WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Eleições
Segunda fase da eleição para presidente-futuro
 
Entrevista
José Péricles Esteves, presidente-futuro da SBC para o biênio 2004-2005

Manifesto
Operadoras vão ter de assinar contrato com hospitais

Manifesto de Frente Parlamentar de Saúde
Aconteceu
Posse na Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agencia Nacional de  Saúde Suplementar

Comemoração 
Eventos
Sociedade Brasileira de Cardiologia participa do 10 Encontro Nacional de Entidades Médicas

Diretrizes
Programa de Diretrizes e Normatizações 

Qualidade Assistencial
A SBC, a DQA e a cooperativa de Cardiologia 

Canal Jurídico
descredenciamento de prestadores de serviços médicos pelas operadoras de planos de saúde 

SBC na Mídia
Reportagens em revistas - Veja, Isto É 

Campanhas preventivas ganham destaques em TVs 

Congresso
Programa Científico do Congresso

Comunicado
Assembléia Geral Extraordinária - AGE e Proposta de Reforma do Estatuto da SBC

 


   :. DIRETORIA- ENTREVISTA  .:  

Enviar para um amigo

Presidente-futuro enfatiza a atividade científica na SBC e elogia a atual gestão

José Péricles Esteves, presidente-futuro da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o biênio 2004-2005, atualmente preside a SBC/BA. Em entrevista ao Jornal SBC, Esteves conta como pretende conduzir sua gestão.  

Da atual diretoria, destaca a atenção especial dedicada à defesa profissional, aspecto positivo a que promete dar continuidade em seu mandato.

José Péricles Esteves, presidente-futuro da SBC para biênio 2004-2005

Quais são os planos e metas para a nova diretoria?
A participação da nova diretoria naturalmente será em duas etapas:
Como presidente-futuro, em 2004/05 caberá a mim observar atentamente o desempenho da diretoria do Dr. Felipe Simão, adquirir a experiência necessária e dar continuidade à gestão sob a ótica da nossa diretoria.
Em 2005/06, já com a minha diretoria, administrar a SBC de maneira apropriada para fazer jus à confiança dos sócios.
Daremos ênfase à programação científica, razão primordial da existência da SBC.

Quais são, na sua opinião, os pontos mais fortes da atual gestão?
Sem se descuidar da parte científica, o Dr. Ortiz trouxe uma nova expectativa para todos nós: a preocupação com a chamada "qualidade profissional" (Diretoria de Qualidade Assistencial - DQA) . Um trabalho que prosperou com ele e o Dr. Zilli, e que deverá ser mantido nas próximas gestões.
Nas últimas décadas, houve uma nítida queda na qualidade de vida da maioria dos cardiologistas do nosso país, reflexo da redução considerável dos honorários médicos, à mercê das administradoras dos planos de saúde.
Para que a DQA obtenha êxito, será necessária uma integração de esforços da SBC e de outras sociedades organizadas com a AMB. Sabemos que sem essa integração não obteremos o sucesso nessa difícil tarefa.

A atual diretoria deu muito destaque à defesa profissional. O senhor acha importante dar continuidade a esses esforços? Quem será o responsável por essa área?
Como citei antes, essa é uma nova atividade da SBC. Para haver continuidade administrativa, convidamos o Dr. Washington Araújo, um profissional experiente e motivado para ficar à frente da DQA.

Quais os pontos fracos da atual gestão? Como pretende melhorá-los?
Não consigo enxergar pontos fracos. O que vejo é o enorme esforço e sacrifício de dezenas de colegas interessados em servir à SBC. Claro que muitos problemas serão resolvidos ao longo de gestões diferentes, pois demandam muito tempo para seu "diagnóstico e tratamento". Nossa equipe se sentirá bem se conseguir dar continuidade ao excelente trabalho da atual diretoria, com o Dr. Ortiz, e da futura, com o Dr. Simão.

A AMB está prestes a lançar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos. Sabemos a dificuldade de sua implantação. Como o senhor pretende fazer cumprir?
Pessoalmente, dando apoio às ações da DQA, com o Dr. Fábio Brito e Dr. Simão, no biênio 2004/05. O tempo dirá ao Dr. Washington Araújo como manter o leme firme na DQA, e toda a nossa equipe irá apoiá-lo.
Como a CBHPM será posta em prática via seções estaduais, caberá a nós estimular as mesmas a agir em sintonia com as respectivas regionais da AMB. Agindo assim, será mais fácil fazer com que a Classificação de Procedimentos seja respeitada. Sem dúvida, será um grande passo para que seja restabelecida uma condição digna de remuneração da classe médica como um todo. Se cada estado tiver uma Cooperativa de Cardiologia bem estruturada, com certeza a implantação da mesma terá aceitação mais fácil.

Como pretende conduzir cientificamente a sociedade?
O "objetivo primário" da SBC é sua atividade científica, visando uma Educação Permanente. Com ela se pretende manter em nível aceitável o conhecimento técnico dos seus associados, para que se pratique a melhor forma de prevenção, uma boa rotina diagnóstica, o tratamento adequado para nossos pacientes. Com o suporte dado pelas nossas Diretrizes, sempre reavaliadas nos congressos e em publicações.
Para que isso seja alcançado, dependemos de uma equipe capaz. Isso inclui toda nossa diretoria, especialmente a Comissão Científica, além de um perfeito entrosamento com os departamentos e grupos de estudo.
A busca da qualidade de nossos congressos tem sido a tônica da SBC. Pretendemos mantê-la. Também pretendemos dar o maior apoio aos congressos das sociedades estaduais, especialmente àquelas com menos experiência.
Outro ponto importante é a atualização permanente das Diretrizes, que serve como referência para os sócios na relação com os planos de saúde.
Entendo também que o nível de um congresso depende da qualidade de seus temas-livres, que refletem a criação científica de cada universidade, cada serviço, cada pesquisador. Esses são muito importantes. Desse modo é que o valor científico do congresso da SBC deverá ser avaliado. E assim ser creditado no exterior.
Vamos incentivá-los e premiá-los !



"Daremos ênfase à programação científica, razão primordial da existência da SBC"

"Como a Classificação de Procedimentos será posta em prática via seções estaduais, caberá a nós estimulá-las a agir em sintonia com as respectivas regionais da AMB"

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.