WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
SBC/Funcor
Capacitação de profissionais é realizada em São Paulo

Programa "De Coração" comemora seis anos transmitido por seis emissoras

 

 

 







Fazendo pesquisa no MEDLINE

O Medline é o mais abrangente banco de dados da literatura médica, sendo atualizado e organizado semanalmente pela National Library of Medicine (NLM) dos Estados Unidos. São mais de 11 milhões de artigos de diferentes revistas (estudos clínicos, dissertações sobre ciências básicas, revisões, editoriais, cartas, etc.), catalogados desde 1966. Tal base de dados possui uma estrutura organizacional complexa mas que pode ser acessada facilmente através da internet.

A NLM disponibiliza uma versão online do MEDLINE: o PubMed, que pode ser acessado diretamente através do endereço: www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed

Também é possível pesquisar o Medline através do site da National Center of Biotechnology Information (NCBI). Selecione a opção Entrez, na ferramenta de busca, e avalie os resultados dos itens relacionados ao PubMed e PubMed Central. Endereço do NCBI: www.ncbi.nlm.nih.gov

Outra forma de se obter acesso ao Medline é através do endereço: http://ateway.nlm. nih.gov/gw/Cmd.

Neste endereço, é possível fazer uma pesquisa simultânea em várias bases de dados da NLM, obtendo acesso, inclusive, às informações voltadas para o público leigo no Medline Plus, de excelente qualidade.

Medline Plus. É uma base de dados com vasta informação ilustrada sobre as mais diversas condições de saúde, bulário, dicionário médico, enciclopédia médica eletrônica, notícias de saúde e um grande diretório que ajuda as pessoas na busca de médicos, hospitais, organizações, associações ou entidades ligadas à área de saúde. Para acesso direto digite:http://medlineplus.gov

Existem vários outros sites que disponibilizam a pesquisa no Medline, gratuitamente ou através de assinatura. Alguns endereços que posso citar, incluem:

 

MEDSCAPE
www.medscape.com

Para pesquisar no Medline é preciso fazer um cadastro (gratuito) para obter acesso aos resultados da pesquisa.

BIOMEDNET
www.bmn.com

Também exige um cadastro (gratuito) para obter acesso aos resultados da pesquisa.

COMMUNITY of SCIENCE
http://medline.cos.com

Traz uma interface interessante de formulários que permite uma maior customização da pesquisa, além de disponibilizar uma ferramenta interessante de busca através de termos MeSH. A área de pesquisa avançada também traz recursos bem interessantes. Bom para usuários mais avançados.

INFOTRIEVE
http://www4.infotrieve.com/newmedline/search.asp

Tem uma interface bem amigável e intuitiva. Tem uma área de pesquisa avançada que é bem completa nos aspectos relacionados aos diferentes tipos de busca que podemos fazer no MEDLINE.

CARDIOSOURCE
www.cardiosource.com

Trata-se de um grande portal de cardiologia, que disponibiliza, sob forma de assinatura, o acesso a uma vasta quantidade de informações que incluem livros inteiros, artigos na íntegra das principais revistas de cardiologia, além de uma excelente área de educação médica continuada. Aqui, a interface de pesquisa do MEDLINE também é bastante amigável e flexível, permitindo buscas avançadas de uma maneira fácil e rápida.

Augusto Uchida

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.