WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Congresso Brasileiro de Cardiologia
Curso de Internet no 58ª congresso

CABE à distância
Primeiro Curso à Distância Oficial da SBC

O Lado ruim da Internet
O Vírus ( 1ª parte)


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

• TV Senado (Brasília, DF)
sábado às 4h30, 8h, 16h30 e 23h30; domingo às 4h30, 16h30 e 23h30.

• Canal Comunitário da Cidade de São Paulo
 domingo, às 22h30

• TV Universitária de Uberlândia, MG
2ª e 6ª feiras às 18h, sábado às 17h30.

• TV Universitária de Uberaba, MG 
3a e 5a. feiras às 9h

• TV Universitária de Natal
2ª feira às 19h, sábado às 12h

• TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Prevenção e Combate à HA

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) foi regulamentado pela Lei Federal Nº 10.439 de 30/04/2002, data de fundação da primeira Associação de Portadores de Hipertensão do Brasil e da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso. Eventos ocorridos neste dia têm sido organizados anualmente pelo SBC/FUNCOR com apoio da SBC-DHA, Regionais da SBC, APAH, FENAPHA, SBH, SBN e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

No dia 25 de abril, foram abertas oficialmente as solenidades relativas à data, em cerimônia que contou com representantes das entidades organizadoras. Neste dia também aconteceram ações em todo o Brasil, visando esclarecer a população a respeito da hipertensão arterial e suas conseqüências. O objetivo final destas ações é aumentar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle da hipertensão, reduzindo assim a morbi-mortalidade cardiovascular no país.

As ações educativas têm alcançado grande sucesso e conquistado apoios importantes. No Estado de São Paulo, após assinatura do acordo de cooperação entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/FUNCOR, SOCESP e SBC-DHA) e a Secretaria de Estado da Saúde, todo o material impresso tem sido feito pela Imprensa Oficial do Estado, com o conteúdo científico produzido pela SBC. Acordo semelhante foi recentemente assinado entre a regional da SBC-MT e a Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso. A expectativa é de que esse tipo de parceria aconteça em todos os Estados, para que seja cada vez maior o alcance das ações educativas nos dias temáticos.

Carlos Alberto Machado
Presidente SBC/DHA e
Diretor de Dias Temáticos da SBC/FUNCOR

 

Cardiopatia e Gravidez

Arritmias e Eletrofisiologia Clínica
Jornada de Gestão de Alto Risco em Belém

No mês de maio, a Dra. Elizabeth Caetano, nossa colega de Belém/PA, juntamente com o Departamento de Ginecologia realizou uma jornada. Trata-se da I Jornada de Gestão de Alto Risco promovida pelo Hospital de Santa Casa de Belém. A Jornada contou com convidados do quilate do Drs. Januário de Andrade e Daniel Born, além de muitos outros colegas. Todos sabemos das dificuldades que enfrentamos para promover eventos desta natureza nos dias atuais, mas a vontade de realizar é maior que as dificuldades. O DCG parabeniza a Jornada e espera que o sucesso se repita em outras oportunidades.

Claudia Maria Vilas Freire
Presidente SBC/DCG

I Curso Continuado do PRO-AC

O Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica da SBC realiza, desde o dia 3 de maio, o I Curso Continuado do PRO-AC (Programa de Acreditação Profissional em Arritmias, Eletrofisiologia e Estimulação Artificial). O curso é constituído de um módulo por mês, sempre aos sábados, e acontece até 13 de dezembro. A coordenação é do Prof. Dr. Martinho Martinelli Filho, diretor científico do SBC/DAEC.

As aulas ocorrem no InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em São Paulo. Para mais informações:

Tel: (11) 3069-5516
Fax: (11) 3081-7148
Website: www.daec-sbc.org.br
E-mail: mpa_janete@incor.usp.br
(secretaria)

 

Cardiologia Clínica

VI Simpósio Internacional de Cardiologia Clínica

O DCC realiza, no dia 8 de novembro, em Orlando, Flórida, EUA, o VI Simpósio Internacional de Cardiologia Clínica.

O evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, através do DCC, com a American Heart Association. Conta, ainda, com o apoio da Interamerican Heart Foundation e o patrocínio da Novartis.

O simpósio tem como tema "Da Hipertensão Arterial à Insuficiência Cardíaca: Novos Horizontes no Bloqueio da Angiotensina".

Estarão presentes, na solenidade de abertura, Otávio Coelho e Denilson de Albuquerque (coordenadores científicos), Carlos Serrano (presidente SBC/DCC), Juarez Ortiz (presidente SBC) e Sérgio Timerman (presidente da Interamerican Heart Foundation.

Para mais informações sobre o evento e as inscrições, acesse o site http://educacao.cardiol.br/eventos ou ligue para (11) 3069-5058.

 

Simpósio na programação pré-congresso

Simpósios do DCC valem pontos para o TEC

Dentro da programação pré-congresso do 58º Con gresso da SBC, o DCC promove um simpósio, abordando temas atuais da Cardiologia Clínica. Confira a programação:

Sala 11 – Mesa Redonda 1

Estabilização da placa instável: papel das estatinas nas síndromes coronárias agudas; Estratificação de risco no diabético; monitoração do paciente entubado: o que fazer?; Discussão de casos

Sala 11 – Mesa Redonda 2

Antiplaquetários e antitrombóticos nas síndromes coronárias agudas: o que mudou para 2003?; Trombose venosa profunda: como manusear?; Avaliação de risco perioperatório em operações não cardíacas: para quem e como?; Discussão de casos

Sala 12 – Mesa Redonda 1

Síndrome coronária aguda no diabético: como tratar?; Morte súbita: o que há de novo em 2003?; Febre no pós-operatório cirurgia valvar: o que fazer?; Discussão de Casos

Sala 12 – após intervalo

I Simpósio Internacional do GEIC (veja destaque abaixo)

Mais informações:
http://congresso. cardiol.br/58/

O Departamento de Cardiologia Clínica da SBC
está organizando vários simpósios nacionais com pontuação para revalidação do Título de Especialista em Cardiologia. Veja os programas científicos no site do Departamento (www.cardiol.br/clinica) ou do Calendário de Eventos da SBC (educacao.cardiol.br/eventos). Assim, você poderá se programar para assistir a um de nossos eventos na sua cidade: São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, São José do Rio Preto, Salvador, Ribeirão Preto e outras.

Por fim, para que o Departamento de Cardiologia Clínica continue crescendo, convido-os a se tornarem membros do Departamento através da internet (www.cardiol.br/clinica/conheca/filiacao.asp). Essa é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais o Departamento, seus Grupos de Estudo e Comissões.

Carlos Serrano
Presidente SBC/DCC


 

 

 

 

 

 

 

I Simpósio Internacional do GEIC

O Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca (GEIC) da SBC promove, no dia 27 de setembro, o seu I Simpósio Internacional. O evento faz parte da programação pré-congresso do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que acontecerá em Salvador (BA), de 28 de setembro a 1º de outubro.

O simpósio do GEIC será constituído por temas de Insuficiência Cardíaca que são motivo de debate no mundo. Confira os assuntos:

• Insuficiência cardíaca com função sistólica preservada: magnitude do problema, diagnóstico e tratamento

• Pode a dosagem de BNP substituir outros métodos no diagnóstico e o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca?

• A realidade por trás das novas opções disponíveis para o tratamento da ICC

• O tratamento otimizado da insuficiência cardíaca avançada e/ou descompensada

Em seguida, haverá o debate "Discussão de caso clínico: IC avançada" e um coquetel para encerrar o evento.

O Simpósio acontece na sala 12 do Centro de Convenções da Bahia, após o intervalo da programação do dia.

 

DERC

Abertas as inscrições para o X Congresso do DERC

Será realizado, de 30 de outubro a 1º de novembro, em São José do Rio Preto (SP), o X Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. Já estão abertas as inscrições no portal da SBC na internet (www.cardiol.br).

Durante o encontro será realizada a prova de título do DERC. O evento, cuja programação científica encontra-se em fase final de elaboração, abordará diversos temas, em atualizações curriculares, mini-conferências, mesas redondas, palestras, simpósios clínicos e colóquios. Estão programadas também visitas aos expositores. No último dia, será realizado o II Simpósio de Cardiologia Nuclear.

Entre os destaques do Congresso, estão a palestra sobre as Diretrizes e Normas do Teste Ergométrico da SBC/2002 e o colóquio de Cardiologia do esporte.

A programação completa encontra-se no site:

http://departamentos.cardiol.br/DERC/educacao/congressos.asp

Para mais informações, ligue para (17) 224-0507 ou escreva para
ascon@riopreto.com.br.

 

Seção Médica de Cardiologia do Exercício e do Esporte (Cardioesporte)
do Instituto Dante Pazzanese

 

A morte, ao vivo e em cores

Nos últimos anos em nosso país, ocorreram mortes de atletas em corridas populares como a São Silvestre, jogos de futebol etc. Porém, pouco se fez. A recente e dramática morte súbita de um atleta foi manchete mundial, por ter acontecido num jogo do esporte mais popular do mundo, o futebol, ao vivo e em cores pela TV.

O atleta, um ícone físico da raça humana, símbolo de saúde, ao desabar em campo mostrou a impotência geral diante da terrível situação de morte inesperada na atividade esportiva. O que vimos e o que se seguiu nos induz à várias reflexões em relação aos fatos, mesmo que não nos digam nada diretamente. As manobras de ressuscitação, segundo o jornal L’Équipe demoraram sete minutos; além disso, não havia desfibrilador na beira do campo, como recomendam as diretrizes internacionais de suporte básico de vida.

Agora, se esses fatos ocorressem por aqui, estaríamos prontos e equipados? Entre nós também tem acontecido. Semanas atrás um jovem jogador do Criciúma teve morte súbita no treino e a família impediu a necropsia, conseguindo um atestado de óbito com diagnóstico de infarto! As notícias sobre atletas que tiveram morte súbita dizem sempre que a causa foi infarto. Seria verdadeiro? Não nos parece, pois a literatura mostra que, antes dos 35 anos, as causas mais freqüentes são cardíacas (80 a 90%): miocardiopatia hipertrófica assimétrica, origem anômala das coronárias, síndromes arritmogênicas e infecciosas e entre nós a cardiopatia Chagásica.

Todos os atletas estão sujeitos a eventos cardiovasculares, e sem dúvida o cardiologista deve participar efetivamente da prevenção, com o exame clínico cardiovascular de avaliação pré-participação, única maneira de evitar ou diminuir as tragédias. Isso já é rotina há mais de 20 anos na Seção Médica de Cardiologia do Exercício e Esporte (Cardioesporte) do Instituto Dante Pazzanese, onde se realiza avaliação clínica, eletrocardiograma, exames de laboratório, Raio-X de tórax, teste ergométrico e ecocardiograma. Com isso, já se detectou que cerca de 8% dos atletas até 35 anos possuem algum problema cardiovascular. Há necessidade de uma lei como na Itália, Japão e outros países, onde todos os atletas amadores ou profissionais participantes de competições oficiais devem se submeter à exames clínicos pré-participação.

O novíssimo código do torcedor está em vigor, mas será que todos os estádios e ginásios já estão adaptados? Nesse momento, devemos exigir que em todos eventos esportivos tenhamos equipe de emergência de Suporte Básico de Vida, organizadas como uma "CIPA", equipada para eventos cardiovasculares com desfibriladores etc.

Na mais recente Maratona de São Paulo, havia equipe médica e paramédica de resgate treinada para emergências de todo tipo. Mas e nos outros inúmeros eventos esportivos no Brasil? Cabe aos cardiologistas agirem nas suas comunidades. O estatuto do torcedor deve ser cumprido no item emergência, para o atleta e torcedores. Chega de cadastrar mortes no esporte.

Nabil Ghorayeb
Vice-presidente SBC/DERC
Giuseppe S. Dioguardi

 

Aterosclerose

Atuação do DA junto ao Ministério da Saúde

O Departamento de Aterosclerose vem trabalhando exaustivamente junto ao Ministério da Saúde para colocar em prática a Portaria 1015, publicada em dezembro de 2002.

Trata-se da dispensação de medicamentos hipolipemiantes (estatinas e fibratos) nos postos de saúde de todo o país. Uma grande vitória já foi conseguida com essa publicação: esses medicamentos já estão disponíveis dentro dos chamados medicamentos de alta complexidade.

A Dra. Andréia Assis Loures-Vale, Diretora de Comunicação do DA/SBC, esteve no Ministério da Saúde, em Brasília no dia

10 de julho, apresentando dados e argumentações da atual gestão do DA para conseguir que os hipolipemiantes sejam, agora, colocados à disposição da população sem as dificuldades que ainda apresentam na sua dispensação, por estarem ainda enquadrados nos medicamentos de alta complexidade.

O esforço agora é conjunto, uma vez que a equipe do Ministério demonstrou imenso interesse em resolver essa questão.

De qualquer forma, gostaríamos de informar ao colega que ele já conta com estatinas e fibratos (para pacientes de alto risco) nos postos de saúde, bastando preencher os documentos de praxe para a liberação para os pacientes.

 

 

 

 

 

Bolsa de Reciclagem ou Aperfeiçoamento em Dislipidemias e Aterosclerose

Foi aprovada, em última reunião da diretoria do Departamento de Aterosclerose, a criação da Bolsa Professor Adolpho Barcellini – Bolsa de Reciclagem ou Aperfeiçoamento.

Essa bolsa visa oferecer suporte a cardiologistas que queiram se aperfeiçoar ou se reciclar em Dislipidemias e Aterosclerose.

As inscrições para solicitação das bolsas estarão abertas a partir do dia 4 de agosto até o dia 10 de novembro de 2003.

São necessários os seguintes documentos e pré-requisitos:

1) Indicação do diretor da instituição onde será realizado o estágio, que deverá ser credenciada junto à SBC/FUNCOR;

2) Deverá ser apresentado cronogra-ma de atividades dentro da referida instituição ou projeto de pesquisa (se for o caso) detalhado com introdução, objetivo, material, métodos e referências pertinentes;

3) Ser sócio adimplente da SBC e do DA/SBC há pelo menos seis meses;

4) Curriculum vitae com foto.

No ano de 2004, serão concedidas três bolsas de R$ 1.500 mensais durante três meses, sem prorrogação.

Endereço para envio dos documentos:

Sociedade Brasileira de Cardiologia – Departamentos

Diretoria do Departamento de Aterosclerose – A/C Ana Lúcia dos Santos

Rua Ipu, 32 – Botafogo
CEP 22281-040
Rio de Janeiro -RJ

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Especialização

As manifestações clínicas decorrentes de alterações metabólicas, associadas ou não a distúrbios endócrinos (diabete, dislipidemias, obesidade e síndrome plurimetabólica), agravadas por estilo de vida inadequado, estão diretamente relacionadas às patologias cardiovasculares e atualmente devem ser consideradas um dos principais alvos de atenção em saúde pública.

Sob a coordenação de Tania Leme da Rocha Martinez e Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi e com o objetivo de aprimorar o raciocínio clínico de profissionais da área da saúde, valorizando o trabalho em equipe multidisciplinar que possibilite uma visão abrangente do paciente e seu meio através de uma perspectiva ético-humanística, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Centro de Extensão Universitária organizam o curso "Distúrbios Metabólicos Associados ao Risco Cardiovascular" (já em seu segundo ano de existência).

O interessado pode freqüentar o curso na sua totalidade ou por módulos.

Informações: Centro de Extensão Universitária
Rua Maestro Cardim, 370 – Bela Vista – São Paulo - CEP: 01323-000 – SP
Tel.: (11) 251-5377 – Fax.: (11) 3285-5373
Site: www.ceu.org.br – E-mail: ceu@ceu.org.br

Revista oficial do Departamento

O Departamento de Aterosclerose gostaria de informar que os colegas que desejarem publicar artigos na revista do DA/SBC deverão encaminhar seus manuscritos aos Arquivos Brasileiros de Cardiologia/ Revista DA. Serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial dos Arquivos, como de praxe.

 

Eletrocardiografia

Comissão alcança suas metas

A Comissão de Eletrocardiografia realizou, no primeiro semestre do ano, dois Cursos de Eletro-cardiografia (Básico e Avançado), com ótima aceitação dos participantes.

A finalidade dos referidos eventos foi cumprida, pois reuniu, no primeiro curso, estudantes, paramédicos e clínicos dispostos a aprender as noções básicas da Eletrocardiografia. Já no segundo curso, houve a presença de vários cardio-logistas, interessados em discutir informações atualizadas e os novos caminhos da Eletrocardiologia.

A Comissão esteve, entre 11 e 14 de junho, no 30º Congresso da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia, em Helsinque, Finlândia. Neste evento, puderam ser observadas as preocupações dos especialistas em aprimorar as correlações dos achados eletrocardiográficos com as patologias agudas e fatais. A interpretação cada vez mais criteriosa e rápida do ECG nas situações de emergência pode definir a terapêutica adequada e poupar vidas. Grandes nomes da Eletrocardiografia de todo o mundo estiveram presentes. Também houve a participação de Angelo De Paola, Diretor de Comunicação da SBC. O próximo congresso está programado para junho de 2004, em Kioto, Japão.

Por tudo isso, a Comissão vem alcançando as metas propostas. Além disso, após divulgação das diretrizes, a importância clínica do método vem sendo am-plamente revigorada e divulgada. Os co-lóquios e cursos regionais, o colóquio no Congresso Brasileiro, as atualizações, o ECG da semana no site da SBC são todos instrumentos de atualizar e informar os sócios e cardiologistas da SBC.

No próximo Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Salvador, a Comissão solicitará a sua transformação em Grupo de Estudos em Eletrocardiografia (GRECG).

Carlos Alberto Pastore
Presidente da Comissão de Eletrocardiografia da SBC

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.