WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
Funcor
Dois anos de realizações

O Selo é a nossa grife e o nosso orgulho

Pesquisa mostra que 64% conhecem o Selo da SBC/Funcor

Cursos de Ressuscitação em 2004

Ministério da Saúde apóia a XXIV Semana do Coração

SBC/Funcor acerta parceria com Universidades de Minas e do Canadá

 


       :. SBC/FUNCOR   

O Selo é a nossa grife e o nosso orgulho

o Selo SBC/Funcor foi considerado pelo Jornal "Folha de São Paulo" como uma das cinco mais importantes certificações de qualidade de produtos no País. Essa é uma prova da credibilidade de toda a cardiologia brasileira e do árduo trabalho de tantos profissionais que, há mais de 10 anos, têm trabalhado para o aprimoramento do Selo SBC/Funcor.

Uma pesquisa realizada pela SBC na Feira Nutricional, em SP, mostrou que mais de 60% dos participantes entrevistados conheciam e referenciavam o nosso Selo, como um indicador de produtos alimentícios saudáveis.

Essas são algumas constatações de que nosso Selo tornou-se símbolo de qualidade em alimentos, mas não é para menos. O atual Comitê do Selo, alicerçado no trabalho das coordenações anteriores que plantaram as bases para essa inédita certificação de qualidade no País, promoveu uma ampla revisão dos padrões internacionais de avaliação de alimentos e produtos envolvidos na qualidade nutricional. O resultado é uma consistente bagagem de conhecimentos e experiências que colocam a SBC/Funcor como referência nacional e internacional em avaliação nutricional visando a prevenção de doenças e a manutenção da saúde cardiovascular e global. Por isso, temos recebido solicitações de consultoria de vários países latinos e até africanos, interessados em criar também seus próprios selos.

Lamentavelmente, vimos proliferar novos selos, oriundos de outras sociedades ou instituições, muitas vezes motivadas mais por interesses comerciais que pelo intuito de promover a melhoria do padrão alimentar do brasileiro, mediante uma maior consciência crítica dos fabricantes de alimentos e do público consumidor.

Novos Produtos, Novos Desafios

Hoje temos cerca de 70 produtos certificados com o Selo SBC/Funcor. Mais de 90% dos produtos submetidos à análise, visando a certificação, são reprovados em uma primeira avaliação devido aos altos teores de gordura saturada, gorduras trans ou sódio. Algumas vezes, mediante a consultoria da comissão do Selo SBC/Funcor, consegue-se que o fabricante faça adequações na fórmula do produto, tornando-o mais saudável e propício à aprovação. Contudo, na maioria das vezes o fabricante mantém a fórmula original e, diante da reprovação de nossa rigorosa avaliação - que segue rígidos padrões científicos internacionais, acaba por procurar e conseguir outro selo, de outra instituição, que tenha menor rigor e embasamento técnico.

Nosso objetivo maior é expandir o número de produtos alimentícios realmente saudáveis disponíveis para a população. Para isto é necessário conscientizar os fabricantes da necessidade de pesquisas e investimentos na produção e lançamento de novos produtos. Nos EUA, existem cerca de 6.000 produtos certificados pela American Heart Association (que segue os mesmos padrões de aprovação que a SBC/Funcor). Por que esses produtos não existem no mercado brasileiro? Os fabricantes respondem dizendo que não há mercado para estes produtos no Brasil. Será que não?

É hora dos cardiologistas brasileiros responderem a esta pergunta. É hora de destacarmos, junto aos nossos pacientes, a importância de uma alimentação saudável. É o momento de valorizarmos nosso Selo de Aprovação SBC/Funcor como real indicador de qualidade nutricional cardiovascular, junto a nossos pacientes pois assim, com a comunidade consciente, impulsionaremos o questionamento sobre os atuais produtos e propiciaremos o lançamento de produtos novos e mais saudáveis.

Muito além de DIETS e LIGHTS

A cada ano, 200 novos produtos diet e light são lançados no mercado nacional. É bom lembrar que diet é o alimento que não contém um elemento fundamental em sua fórmula (geralmente o açúcar). Já o light é o alimento que apresenta uma redução de pelo menos 25% do seu valor calórico em relação ao produto tradicional. Assim, muitos diets e lights conseguem cumprir a legislação, mas continuam inadequados para a alimentação de hipertensos, cardiopatas ou daqueles que buscam uma alimentação saudável. Há alimentos diet com o mesmo ou até com maior valor calórico que os seus produtos de referência, pois em lugar de açúcar são adicionados gorduras ou outros carboidratos. Para nós, cardiologistas, e também para outros profissionais interessados na saúde nutricional, não basta ser diet ou light, o alimento deve ser saudável. O Selo SBC/Funcor é a garantia disso. Pode acreditar!

Marcus Vinícius Bolívar Malachias
Coordenador do Comitê do Selo SBC/Funcor

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.