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Capacitação
de profissionais é realizada Para o diretor-executivo da SBC/Funcor, Raimundo Marques Nascimento Neto, esta foi a primeira etapa do maior estudo sobre a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares já realizado. "Nós precisamos do engajamento de toda a comunidade da cardiologia para a concretização deste levantamento", conclama. Ele conta que a iniciativa de mapear os fatores de risco cardio-vasculares tem o apoio do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais. "Com os resultados, será possível promover ações de prevenção e comparar o impacto delas na saúde da população", prevê. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antônio Felipe Simão, lembra que o Projeto Epidemiológico é uma das quatro metas primordiais da atual gestão. "Ele será, sem dúvida, o grande serviço que a Cardiologia Brasileira irá prestar à toda sociedade", acredita. O presidente-futuro da SBC, José Péricles Esteves, que também esteve presente ao evento, ressaltou a preocupação da entidade em fornecer aos cardiologistas dados de uma pesquisa nacional para que eles não precisem mais se basear apenas em estatísticas européias ou americanas. O Projeto Epidemiológico tem o apoio do Instituto Vox Populi e será realizado com metodologia baseada no Estudo MONICA, utilizado pela Organização Mundial da Saúde na Europa. O evento em São Paulo teve o patrocínio da Libbs Farmacêutica e as demais etapas do projeto serão patrocinadas pelas seguintes empresas: AstraZeneca – dislipidemia, Biosintética – hipertensão e Libbs – doença vascular periférica. As empresas Omron, Roche e Libbs também estarão doando equipamentos para aferição de pressão arterial, colesterol, triglicérides e glicemia e doppler para o índice tornozelo-braquial. Programa "De Coração" comemora seis anos transmitido por seis emissoras O programa de televisão da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Funcor, "De Coração", completou seis anos de existência no dia 25 de janeiro, e já é transmitido por seis emissoras: TV Universitária de Uberaba, TV Assembléia de Vitória, TV Universitária de Natal, TV Senado, TV Comunitária de São Paulo e TV Universitária de Uberlândia. Algumas das quais o levam ao ar várias vezes, como a TV Senado, que o transmite nos sábados às 4h30, às 8 e 23h30 e nos domingos, às 4h30, 8h30 e 23h30. Dirigido por Romeu Sergio Meneghelo, do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital Albert Einstein, e apresentado por ele e pela professora Andréia Loures-Vale, do Socor de Minas Gerais, ele começou modesto, na TV Comunitária, com o propósito de divulgar mensagens de qualidade de vida e ensinamentos sobre a prevenção das doenças cardíacas. Aos poucos, porém, o programa foi amadurecendo, deixou de ser artesanal, conquistou um público cativo de interessados em saúde, cardíacos e "também um certo número de hipocondríacos" afirma Meneghelo. Na sua análise, a TV segmentada é um veículo econômico e eficiente, haja vista a grande quantidade de e-mails que são recebidos. Ao longo desses seis anos de existência, o "De Coração" já fez entrevistas com a maioria dos chamados "cardiologistas do século", e teve momentos de grande sucesso com temas como anticoagulantes, incidência de doenças reumáticas e métodos para abandonar o tabagismo. Em seus 30 minutos, o programa aborda não apenas temas da Cardiologia, desmistificando os modismos como o famoso "suco de berinjela", mas assume uma abrangência multidisciplinar, ao apresentar fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e médicos de outras especialidades que não a Cardiologia. A preparação do programa é extremamente cansativa, segundo Meneghelo, e exige uma coordenação acurada. É que, justamente para manter a produção barata, cada vez que a SBC ocupa o estúdio são gravados sete programas de uma vez, trabalho que vai das 17 às 24 horas e que deve ser perfeito, pois não há pós-produção. E, é preciso aproveitar a disponibilidade de médicos que, por vezes, estão passando rapidamente por São Paulo e dispõem de apenas uma hora de tempo livre. Vale a pena, porém, reconhece ele, embora de vez em quando fique constrangido quando reconhecido na rua e procurado por fãs, como uma família inteira que o cercou entusiasmada no aeroporto de Cumbica e fez tantas perguntas, que ele se sentiu como se estivesse dando uma consulta coletiva ao ar livre.
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