WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Auditoria 
Auditoria Independente na SBC
 
Projeto Epidemiológico
Avaliação Trimestral: a SBC e a Nova Diretoria

Visto para Cardiologistas
Cônsul dos EUA abre canal especial para atender cardiologistas

ABC
Revista ABC está de cara nova

TEC
Revalidação do TEC e o calendário de atividades científicas

Conselho Federal de Medicina
Cardiologistas devem prescrever exercícios físicos, segundo o CFM

OMS
Entidades protestam contra decisão do governo brasileiro

Qualidade Assistencial
Honorários: isto é com você

 

 

:. DIRETORIA - ENTREVISTA .:

 




Revista ABC está de cara nova

A revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia acaba de receber um novo projeto gráfico, que modernizou o seu design, vai tornar a leitura mais agradável e ainda facilitar as consultas. O layout criado para a capa destaca mais os artigos e substitui a cor por outra num tom mais atual. No corpo da revista, foi criada uma barra lateral para sinalizar o início de cada artigo e a presença do logotipo da entidade será constante em todas as páginas ímpares. Na versão em inglês, as páginas receberam uma retícula para que fossem facilmente diferenciadas das demais.

O editor da Revista ABC, Evandro Tinoco Mesquista, concedeu uma entrevista ao Jornal SBC para falar de todas as inovações.

Jornal SBC: Que mudanças foram feitas?

Mesquita: A Revista ABC chegará na casa do nosso associado a partir do mês de abril com algumas mudanças estéticas e no conteúdo, envolvendo a sua capa, a diagramação e também no perfil do corpo editorial. Os Arquivos têm como a sua principal missão divulgar a moderna ciência cardiovascular brasileira, atendendo as normas internacionais das revistas científicas indexadas. Portanto, as modificações serão implementadas gradativamente e o seu impacto será avaliado junto aos leitores, através de pesquisa de opinião no nosso portal (www.cardiol.br). A área onde teremos maiores inovações será dentro do portal da SBC com a criação dos @rquivos on line, uma página complementar com informações científicas atuais e debate dos assuntos publicados nos arquivos. A complexidade dos arquivos é crescente, tendo em vista o dinamismo que hoje está presente na produção científica no contexto da sociedade do conhecimento, portanto estamos incorporando os editores passado e futuro na função de co-editores para que não haja fragmentação e perda das experiências frente a esta honrosa e desafiadora missão.

Jornal SBC: Qual a importância desta atualização num contexto mundial - em comparação com as demais revistas científicas?

Mesquita: As principais revistas de cardiologia realizaram profundas modificações na sua periodicidade, corpo editorial, diagramação, participação na internet e na capa principal, buscando desta forma ampliar o número de leitores e do índice de impacto, que juntos garantem ressonância dos artigos científicos ali publicados e criando um ciclo virtuoso. O JACC, o Heart, o Circulation, a Revista da Sociedade Européia de Cardiologia, desenvolveram e consolidaram suas mudanças, atraindo novos leitores.

Jornal SBC: Quais os objetivos da nova diagramação?

Mesquita: O objetivo de introduzir uma nova diagramação na "Revista ABC" foi o de facilitar a sua leitura pelo nosso associado e ampliar o número de leitores, portanto, utilizamos o padrão que as principais revistas científicas tem empregado nos seus textos.

Jornal SBC: Qual o resultado do projeto apresentado?

Mesquita: Os resultados serão percebidos pelos nossos associados ao manusearem os arquivos. Os membros do conselho de editores acharam que houve um importante avanço estético, tornando a revista moderna, porém preservando as tradições do principal veículo de comunicação da cardiologia brasileira.

 

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.