WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Homenagem
SBC homenageia os destaques do século
 
ABC
Arquivos Brasileiros de Cardiologia estão na Rede

Mensagem do Presidente
Resolução pode moralizar relação entre médicos e operadores de planos de saúde

Assembléia
Sociedade divulga resultados da AGO

Canal Jurídico
Ex-presidentes não podem concorrer à eleição da SBC

Congresso
O sucesso do 57° Congresso da SBC

Congresso
Seis mil cardiologistas devem ir ao 58° Congresso


   :. DIRETORIA - CONGRESSO  

Enviar para um amigo

Seis mil cardiologistas devem ir ao 58º Congresso

O 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia
deverá ser um evento inesquecível, realizado junto com
a comemoração do 60º aniversário da entidade em um dos lugares mais bonitos do mundo, Salvador". A promessa é do presidente do congresso, Heitor Ghissoni de Carvalho, que já está trabalhando com uma equipe de cardiologistas baianos para a realização do evento. Carvalho enfatiza que o Congresso anual da SBC é considerado um dos mais importantes do mundo.

Mesmo faltando quase um ano, antecipa que novidades científicas, que não cessam de surgir, serão destaque no evento, particularmente na Cardiologia intervencionista.

São esperados seis mil cardiologistas, além de acadêmicos de medicina, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e centenas de pessoas ligadas a industria farmacêutica e de equipamentos médicos. Os 60 anos da Sociedade, uma idade que poucas associações médicas podem comemorar, certamente será um grande atrativo adicional.

Vários cardiologistas baianos já estão engajados no trabalho de organização do evento, sendo convocados inicialmente aqueles com experiência adquirida por participação em Diretorias de entidades médicas, inclusive da própria SBC, estando previsto para breve a divulgação das diferentes Comissões que darão apoio local ao evento. Toda a diretoria da SBC, seus departamentos administrativo e comercial já estão envolvidos na preparação do evento.

"Vamos receber as inscrições, os temas livres, distribuí-los, fazer as reservas, acertar a agenda e confirmar a vinda dos 20 convidados estrangeiros, tudo através da Internet", esclarece o presidente do Congresso.

O portal www.cardiol.br deve estar permanentemente atualizado com informações sobre a organização do Congresso. O local do evento será o Centro de Convenções da Bahia. Trata-se de um local amplo para abrigar, além do Congresso de Cardiologia, o pré-congresso, bem como as centenas de profissionais de outras áreas envolvidas no atendimento multidisciplinar ao cardiopata, reunidos em fóruns.

Os cardiologistas baianos estão cientes do que representa sediar o congresso que comemora os 60 anos da SBC. Contam com um parque hoteleiro suficiente em quantidade e qualidade, recentemente ampliado com novas opções, estando atentos para oferecer, ao lado de um grande congresso, lazer para os congressistas e familiares.

No último congresso em São Paulo, o "Convention Bureau de Salvador" esteve presente em um estande exclusivo, divulgando os melhores hotéis, as empresas de eventos, os restaurantes mais finos, as locadoras de veículos e as agências de viagens.




 

Dez mil pessoas visitam 57º Congresso

A Sociedade Brasileira de Cardiologia promoveu no período de 21 a 24 de setembro de 2002 a 57º edição do Congresso da SBC.

O evento, que é considerado o mais importante do Brasil e o 4º mais importante do mundo, contou com a visitação de aproximadamente 10.000 pessoas, sendo 5.445 Cardiologistas, 641 Acadêmicos e 563 profissionais de outras áreas de saúde.

As 85 empresas participantes contaram com a colaboração de 2.800 expositores que foram distribuídos nos 25.000 m2 do Centro de Exposições Imigrantes.

As 250 atividades científicas tiveram presença de 615 palestrantes nacionais e 23 internacionais. Por mais um ano a sociedade obteve recordes nos temas livres enviados, 1.021, e na visitação à página na web do 57º Congresso, com 53.003 acessos.

O evento, executado pela comissão executiva presidida por Antônio Carlos de Carvalho, enviou o Programa Final com dois meses de antecedência, proporcionando um melhor planejamento dos participantes.

O próximo Congresso da SBC será realizado em Salvador, BA, de 28 de setembro a 01 de outubro de 2003.

 

O sucesso do 57° Congresso da SBC

O 57º Congresso da SBC teve uma atividade científica com diversos marcadores de sucesso. Pelo que se ouviu dos participantes, houve concordância entre o que os participantes esperavam e queriam, e o que o Congresso ofereceu, razão da satisfação dos presentes ao evento.

Entre os pontos que merecem destaque , está o fato de a agenda do evento, enviada com antecedência ao público alvo, ter sido rigorosamente cumprida. O programa do Congresso também esteve disponível no site da SBC na Internet. A análise prévia do programa e seu conteúdo, evidentemente, serviram de convite para o evento.

Deve-se ressaltar, em segundo lugar, o fato de se promover no Congresso, em suas diversas áreas, a "mistura" de divulgação de diretrizes e condutas em temas de interesse geral, além da abordagem sobre tecnologia de ponta.

No decorrer do evento, procurou-se manter atividades permanentes para todos os Departamentos a fim de que não houvesse hiatos na programação, mesmo em setores que não costumam ter grande público participante. Ou seja, sempre havia algo para assistir.

Total de inscritos foi recorde. 9863 pessoas participaram do evento

As 15 sessões de Discussão de Casos (uma para cada departamento e mais três especiais) foram interativas,despertaram grande interesse e estiveram quase sempre muito cheias, o que demonstra que o público aprecia muito essa forma de discussão didática, que permite o ensino objetivo de condutas e diretrizes, além da participação pelo voto, de uma forma mais efetiva.

A escolha de temas gerais, de grande repercussão no dia a dia (cirurgias não cardíacas no cardiopata, anestesia no cardiopata, disfunção erétil, manifestações não coronarianas da aterosclerose, diabetes para o cardiologista, doença coronariana na mulher) atraiu muito interesse e público.

A presença de "representantes" clínicos de imagem, intervencionistas percutâneos e cirurgiões convencionais nas mesas, colóquios e discussões propiciou opiniões diferentes e qualificadas, o que permitiu uma somatória final mais "balanceada" para o público presente.

A construção de um espaço adequado e permanente para os sócios não médicos, da área das ciências da saúde, com integração e participação no evento geral , atraiu 375 profissionais para o 57o Congresso da SBC.

Finalmente, a alta qualidade dos palestrantes nacionais e internacionais, com pleno domínio dos temas escolhidos , contribuiu para a satisfação do público participante.

Para se ter uma idéia dos números superlativos da parte científica do Congresso, é preciso ver os números do Congresso: Houve um total de 206 atividades em 18 salas durante os quatro dias do Congresso, com a participação de 741 convidados nacionais (636 da área médica e 105 dos fóruns) e 23 do exterior. O número de temas livres recebidos foi recorde (1014) com 445 sendo apresentados (417 em Cardiologia e 28 nos fóruns) após um processo de seleção que envolveu 246 julgadores , que utilizaram, pela primeira vez, um sistema todo informatizado, que dispensou o uso de papéis, permitindo grande agilização do processo de seleção dos temas livres escolhidos.

O total de inscritos no Congresso foi recorde na SBC. Foram 6719 inscrições. Somados também expositores e pessoal de apoio, 9863 pessoas participaram do evento. Houve 14 atividades Pré-Congresso, com quase todos os Departamentos e setores da SBC aproveitando para realizar suas sessões. Os Departamentos também foram fundamentais ao programarem aproximadamente 70% dos temas gerais do Congresso e ao participarem ativamente das escolhas para as sessões de Discussão de Casos. Houve também recorde de pessoas prestando a prova para obtenção do Título de Especialista (mais de 1000 pessoas) e de aprovados (mais de 50% dos que prestaram a prova).

Finalmente, houve um grande esforço da SBC para reconhecer e incentivar os melhores trabalhos originais nacionais apresentados no 57o Congresso. As Comissões Julgadoras estiveram reunidas em dois dias para que os três melhores trabalhos no geral (prêmio Dante Pazzanese para o primeiro lugar) e o melhor na área de Imagem (prêmio Mário Verani) recebessem seus prêmios durante a Cerimônia de Abertura.

O conjunto fatores aqui mencionados permitiu o sucesso do Congresso. Há de se ressaltar, entretanto, que o resultado favorável não ocorreria sem o envolvimento pessoal de muita gente . Reconhecimento especial deve ser prestado à Comissão de Eventos da SBC, ao pessoal da Informática e da área comercial , à Comissão Científica e Executiva do Congresso, aos colegas sempre disponíveis e participantes, à Comissão Social, essencial para o enorme êxito da Cerimônia de Abertura na Sala São Paulo, ao Coordenador Científico da SBC – Rubens Darwich e ao Presidente da SBC, Juarez Ortiz, que deram ampla liberdade e confiaram na Comissão Organizadora do 57º Congresso.

 

Antonio Carlos Carvalho
acarloscc@cardiol.br
Presidente do 57º Congresso da SBC

 




»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.