WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Auditoria 
Auditoria Independente na SBC
 
Projeto Epidemiológico
Avaliação Trimestral: a SBC e a Nova Diretoria

Visto para Cardiologistas
Cônsul dos EUA abre canal especial para atender cardiologistas

ABC
Revista ABC está de cara nova

TEC
Revalidação do TEC e o calendário de atividades científicas

Conselho Federal de Medicina
Cardiologistas devem prescrever exercícios físicos, segundo o CFM

OMS
Entidades protestam contra decisão do governo brasileiro

Qualidade Assistencial
Honorários: isto é com você

 

 

:. DIRETORIA  .:

 




Revalidação do TEC e o calendário de atividades científicas

Eventos Realizados pelos Departamentos
Uma das metas da SBC é manter o cardiologista brasileiro atualizado dentro da especialidade e bem informado na sua profissão. Utilizam-se, para isso, recursos como Congressos, Eventos de Educação Continuada e os Cursos de Reciclagem. Dentro desse processo, instituiu-se a revalidação do TEC, uma forma de garantir e demonstrar que o especialista está atualizado e bem informado. Com isso, a SBC pode desenvolver ações visando melhores condições de trabalho, remunerações dignas e reconhecimento profissional junto à opinião pública e ao mercado de trabalho.

Faz parte também das atividades de SBC prover, através de suas publicações, dos seus Departamentos e Regionais, os meios para que a reciclagem e a atualização possam ocorrer. Esse fato, aliado ao mecanismo proposto para se alcançar a revalidação (ver Normatização no site da SBC), alavancou em quantidade e qualidade os cursos e eventos promovidos pela SBC e outras entidades (tabela 1) nos últimos anos. Ao longo desses três anos, os Departamentos e as Regionais se empenharam, desenvolvendo cursos, eventos e congressos cada vez melhores (gráficos 1 e 2).

Eventos realizados pelas regionais
A contínua atividade de programar e realizar eventos gera, necessariamente, uma curva de aprendizado que, aliada ao conhecimento e proximidade com o público alvo, melhora em muito a qualidade dos mesmos. Por isso, mesmo sabendo que muitas instituições neste País são capazes de promover excelentes cursos, é orientação da SBC que todo evento que possa servir ao propósito da revalidação seja realizado "através de" ou "com a concordância" das regionais ou departamentos.

A CJTEC também criou um programa de auditoria dos eventos que constarão do calendário oficial, além de aprimorar a avaliação inicial que já era realizada. Essa auditoria começará procurando evitar os abusos, as incoerências, desclassificando eventos que não cumpram o proposto e, aos poucos, selecionando, cada vez mais, somente os melhores, pois a SBC também tem seu papel na formação do cardiologista brasileiro.

A agenda é pública e deve ser consultada sempre que necessário (ver no site da SBC). As modificações são feitas com antecedência de no mínimo 45 dias, garantindo oportunidade para um bom planejamento. Consulte também seu representante na Comissão ou o site da SBC, sempre que tiver alguma dúvida.

Não deixe de se atualizar. Prestigie a educação continuada: é bom para o médico, é bom para o paciente.

Miguel Antônio Moretti
Coordenador da CJTEC 2002/2003
e-mail: moretti@cardiol.br

Tabela 1 - Eventos do COAC divididos por indicação

 

2001

2002

2003

SBC 18   12
Norte-Nordeste 1 1  
Sul-Centro-Oeste 1   3
Regionais 357 404 499
Departamentos 67 101 195
Outras instituições 59 80 83
Total 503 586 792

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.