WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Eleições
Segunda fase da eleição para presidente-futuro
 
Entrevista
José Péricles Esteves, presidente-futuro da SBC para o biênio 2004-2005

Manifesto
Operadoras vão ter de assinar contrato com hospitais

Manifesto de Frente Parlamentar de Saúde
Aconteceu
Posse na Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agencia Nacional de  Saúde Suplementar

Comemoração 
Eventos
Sociedade Brasileira de Cardiologia participa do 10 Encontro Nacional de Entidades Médicas

Diretrizes
Programa de Diretrizes e Normatizações 

Qualidade Assistencial
A SBC, a DQA e a cooperativa de Cardiologia 

Canal Jurídico
descredenciamento de prestadores de serviços médicos pelas operadoras de planos de saúde 

SBC na Mídia
Reportagens em revistas - Veja, Isto É 

Campanhas preventivas ganham destaques em TVs 

Congresso
Programa Científico do Congresso

Comunicado
Assembléia Geral Extraordinária - AGE e Proposta de Reforma do Estatuto da SBC

 


   :. DIRETORIA - MANIFESTO .:  



Operadoras vão ter de assinar contrato com hospitais

As operadoras de planos de saúde estão obrigadas a partir de 7 de julho a firmar contratos com os hospitais que integram suas redes de prestadores de serviços. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar e foi publicada no Diário Oficial da União, através da Resolução Normativa (RN) nº 42, que estabelece ainda as cláusulas básicas destes contratos, inclusive a que garante ao hospital prestador de serviços a revisão anual dos preços contratados.
De acordo com nota divulgada pela ANS, esta medida é fruto de mais de 12 meses de estudos e debates com os diversos segmentos da saúde suplementar, tanto no âmbito de uma câmara técnica para elaboração dos termos do contrato básico, quanto em consulta pública. O diretor-presidente da Agência, Januário Montone, explicou que o governo não está dizendo como deve ser a revisão, nem qual será o índice de reajuste nos valores dos procedimentos. "Isso deve ser objeto de discussão entre as partes. O que estamos dizendo é que deve haver um contrato - que hoje às vezes inexiste - e que neste contrato deve haver uma cláusula determinando uma revisão anual negociada entre as partes", resumiu Montone.
Ele acredita que as novas regras reduzirão os conflitos entre operadoras e prestadores de serviços. E anunciou que, em breve, a ANS também estará obrigando as operadoras a assinar contratos com laboratórios e clínicas e, numa terceira etapa, com os médicos: "Já estão bem avançados os estudos das cláusulas básicas do contrato com laboratórios e clínicas. Nossa próxima meta será a contratualização das relações entre médicos e operadoras", revelou o diretor-presidente.
A nova regulamentação, segundo Montone, garante também a continuidade da assistência à saúde dos usuários, em caso de rompimento do contrato entre a operadora e o hospital prestador de serviços. "As relações entre operadoras e prestadores de serviços vão se estabilizar com a obrigatoriedade de assinatura de contratos, o que beneficiará também os consumidores de planos de saúde", conclui.
Extraído do site Medicina S/A
www.medicinasa.com.br

             Médicos paulistas vão unir forças contra operadoras
Cerca de 400 médicos paulistas reunidos no dia 11de julho no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, decidiram fazer um dia de paralisação em suas atividades, contra a falta de reajuste nos valores pagos a eles pelas operadoras de planos de saúde. A data, que será decidida ainda este mês, marcará a continuidade de um protesto que já está sendo realizado pela categoria no Rio de Janeiro e deve ser repetido por profissionais dos outros Estados.
O objetivo da Associação Médica Brasileira é realizar uma paralisação nacional, caso as empresas continuem pagando preços considerados muito baixos por consulta médica. Atualmente, o pagamento médio é de R$ 20, porém os médicos pleiteiam um mínimo de R$ 39.
Entre as estratégias para pressionar as operadoras discutidas durante o encontro em São Paulo, estão a de buscar parceria com pacientes para obter sua solidariedade no confronto com as empresas; a definição de preço vil, isto é, o que não deve ser aceito pelos médicos nos seus procedimentos; e a escolha de um plano de saúde que deverá ser boicotado para servir de exemplo aos demais. Os médicos reclamaram também das pressões que sofrem dos planos para não pedir exames, internações e cirurgias, como forma de diminuir seus custos com os prestadores.

Extraído do site Medicina S/A
www.medicinasa.com.br

 

Manifesto da frente Parlamentar de Saúde

A saúde pública acumulou, durante décadas, uma enorme dívida para com a nação brasileira. A oferta de saúde universal, digna e de qualidade para todo cidadão tornou-se a meta principal do SUS desde a promulgação da Constituição de 1988.
O resgate desta dívida social teve importante avanço com a aprovação no ano de 2000 da Emenda Constitucional nº 29 que, após 8 anos de tramitação no Congresso Nacional e graças à mobilização de todos os atores comprometidos com a saúde pública (usuários, prestadores de serviços públicos e privados, classe política, gestores e autoridades), vinculou receitas orçamentárias para a saúde nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), sinalizando um efetivo compromisso dos governantes com o setor da saúde, à semelhança do que já vinha acontecendo com a educação há 20 anos.
A Frente Parlamentar da Saúde, integrada por 200 deputados federais e 18 senadores de todos os partidos políticos, em Assembléia Geral realizada em 02/07/03, na Câmara dos Deputados, decidiu, por unanimidade, repudiar toda e qualquer proposta apresentada no contexto da Reforma Tributária que pretenda retirar recursos orçamentários destinados às áreas sociais (saúde, educação e seguridade).
As propostas de desvinculação de 20% das receitas da União (DRU), dos Estados (DRE) e dos municípios (DRM) golpeiam mortalmente os setores sociais do país retirando, em 2004, 12 bilhões de reais da saúde e 16 bilhões de reais da educação, e afrontam a vontade majoritária da nação representada pelo Congresso Nacional que aprovou a Emenda Constitucional nº 29 com apenas 4 votos contrários entre seus 594 membros.
A Frente Parlamentar da Saúde não permitirá que reuniões de cúpula, fora do âmbito do Congresso Nacional, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sejam utilizadas como instrumentos de pressão sobre os representantes legitimamente eleitos, para retirar direitos sociais arduamente conquistados pelo povo brasileiro, e utilizará todos os instrumentos políticos e regimentais para impedir a aprovação das
desvinculações orçamentárias constitucionais, assim como lutará também para
manter na Lei de Diretrizes Orçamentárias/2004 a proibição de contingenciamento dos orçamentos destinados à área social, aprovada pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.