WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Auditoria 
Auditoria Independente na SBC
 
Projeto Epidemiológico
Avaliação Trimestral: a SBC e a Nova Diretoria

Visto para Cardiologistas
Cônsul dos EUA abre canal especial para atender cardiologistas

ABC
Revista ABC está de cara nova

TEC
Revalidação do TEC e o calendário de atividades científicas

Conselho Federal de Medicina
Cardiologistas devem prescrever exercícios físicos, segundo o CFM

OMS
Entidades protestam contra decisão do governo brasileiro

Qualidade Assistencial
Honorários: isto é com você

 

 

 







A polêmica dieta do Dr. Atkins

.Veja – n0 7 ; 18 de fev de 2004 –matéria: "Atkins era gordo?" Pág. 86.

.Isto é – n0 1793; 18 de fev de 2004 – capa e artigo "Pimenta na Dieta". Pág. 48 a 52.

.Jornal O Estado de S.Paulo – 01 de março de 2004 – "Atkins e vegetarianos: uma briga quase religiosa". Pág. A14

Quase um ano após sua morte, o Dr. Robert Atkins continua atraindo a atenção da mídia. Sua figura caracterizou-se por trazer polêmica após o lançamento de um tipo de regime alimentar que lhe rendeu milhões, em que os carboidratos são excluídos dando lugar a proteínas e gorduras em quantidades que assustam qualquer pessoa razoavelmente conhecedora dos princípios básicos de uma alimentação saudável.

Desta vez o debate surgiu após a denúncia de que ele poderia ter falecido gordo e com problemas cardíacos, sugerindo que seu programa alimentar não foi eficaz nem para o próprio criador.

Polêmicas à parte, a experiência diária tem nos mostrado muitas pessoas que, ávidas da perda de peso e após terem experimentado vários tipos de "dietas milagrosas", partiram para mais essa tentativa.

Nos casos que pudemos acompanhar, a alimentação proposta realmente foi capaz de produzir perda rápida de peso, o que é explicado pela maior saciedade trazida pelas gorduras e uma certa cetose (pela falta da ingestão de carboidratos e consumo de gorduras como fonte energética) que diminui o apetite. O grande problema que verificamos é que a grande maioria, se não todos os casos, abandonam a dieta após certo tempo. Isto também tem sido mostrado em estudos científicos que compararam a "dieta do Dr. Atkins" com outros tipos de propostas alimentares.

Nenhum dado possibilitou avaliação em longo prazo sobre manutenção da perda de peso conseguida e se haveria modificação do risco de doenças (principalmente as cardiovasculares, comuns às pessoas obesas). Além disso, a perda rápida de peso não é recomendada, uma vez que quando ela acontece, a pessoa tende a recuperar tudo rapidamente e o efeito "sanfona" (engorda e emagrece) é pior para a saúde do que nunca ter perdido peso.

Diante da falta de evidências, o que se deve sugerir para as pessoas que querem perder peso e/ou adquirir uma vida mais saudável é de que não existem dietas milagrosas e que a reeducação alimentar acompanhada da prática regular de atividade física é o melhor caminho para uma vida saudável, livre de doenças.

Nabil Ghorayeb

Vice-presidente da SBC/DERC

e-mail: ghorayeb@cardiol.br

Convidados:

Marcelo Bertolami – cardiologista

Miriam Topein Ghorayeb - nutricionista

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.