WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 

Cartas para o Jornal SBC devem ser assinadas e dirigidas " Aos Editores". o Jornal da SBC poderá editá-las e abreviá-las
E-mail:
jornalsbc@cardiol.br
www.cardiol.br



   :. EDITORIAL  

Enviar para um amigo


ENEM, presidente-futuro e 58º Congresso da SBC

Não deixe de ler a entrevista da página 4, na qual o presidente-futuro da SBC para o biênio 2004/2005, José Péricles Esteves, expõe os planos e prioridades para sua gestão.

Também é destaque a participação da Sociedade Brasileira de Cardiologia no 10º Encontro Nacional de Entidades Médicas, no dia 29 de maio, em Brasília. Durante a reunião, foi aprovada pelos seus participantes a "Carta dos Médicos à Nação Brasileira". O documento defende um piso nacional de R$ 2.711,11 para os médicos e a implantação da Lista Hierarquizada de Procedimentos Médicos, entre outros pontos.

Na página 14, Heitor Ghissoni de Carvalho e Rubens Nassar Darwich falam do Programa Científico do 58º Congresso da SBC, definido depois de oito meses de discussões. O Congresso também foi abordado na página 23, onde você pode conferir detalhes sobre o curso de internet, e na página 27, em que são listados alguns dos eventos pré-congresso.

Ganhou espaço também o X Encontro de Representantes da SBC/FUNCOR, que ocorreu pela primeira vez de forma regionalizada. O Presidente da SBC/FUNCOR, Celso Amodeo, destaca os principais pontos discutidos nas reuniões e comenta a boa receptividade dos representantes regionais ao novo formato.

Vale a pena conferir, na página 10, o artigo de Emilio Cesar Zilli, diretor de Qualidade Assistencial da SBC, ressaltando o papel da DQA e da SBC na defesa dos direitos dos cardiologistas e o incentivo à formação de Cooperativas de Cardiologistas, no intuito de melhorar as condições de exercício profissional de nossa categoria.

Outro destaque é o Manifesto da Frente Parlamentar de Saúde, que representa o repúdio de diversos deputados e senadores às medidas que retiram recursos orçamentários destinados às áreas sociais - saúde, educação e seguridade.

Na página 21, saiba como o Departamento de Aterosclerose da SBC tem atuado, junto ao Ministério da Saúde, para colocar em prática a Portaria 1015. Publicada em dezembro de 2002, a portaria trata da dispensação de medicamentos hipolipemiantes nos postos de saúde de todo o país. Algumas vitórias já foram conquistadas pelo DA, e o trabalho continua.

A regulamentação do dia 26 de abril como Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, as novidades no Programa de Diretrizes e Normatizações e a polêmica entre médicos e operadoras de planos de saúde também são destaques nesta edição.

Por fim, convidamos todos, mais uma vez, a participarem do 58º Congresso da SBC, o quarto maior encontro da Cardiologia Mundial.

Boa leitura e até a próxima edição!

Carlos Eduardo Suaide Silva
Editor do Jornal SBC

 
Presidente da SBC: Juarez Ortiz. 
Diretor de Comunicação
: Angelo Amato Vincenzo de Paola. 
Editor
: Carlos Eduardo Suaide Silva. 
Edição de texto:
Publishing Solutions.  
Secretária de redação:
Madalena Garcia. 
Redação
: Rua Beira Rio, 45, Vila Olímpia, 04548-050, São Paulo, SP. Telefone/Fax: (0xx11) 3849-6438. 
Jornalista responsável
: Luiz Roberto de Souza Queiroz, MTb 8.318.
Programação Visual e Publicação na WEB: Departamento de Tecnologia da SBC
Sociedade Brasileira de Cardiologia:
R. Ipu, 32, Botafogo, 22281-040, Rio de Janeiro, RJ. Telefone: (0xx21) 2537-8488. Fax: (0xx21) 2286-9239. E-mail: sbc@cardiol.br.
 

Cartas para o Jornal SBC devem ser assinadas e
dirigidas "Aos Editores". O Jornal SBC poderá editá-las e abreviá-las

E-mail: jornalsbc@cardiol.br
www.cardiol.br

 

Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

• TV Senado (Brasília, DF)
sábado às 4h30, 8h, 16h30 e 23h30; domingo às 4h30, 16h30 e 23h30.

• Canal Comunitário da Cidade de São Paulo
 domingo, às 22h30

• TV Universitária de Uberlândia, MG
2ª e 6ª feiras às 18h, sábado às 17h30.

• TV Universitária de Uberaba, MG 
3a e 5a. feiras às 9h

• TV Universitária de Natal
2ª feira às 19h, sábado às 12h

• TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.