WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Nova Gestão
Projeto de diretrizes visa concessão de certificado de qualidade e hospitais, clínicas e laboratórios
Academia Nacional de Medicina recebe SBC
 
Comunicação
A sempre nova cardiologia
SBC na Mídia

Científica
Nova diretoria prioriza educação continuada

Normas e Diretrizes
Diretrizes: uma política de gestão

Eleições
Processo eleitoral aguarda decisão da justiça


   :. DIRETORIA - NOVA GESTÃO  

Enviar para um amigo

Veja no formato PDF


Academia Nacional de Medicina recebe SBC


Juarez Ortiz discursa durante o eventoAo final de 4 de janeiro, a quase bicentenária Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou uma sessão para empossar a nova diretoria da SBC. A solenidade foi aberta por Augusto Paulino Neto, atual presidente da ANM, que exemplificou a importância da instituição pela menção da biblioteca e do museu como elementos destacados no apoio a pesquisadores e na preservação da história da medicina brasileira.O segundo orador foi o ex-presidente da SBC (biênio 1999-2001) Gilson Feitosa. Ao contar a história da criação da Sociedade no início dos anos 40, enalteceu a atitude visionária do grupo de fundadores, pois os recursos disponíveis para solucionar problemas cardiovasculares eram precários. 



Entretanto, esses cardiologistas tiveram o grande mérito de perceber que as doenças cardiovasculares gradativamente ocupariam um espaço importante, atingindo uma alta porcentagem da população.

Nessas quase seis décadas de existência da SBC, apesar de os doentes terem se multiplicado, os conhecimentos sobre as patologias cardiovasculares e as ferramentas clínicas e cirúrgicas também cresceram de modo assombroso. Paralelamente, a tecnologia empregada para diagnóstico atingiu níveis de refinamento e precisão extraordinários. Os médicos cardiologistas apoiados pela SBC e pelas regionais têm oportunidades constantes de atualização por programas de educação continuada, como congressos, simpósios, cursos e seminários.

A SBC tem orquestrado esse processo para permitir que mesmo cardiologistas distantes dos grandes centros urbanos tenham acesso a esses eventos e não fiquem cientificamente alienados. Outro aspecto primordial é o envolvimento da SBC e das regionais em campanhas visando a promoção da saúde cardiovascular e o combate às doenças cardiovasculares. Ao encerrar, Gilson Feitosa acrescentou que era um privilégio a SBC estar na ANM.

Falou, também, Ronaldo César Coelho, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Relatou os resultados positivos que vêm sendo conseguidos, no Rio de Janeiro, na campanha referente ao diagnóstico e tratamento de hipertensão e de diabetes, com a impressionante cifra de 260.000 pacientes cadastrados, sendo que os medicamentos prescritos são entregues em domicílio via Sedex.

O último orador foi o novo presidente da SBC, Juarez Ortiz. Ortiz disse que a SBC nasceu como sociedade científica para promover a formação e o debate acadêmico, e suas funções se ampliaram. Admitiu três tipos de novas ações para a SBC: aperfeiçoar o ensino e o aprendizado da cardiologia, proteger o médico cardiologista e proteger o paciente.

Para exercer essas atividades, é necessária a divulgação das atividades qualificadas, e há uma interdependência entre a SBC e entidades acadêmicas, entidades médicas, governos e operadoras de planos de saúde. Ao traçar os planos de ação para a nova diretoria, ficou muito claro o compromisso de todos com o desenvolvimento de atividades que assegurem boas oportunidades de atualização para os 9.000 médicos cardiologistas sócios da SBC. Também ficou evidente a necessidade de serem fornecidos esclarecimentos à população para o diagnóstico de problemas cardiovasculares, visando o tratamento precoce e, sobretudo, a prevenção de moléstias cardiovasculares. Sendo a cardiologia uma das especialidades que mais se destacaram e mais progrediram nas últimas décadas, cabe ao médico cardiologista, ancorado em seus conhecimentos científicos e apoiado por técnicas avançadas, dar ao paciente uma atenção total e ter um compromisso com a qualidade do atendimento que será oferecido ao paciente.

Ouvindo as manifestações de todos esses oradores foi impossível não sentir uma ponta de orgulho pelo bom nível da cardiologia brasileira, construída com muito estudo, muita dedicação e muita pesquisa.Membros da nova diretoria na Academia Nacional de Medicina


Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e correspondente da Academia de Lyon.

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.