WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
Funcor
Encontro de representantes
Seções SBC
Centro de treinamento


       :. SBC/FUNCOR   

Enviar para um amigo


X Encontro de Representantes

Este ano, o encontro aconteceu de forma regionalizada, de maneira que fossem conhecidas as particularidades de cada representante. O encontro das regionais Sul e Sudeste ocorreu no dia 8 de março, em São Paulo, SP; o das regionais Norte e Nordeste ocorreu em 21 de março, em Teresina, PI. Por fim, o encontro da regional Centro-Oeste aconteceu em 23 de maio, em Cuiabá, MT. Os eventos contaram com a participação dos Representantes SBC/FUNCOR e dos Presidentes de Regionais. Entre os pontos discutidos, estão os seguintes:

1) cada um dos representantes FUNCOR deve trabalhar em perfeita sintonia com a diretoria de sua SBC/regional;

2) os dias temáticos deverão ser trabalhados em conjunto com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e, quando possível, com as Secretarias de Educação;

3) por ser o Brasil um país com características regionais bem diferentes, é importante que os materiais para impressão seja elaborados pela SBC/FUNCOR em conjunto com os representantes FUNCOR, no sentido de dar um caráter mais regional ao material produzido;

4) a assessoria de imprensa da SBC/FUNCOR está à disposição para o auxílio nos contatos com a mídia. Entretanto, identificamos situações – como os contatos locais para a divulgação de eventos – em que os representantes FUNCOR e a diretoria da SBC regional possuem melhores condições do que a assessoria de imprensa nacional.

Foi afirmada, pela maioria dos representantes FUNCOR, a meta de trabalhar nos programas de prevenção cardiovascular junto à população leiga; manter atividade de educação médica continuada, como os cursos já realizados pela SBC/FUNCOR; conceder bolsas de estudo e trabalhar junto aos órgãos governamentais no assessoramento para elaboração de leis e implantação de programas de saúde na comunidade.

Também foi discutida, em todas as reuniões, a necessidade de um trabalho conjunto das regionais com seus representantes FUNCOR na indicação de potenciais parceiros da SBC para a obtenção de recursos. Nesse sentido, ficou acertado que, quando um acordo é assinado (seja para o selo Funcor ou para outros projetos como o Coração Itinerante, entre outros), um percentual do valor arrecadado permanece na regional para o auxílio do representante nas suas ações locais relacionadas aos programas de prevenção cardiovascular.

Esse novo formato regionalizado foi aprovado pelos representantes, que acreditam na otimização no desenho das estratégias da SBC/FUNCOR e na maior força e credibilidade de seus trabalhos junto a seus respectivos Estados.

Celso Amodeo
Presidente da SBC/FUNCOR

Cardiologia Nuclear

No último dia 21 de Maio, estiveram reunidos representantes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN), com o objetivo de estabelecer uma parceria entre as duas entidades para avaliar a possibilidade de regulamentação da área de atuação de Cardiologia Nuclear. Estiveram presentes, pela SBC, seu presidente Juarez Ortiz e William Azem Chalela, do Grupo de Estudos da Cardiologia Nuclear/SBC. Pela SBBMN, participaram o presidente Adelanir Barroso, o secretário José Soares Jr. e o diretor científico Marcelo Tatit Sapienza.

O encontro firmou a disposição e o interesse de todos no trabalho cooperativo das sociedades, criando-se uma comissão mista composta por cinco cardiologistas e cinco médicos nucleares, que iniciarão um trabalho de avaliação da cardiologia nuclear nos âmbitos brasileiro e internacional.

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.