WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Homenagem
SBC homenageia os destaques do século
 
ABC
Arquivos Brasileiros de Cardiologia estão na Rede

Mensagem do Presidente
Resolução pode moralizar relação entre médicos e operadores de planos de saúde

Assembléia
Sociedade divulga resultados da AGO

Canal Jurídico
Ex-presidentes não podem concorrer à eleição da SBC

Congresso
O sucesso do 57° Congresso da SBC

Congresso
Seis mil cardiologistas devem ir ao 58° Congresso


   :. DIRETORIA - COMUNICAÇÃO  

Enviar para um amigo

SBC na mídia

57º Congresso é destaque na mídia

O 57º. Congresso Brasileiro de Cardiologia teve grande cobertura da mídia. Praticamente todas as grandes emissoras de televisão e rádios jornalísticas estiveram presentes ao evento. A TV Globo destinou três equipes para a cobertura do evento: duas do Jornal Nacional e uma do Bom Dia São Paulo. O Jornal da Record, de Boris Casoy, também tratou do assunto em duas ocasiões. Os principais jornais da capital paulista, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Diário de S.Paulo, Jornal da Tarde, Agora e Gazeta Mercantil enviaram repórteres ao Congresso. Jornais de outros Estados,também noticiaram o evento.
O presidente do Congresso Antônio Carlos Carvalho em entrevista ao Jornal da Record
O Norte de João Pessoa, O Estado do Maranhão de São Luiz, Diário do Nordeste de Fortaleza, O Estado do Paraná de Curitiba, Jornal do Tocantins de Palmas, A Gazeta de Vitória, A Tribuna de Santos, Diário Catarinense de Florianópolis e O Liberal de Belém são alguns exemplos.

 

IV Expo e Dia Mundial do Coração foram noticiados em mais de 80 publicações


A Coordenadora da Expo Ieda Jatene fala do combate aos fatores de risco
A IV Expo Qualidade de Vida e o Dia Mundial do Coração estiveram presentes no noticiário dos jornais da capital paulista e rádios jornalísticas. As emissoras Cultura, Globo, SBT, Record, Gazeta, Rede Mulher, CBI e allTV também falaram dos eventos. O jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria de meia página em que tratou do Selo de Aprovação da SBC. O texto falava da importância do Selo nos produtos e orientava a população para "ficar de olho nas embalagens".
Um quadro também oferecia dicas para a indústria de alimentos saber o que é preciso mudar nos produtos para obter o Selo da SBC. A reportagem também destacou os rígidos critérios aplicados pela entidade para conceder o Selo "cerca de 90% dos produtos submetidos à SBC são reprovados na primeira tentativa".

 


Presidente da SBC participa do programa Mais Você

Juarez Ortiz fala dos testes ergométricos no programa Mais Você
O presidente da SBC, Juarez Ortiz, esteve nos estúdios da TV Globo, em SãoPaulo, para participar do programa Mais Você. Durante meia hora, Juarez Ortiz orientou a população sobre os principais fatores de risco das doenças coronarianas e ainda explicou que exames devem ser feitos de forma regular. O cardiologista contou como é feito o teste da esteira e para que serve. Depois da entrevista para Ana Maria Braga, Juarez participou de um bate-papo no portal Globo.com. Ele respondeu dúvidas dos internautas sobre dietas, exercícios físicos e doenças cardiovasculares.

 

 Veja publica dados da campanha de colesterol

A Revista Veja publicou matéria de página inteira sobre o levantamento feito pelo Departamento de Aterosclerose da SBC e a Pfeizer durante a Campanha Nacional de Combate ao Colesterol Elevado. O título da reportagem é "Inimigo Silencioso" e relata os resultados dos 82 mil testes feitos em sete Estados do país. O mesmo assunto também foi noticiado nos jornais O Estado de Minas, de Belo Horizonte, O Globo, do Rio, O Estado de São Paulo, O Povo, de Curitiba, O Norte, de Natal, A Gazeta de Vitória, Zero Hora, de Porto Alegre, entre outros. O 1° secretário da SBC, Augusto Bozza, também foi entrevistado pela Revista Dieta Já, na edição de setembro, para falar da importância do controle do colesterol.

Reprodução da Veja de setembro de 2002

 

Mídia divulga informações erradas sobre ataques cardíacos

Preste atenção neste texto. É parte editada de um artigo publicado no Journal of General Hospital Rochester nº 240:

"Digamos que às 16h30m você está indo para casa, sozinho, de carro, depois de um dia bastante pesado no serviço, não só porque trabalhou bastante, mas porque também teve uma discussão com seu chefe e não houve jeito de fazê-lo entender seu ponto de vista.

Você está realmente aborrecido e quanto mais pensa sobre o assunto, mais tenso você fica.

De repente, você sente uma dor muito forte no peito que se irradia pelo braço e sobe até o queixo. Você está a uns oito quilômetros do hospital mais próximo e não tem certeza se vai conseguir chegar até lá. O que fazer? Você fez um curso de primeiros socorros, mas não é que o instrutor se esqueceu de explicar o que fazer quando a vítima é você mesmo?

Sem assistência, a pessoa cujo coração pára de funcionar adequadamente e que começa a sentir que vai desmaiar, tem apenas 10 segundos antes de perder a consciência.

O que fazer para sobreviver quando estiver sozinho?

Resposta: Essas vítimas podem ajudar a si mesmas tossindo com força repetidas vezes. Inspire antes de tossir, tussa profunda e prolongadamente, como quando está expelindo catarro de dentro do peito.

Repita a seqüência a cada dois segundos, até que chegue auxílio ou até que o coração volte a funcionar normalmente.

A inspiração profunda leva oxigênio aos pulmões e a tosse contrai o coração e faz com que o sangue circule. A pressão da contração no coração também o ajuda a retomar o ritmo normal. Desse modo, uma vítima de um ataque cardíaco pode fazer uma ligação telefônica e, entre as inspirações, pedir ajuda."

Os relatos sobre manutenção de fluxo sangüíneo com tosse são verdadeiros, mas se referem, em geral, a pacientes na sala de hemodinâmica (portanto, deitados e com maior facilidade para chegada do sangue até o cérebro) e, mesmo assim, por pouco tempo. Seria irreal acreditar que uma pessoa sentada, ou de pé, conseguisse manter um fluxo cerebral até a chegada de ajuda ou, ainda menos provável, "até que o coração voltasse a funcionar" como é sugerido no material.

O texto fala ainda que a ação pode salvar muitas vidas e cita como referência uma revista não encontrada no medline (n.º 240 do Journal of General Hospital Rochester).

O Ilcor (International Liasion Committee on Resuscitation), órgão regulador mundial sobre assuntos de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação, tem como um dos líderes em assuntos de Emergências e Ressuscitação Roger Dean White. O especialista desconhece o trabalho. Ou seja, a informação, que já é veiculada em diversos sites, não tem aval confiável. Apenas campanhas preventivas, primárias e secundárias, como a contra o tabagismo, são eficazes na diminuição dos ataques cardiovasculares.

A morte súbita cardíaca é a principal causa de morte no mundo em pessoas acima de 40 anos. Em 1998, o SUS apresentou um número de 160 mil mortes/ano. Artigos, como o apresentado, mostram a necessidade de uma legislação que contemple cursos de SBV e a implementação de desfibriladores em locais de alta concentração, bem como uma política racional como a feita para portadores de HIV, com medicamentos e equipamentos que estejam disponíveis para a população no combate à morte súbita, sem os quais o índice de sobrevivência em caso de ataque dificilmente deve superar os atuais dois por cento.

 

Sérgio Timerman
timermam@cardiol.br

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.