Uma pesquisa promovida pela
Sociedade Brasileira de Cardiologia/Funcor demonstrou que 64% do
universo pesquisado conhecem o "Selo de Aprovação" da
entidade, que hoje já está em pouco mais de 70 produtos
comercializados para o consumidor.
Mais importante, 79% dos que o
conhecem, consomem os produtos que levam o Selo de Aprovação da
entidade dos cardiologistas.
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Estande
da SBC/Funcor na Nutricional
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Também é representativa a resposta
sobre a forma de conhecimento: 66% dos que responderam a pesquisa
dizem que conheceram o Selo através da exposição dos produtos
selados nas gôndolas dos supermercados.
A pesquisa foi realizada durante a
2ª Feira Internacional de Nutrição e Alimentação, a
Nutricional, realizada em São Paulo entre os dias 08 a 11/10, e foi
respondida por 150 entrevistados.
O gerente administrativo da SBC em
São Paulo, Marcos Cordeiro, explica que, embora houvesse várias
indicações de que o Selo é muito valorizado pelo consumidor, a
pesquisa mostrou uma memorização além do que era esperado. Ele
exemplifica que o recall das marcas certificadas, a partir de
perguntas não estimuladas e espontâneas, foi muito alto, pois, em
média, cada entrevistado lembrou de 2,5 produtos certificados. No
total, 21% dos que conheciam os produtos selados lembraram que os
"Sucos del Valle" têm o Selo, 19% do universo recordou
espontaneamente a "Margarina Becel" como selada, e pouco
abaixo aparecem como lembrados a "Aveia Quaker", o
"Óleo Purilev", o "Queijo Frescatino",
seguindo-se os produtos da "Parmalat" e "All Bran".
Importante salientar que apenas 8% não foram capazes de citar o
nome de algum produto que leva o Selo da SBC/Funcor.
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Curiosa também a resposta dos
consumidores dos produtos selados, 57% preferem-nos para prevenir
futuros problemas cardíacos, 22% pela credibilidade que representa
o Selo dos cardiologistas que, segundo o público, não seria
colocado num produto que não tivesse altíssima qualidade. Outros
9% dos entrevistados consomem produtos selados por problema de
saúde e 4% por recomendação médica.
Outro dado inesperado é que 92% dos consumidores
entrevistados dizem que costumam ler as informações nutricionais
estampadas nos rótulos dos produtos. Uma sub-pesquisa foi realizada
com nutricionistas e médicos, uma vez que por seu tema, a Feira da
Nutrição, atraiu grande número desses profissionais. Eles foram
questionados sobre o motivo pelo qual recomendam alimentos com o
Selo da SBC/Funcor e 38% responderam que a opção deriva do fato de
serem produtos saudáveis, 25% os recomendam por serem produtos
confiáveis e 13% porque entendem que o uso desses produtos previne
as doenças.
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