires, José Eduardo Moraes Rego de Sousa, Luiz Venere Décourt, Michel Batlouni, Protásio Lemos da Luz e Radi Macruz.

Para o presidente da SBC, é importante notar como a Cardiologia brasileira é pródiga em talentos, tanto assim que, além de três cirurgiões, foram escolhidos dois especialistas que se destacaram como professores, Luiz Venere Décourt, de São Paulo e Arthur de Carvalho Azevedo, do Rio de Janeiro, que foram os mestres e incentivadores de várias gerações de cardiologistas não apenas do Brasil, mas de toda América Latina, responsáveis que são pela formação de milhares de especialistas.

A Cardiologia brasileira é pródiga em talentos

Foi selecionado também, como um dos mais importantes cardiologistas do século, o responsável pela organização da própria Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dante Pazzanese, fundador da entidade que hoje promove os exames para concessão do título de Cardiologia e mantém um complexo esquema que inclui a Internet, garantindo a educação continuada do especialista, num ramo em que não há um único dia sem que surja uma novidade a ser incorporada ao conhecimento geral.

O Presidente da SBC destacou entre os eleitos dois "descobridores de talento", os professores José Antônio Ramires e Michel Batlouni. Ambos "não só extremamente capazes em suas áreas de atuação, como também profundamente dedicados ao ensino das novas técnicas que vão surgindo aos cardiologistas do amanhã". Outro premiado com destaque foi o cardiologista Radi Macruz que "jamais se conformou com o conhecimento de sua época e passa sua vida profissional na busca de inovações e novas soluções", destacou Juarez Ortiz.

O gaúcho Protásio Lemos da Luz é um grande destaque na área da pesquisa, nacional e internacional, assim como José Eduardo Moraes Rego de Sousa, o único hemodinamicista do grupo e um dos descobridores do "stent" revestido, técnica essa que a "American Heart Association" listou entre as cem mais importantes inovações da Cardiologia.

O evento foi realizado com o apoio do laboratório Servier.


Juarez Ortiz, esposa e José Guedes, Secretário de Saúde de S. Paulo





Augusto Bozza entrega prêmio à família de Dante Pazzanese





Walter Silveira entrega prêmio a Sérgio Almeida de Oliveira





Michel Batlouni, esposa e Varso Toppjian (de branco), diretora geral do laboratório Servier do Brasil.


















»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.