WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Auditoria 
Auditoria Independente na SBC
 
Projeto Epidemiológico
Avaliação Trimestral: a SBC e a Nova Diretoria

Visto para Cardiologistas
Cônsul dos EUA abre canal especial para atender cardiologistas

ABC
Revista ABC está de cara nova

TEC
Revalidação do TEC e o calendário de atividades científicas

Conselho Federal de Medicina
Cardiologistas devem prescrever exercícios físicos, segundo o CFM

OMS
Entidades protestam contra decisão do governo brasileiro

Qualidade Assistencial
Honorários: isto é com você

 

 

:. DIRETORIA  .:

 




Auditoria Independente na SBC

Rio de Janeiro, 5 de março de 2004.

A todos os sócios da SBC

Prezados colegas,

A Sociedade Brasileira de Cardiologia é uma Sociedade Médica sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal e, como toda pessoa jurídica, necessita preparar anualmente seu Balanço Patrimonial e encaminhar sua Declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal. Além destas imposições legais e tributárias, precisa também enviar ao Ministério da Justiça e a todos os seus associados um Relatório Anual, contendo informações sobre as atividades científicas e associativas realizadas.

A cada ano, a SBC aumenta o número de projetos desenvolvidos, fazendo com que a infra-estrutura científica e administrativa tenha que estar em permanente evolução e torne a Sociedade cada vez mais complexa e profissional. Com isso, o volume de operações realizadas vem aumentando nos últimos anos de forma muito rápida, necessitando que o ambiente de controle seja reavaliado continuamente. Somente como exemplo, atualmente a média mensal de registros contábeis gira em torno de 10 mil, sem contar todos os procedimentos internos que necessitam ser realizados previamente (p.ex.: cotação de preços, elaboração de contratos, controle do recebimento/pagamentos, organização de reuniões/congressos etc.).

Desta forma, já prevendo esse aumento na complexidade operacional da Sociedade, desde 1997, foi implementada a política de anualmente se efetuar um trabalho de auditoria na SBC, através da contratação de uma empresa de auditoria independente. Vale ressaltar que esse trabalho cobre todas as operações realizadas, tanto na matriz-RJ, como em nossa sede de SP.

O objetivo desta auditoria é dar um parecer sobre o Balanço Patrimonial e a respectiva Demonstração de Resultado do ano que se encerrou, assim como avaliar como está o nosso ambiente de controle (políticas internas, procedimentos e sistemas administrativos-financeiros). Esse é um trabalho baseado nas normas de auditoria determinadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). No caso da auditoria das Demonstrações Contábeis, a finalidade é permitir ao auditor independente expressar sua opinião com relação a sua qualidade e confiabilidade, e se estão preparadas, conforme as práticas contábeis e legislação fiscal/tributária vigentes no País. Já a auditoria no Ambiente de Controle, é baseada nas políticas e procedimentos internos, e tem por finalidade avaliar sua formatação e execução, assim como apresentar recomendações para o seu aperfeiçoamento. Vale ressaltar que ao longo desses anos, diversas sugestões foram apresentadas e implementadas, proporcionando ganhos de produtividade e de controles internos muito importantes para a SBC.

Na certeza de estarmos trabalhando para uma SBC cada vez mais profissional e transparente em suas operações, subscrevo-me.

Antônio Felipe Simão
Presidente Sociedade Brasileira de Cardiologia
e-mail: afsimao@cardiol.br

Avaliação trimestral: a SBC e a Nova Diretoria

No dia 19 de março deste ano, a nova diretoria da SBC estará fazendo 90 dias. Nesses primeiros meses conseguimos dar partida de forma bastante satisfatória aos principais projetos objetivados.

O projeto epidemiológico, batizado de "Corações do Brasil", já executou o treinamento dos médicos e dos demais colaboradores. Esperamos estar começando o trabalho de campo em abril, que está verdadeiramente interessante e com ótima aceitação.

A educação médica continuada terá seu primeiro piloto executado na região sul, e a partir daí, se aprovado, estendido para todo o Brasil.

O sistema cooperativo está com os trabalhos bastante avançados e já estamos em condições de começar a dar apoio às regionais que necessitarem e quiserem implantar o sistema. Avançamos bastante na defesa profissional e nas tentativas de implementação da tabela de honorários.

Na próxima semana estaremos tratando da relação com a Sociedade Européia de Cardiologia na tentativa de parceria científica e cultural com a SBC, a exemplo do que já fazemos com os portugueses e com os nossos amigos latinos.

O encaminhamento do nosso maior evento, o Congresso Brasileiro, está andando dentro do organograma e muito bem. Conseguimos colocar no ar o congresso virtual, que é muito interessante, e vamos mudar a apresentação dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, como já fizemos com o Jornal SBC.

Foi muito trabalho. A diretoria vem trabalhando coesa, unida e em equipe. A convivência com os funcionários da SBC nos tem sido muito grata. Eles vestem a camisa, são competentes e fazem parte do time. A auditoria realizada foi concluída e, como já esperávamos, sem qualquer problema digno de nota.

No próximo mês, estaremos reavaliando nosso trabalho, dando um "breque de arrumação" como se diz na escola de samba para a bateria não desandar.

Temos, enfim, procurado cumprir nossas propostas. Vários ajustes foram feitos e algumas coisas não conseguimos realizar. Temos certeza que estamos fazendo o melhor, dentro dos limites da nossa capacidade.

Ser diretor da SBC não é mole não. Dá um bocado de trabalho, mas é isso mesmo que a atual diretoria faz melhor, trabalhar.

Antônio Felipe Simão
Presidente Sociedade Brasileira de Cardiologia
e-mail: afsimao@cardiol.br

 

 

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.