WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Homenagem
SBC homenageia os destaques do século
 
ABC
Arquivos Brasileiros de Cardiologia estão na Rede

Mensagem do Presidente
Resolução pode moralizar relação entre médicos e operadores de planos de saúde

Assembléia
Sociedade divulga resultados da AGO

Canal Jurídico
Ex-presidentes não podem concorrer à eleição da SBC

Congresso
O sucesso do 57° Congresso da SBC

Congresso
Seis mil cardiologistas devem ir ao 58° Congresso


   :. DIRETORIA - EDUCAÇÃO  

Enviar para um amigo

SBC lança programa de educação continuada

A Sociedade Brasileira de Cardiologia apresentou, durante o 57º Congresso, os dois primeiros módulos – Hipertensão Arterial e Aterosclerose – do Programa de Educação Continuada. O lançamento foi na praça dos 11 cardiologistas e contou com a presença do presidente da entidade, Juarez Ortiz, do diretor científico da SBC, Rubens Darwich, do diretor de Comunicação, Ângelo de Paola e do editor responsável, Edson Saad.

Rubens Darwich explica que a SBC concede os Títulos de Especialistas aos cardiologistas e realiza regularmente congressos nacionais e regionais para atualização dos médicos. "Este programa será mais uma ferramenta para a reciclagem e também vai atender à orientação do Governo Federal em revalidar os Títulos de Especialistas a cada cinco anos", explica.

Cada módulo do Programa de Educação Continuada vai contar com oito fascículos, que serão enviados pelo correio para a casa ou consultório do cardiologista. "No final do estudo, o médico fará uma prova e remeterá para a avaliação", conta Darwich. A Direção Científica da SBC tem o apoio da Comissão Julgadora de Título de Especialista em Cardiologia – CJTEC – para avaliar todos os testes.

 

 

 

 
Da esq. p/ dir. Ângelo de Paola, Rubens Darwich, Juarez Ortiz e Edson Saad  

A responsabilidade do conteúdo do Programa de Educação Continuada é do cardiologista Edson Saad, que nomeou todos os editores associados e os redatores dos fascículos. O diretor científico da SBC lembra que mais dois módulos estão sendo finalizados para seremlançados em breve, um sobre Emergência e outro sobre Trombose. Nesses quatro volumes, a Hipertensão Arterial, a Aterosclerose, a Trombose e as Emergências serão os temas centrais, porém conterão os demais Tópicos da Cardiologia, que por razões estratégicas e por sua diversidade e número não poderiam ser contemplados de forma independente.

"Como é um projeto ambicioso e audacioso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia contou com a participação da iniciativa privada e o patrocínio de laboratórios", informa Darwich. A Farmídia fez a captação de recursos e viabilizou o projeto comercialmente. O módulo de Hipertensão Arterial foi patrocinado pela Astra Zeneca e o de Aterosclerose pela Pfizer.

 

 

TEC bate recordes

Em 2002, a prova para obtenção do TEC bateu todos os recordes dos últimos oito anos. Foi o maior número de inscritos, menor índice de abstenção, maior nota média e nenhuma questão anulada. Também houve, pela primeira vez, a aprovação pelo critério nota seis ao invés de sete, o que significou número recorde de aprovados.

Tais resultados levam à conclusão que os candidatos prepararam-se melhor. Isso é muito bom e significativo para o TEC, pois denota a importância, o destaque e a valorização que Título tem conquistando.

Neste ano, também foram analisados um número recorde de currículos dos colegas formados antes de 10 de fevereiro de 1989, com boa porcentagem de aprovação. Cabe informar que, em novo convênio firmado com a AMB, mais uma vez, ressaltou-se que não é adequada a concessão do TEC apenas por análise curricular (ver texto no site da SBC: http://educacao.cardiol.br/titulo/convenio.asp), por isso não se sabe por quanto tempo mais esse tipo de certificação vai existir.

A revalidação, que não é uma exigência só da SBC, e sim uma exigência legal (em breve será publicada a lei que regulamenta a titulação e sua revalidação obrigatória – ver jornal do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, n.º 179, de Julho de 2002), e o Calendário de Atividades também estão ganhando destaque e merecendo a atenção e preocupação de nossos cardiologistas. A partir do ano que vem, já será possível encaminhar cursos e certificados para revalidação somente pela internet, eliminando assim uma burocracia de papéis.

É a SBC trabalhando junto – CJTEC, sócios, diretoria, central de eventos e informática – para valorizar e fazer ser reconhecida cada vez mais a nossa especialidade. Parabéns a todos.

Miguel Antonio Moretti
moretti@cardiol.br

 




»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.