WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
Funcor
SBC e instituto do câncer na luta contra o tabaco

Seções SBC
Central de Eventos da SBC



       :. FUNCOR   

Enviar para um amigo


SBC e instituto do câncer na luta contra o tabaco

O Instituto Nacional do Câncer acaba de fechar uma parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, representada pelo Funcor, para a campanha contra o tabaco. Pelo acordo assinado, todo o material de divulgação preparado pelo Inca, que há anos combate o cigarro, estará à disposição da SBC, para distribuição durante as campanhas temáticas da entidade.

Para o presidente da SBC/Funcor, Celso Amodeo, a parceria é bastante ambiciosa, pois além da cessão do material de divulgação, SBC e Inca vão trabalhar juntos no programa antitabaco dos hospitais públicos. Esse programa é desenvolvido pelas Secretarias de Saúde de vários estados brasileiros e seu objetivo é que todos os hospitais públicos contem com equipes especialmente treinadas, tanto para divulgar os riscos do hábito de fumar, bem como para incentivar o usuário a abandonar o vício.

Também dentro da parceria, cabe a luta conjunta, que já começou a ser travada no Congresso Nacional, para derrubar a Medida Provisória assinada pelo presidente da República, que postergou a proibição dos anúncios de cigarro nos eventos esportivos até 2005. Pela legislação brasileira, não pode haver propaganda de fumo nos estádios e outros locais onde ocorrem disputas de esporte, mas a entrada em vigor da lei foi adiada através de Medida Provisória.

Celso Amodeo explica que toda medida provisória necessariamente tem que ser votada pelo Congresso, no prazo máximo de 45 dias, caso contrário deixa de viger. O trabalho da SBC e do Inca é pressionar o Congresso, através de deputados e senadores que são médicos e também dos que são sensíveis à campanha antifumo, para que o Congresso Nacional não aprove a medida. Se isso for possível, uma vitória terá sido alcançada sobre o cigarro e muitas vidas de brasileiros que morreriam em virtude de doenças decorrentes do vício serão poupadas.

O acordo foi firmado por Tânia Cavalcanti, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco de câncer, Ricardo Meirelles, subchefe da Divisão, Eduardo Franco, vice-coordenador da Comprev (Coordenação de Previdência e Vigilância), Celso Amodeo, presidente da SBC/Funcor, Márcio Paiva, gerente geral, e Marcos Cordeiro, gerente administrativo-SP.

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.