WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Planejamento
A sociedade brasileira de cardiologia do futuro
 
Qualidade Assistencial
Mercantilização da medicina contemporânea

Canal Jurídico
A teoria da perda de uma chance

SBC na Mídia
Manchetes dos jornais são comentadas pela SBC

SBC na Mídia
SBC participa da feira de saúde em São Paulo

SBC na Mídia
Reportagem indica portal da SBC para quem quer cuidar do coração

Congresso
Congresso de cardiologia reunirá 6 mil em Salvador

Congresso
Cardiologistas de cinco países irão ao Congresso

Consultas
Cardiologistas pedem apoio para melhorar valor das consultas

Título de Especialista
Vetada concessão do Título de Especialista por análise curricular

Diretrizes
Cardiologistas definem Diretrizes para Insuficiência Cardíaca Descompensada

Honorários
Os médicos chegaram ao fundo do poço

SBC na mídia
Veja entrevista coordenador do Selo sobre alimentação saudável

Diretrizes
Programa de Normatizações e Diretrizes

SBC na mídia
Campanha contra a hipertensão tem ampla divulgação


   :. ENTREVISTA  

Enviar para um amigo

 


Coordenadores do Portal falam sobre a vitória no iBest

Durante seus seis anos na Internet, o Portal da SBC tem suprido as necessidades de médicos e pacientes, ao disponibilizar serviços de grande importância para a cardiologia nacional. Neste ano, o Portal ganhou o prêmio iBest nas categorias Saúde e Bem-Estar, votação popular e votação em separado. Em entrevista ao Jornal SBC, Denílson Campos Albuquerque e Washington Barbosa de Araújo, coordenadores científicos do Portal, falam sobre as vantagens de ter um veículo de comunicação à disposição da SBC.

O Portal oferece inúmeros benefícios, tanto para os profissionais da área, como para o público leigo – internautas em geral. Para os primeiros, pode servir como fonte de atualização, para os outros, dispõe programas de prevenção e informações sobre as doenças cardiovasculares.

"O portal é a maneira mais rápida e direta de manter a comunicação com os sócios"

Além disso, ele age como uma ponte entre os dois lados, deixando que médicos e pacientes possam dialogar sobre problemas ligados à cardiologia, fora do consultório. "O Portal da SBC é um grande veículo de comunicação e, no mundo virtual, é prioridade facilitar a comunicação", destaca Denílson Albuquerque, ressaltando a importância do Portal para a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

É possível citar ainda, o poder do Portal em filtrar informações mais relevantes para os médicos que, muitas vezes, estão expostos a milhares de novidades, nem sempre interessantes. O que for novo e válido dentro da cardiologia, tanto no Brasil como no Mundo, é captado pela comissão científica do Portal, que transmite, para os sócios, informações de forma seletiva.

Segundo Washington Araújo, é a maneira mais rápida e direta de manter comunicação com os sócios, de buscar fatos e informações, pois o Portal tem contato com os principais centros internacionais de informação científica, garantindo aos médicos contato com artigos recentes e suprindo suas necessidades de reciclar o conhecimento da área.

O Portal da SBC capta e ordena as informações para que os cardiologistas com acesso a Internet atualizem-se de maneira mais fácil. Como há excesso de informação, o Portal trabalha com a seleção delas, fazendo com que o profissional encontre as principais notícias da área, sem muito esforço.

O público leigo também beneficia-se com o Portal à medida que sofrem os resultados desse processo de constante atualização, tendo em vista que são tratados por esses médicos. "Se o médico está bem atualizado, melhor para o paciente", diz Albuquerque.

O site dispõe informações atuais de forma seletiva

Além disso, o coordenador científico explica que o Portal complementa, para leigos, o que o médico não consegue transmitir, muitas vezes por falta de tempo. É possível encontrar informações necessárias para os pacientes sobre tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo: como conduzir uma dieta, como fazer atividades físicas, ou mesmo um teste que mede o nível de risco cardiológico, e sobre o que são todas essas patologias.

O prêmio iBest vem para consagrar o trabalho que tem sido feito por 25 profissionais, entre técnicos e médicos.O Portal ganhou por três anos a Categoria Saúde e Bem-Estar, mas vem se aprimorando. Com isso, segundo Albuquerque, mostra para o público em geral, para o mundo virtual, a qualidade excepcional do portal.

"Se o médico está bem atualizado, melhor para o paciente", afirma Albuquerque

Cria-se uma credibilidade cada vez maior. "É como um ator ou atriz que recebe o Oscar, considerando que o iBest é uma espécie de ‘Oscar da Internet’", ele reitera.

Washington Araújo pensa que essa conquista é importante para qualquer entidade. "Espera-se que o portal seja visitado pelo público alvo. Quando esse público percebe que o trabalho do portal está sendo bem feito, é muito gratificante", ele afirma.

Além da equipe fixa, o Portal tem vários colaboradores médicos que interagem com a página da WEB, enviando sugestões e participando de discussões, como no "caso clínico" – casos difíceis de resolver, que são expostos na página da Internet,por cerca de uma semana, e recebem todos os tipos de sugestões, até que se chegue ao resultado final, ainda discutido pelos médicos.

Quanto a projetos futuros, o Portal da SBC já tem algumas idéias em vista, que apontam para o crescimento do site e da idéia de Educação Continuada. Serão formados os "Congressos Médicos de Cardiologia Virtual", em tempo real, que darão, aos sócios, acesso às palestras. A finalidade é atingir aquele que não pode ir até os locais dos Congressos reais.

"Os cardiologistas que não estão disponíveis para ir aos congressos reais, como o de Salvador, poderão acompanhar, pela Internet, as diversas palestras. Assim, com os Congressos Virtuais, mesmo aquele que não tem acesso a determinados locais, pode garantir uma reciclagem no conhecimento científico", complementa Araújo.

Existe também a idéia de realizar dois congressos por ano: um real e outro virtual, para que haja um maior aprimoramento médico – ao invés de um congresso anual, o médico poderá ter acesso a outro, reduzindo o tempo de espera para a atualização.

Outro projeto visa agregar o público leigo ao Portal, fazendo com que esse entenda mais sobre as questões ligadas à cardiologia.

Os prêmios do iBest vêm para consagrar o sucesso do Portal da SBC e alavancar esses projetos, que já estão em andamento.

 

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.