WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Prêmio iBest
SBC ganha iBest em seu 60º aniversário

Educação Continuada
Palestras On line


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

• TV Senado: sábado, às 4h30, 8h, 16h30 e 23h30; domingo, às 4h30, 16h30 e 23h30.

• Canal Comunitário da Cidade de São Paulo: domingo, às 22h30

• TV Universitária de Uberlândia, MG: 2ª e 6ª feiras às 18h, sábado às 17h30.

• TV Universitária de Natal: segunda às 19h, sábado, às 12h

• TV Universitária de Uberaba, MG: 3a. feira às 9h, 5a. feira às 9h

• TV Assembléia de Vitória, ES

E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. REGIONAIS   


Enviar para um amigo

 
 

SBC/SP faz simpósio sobre óxido nítrico nos EUA

Cerca de 80 cardiologistas brasileiros participaram, em Chicago, do VII Simpósio Internacional da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo, que aconteceu no Sheraton Hotel, na véspera do "American College of Cardiology". O tema do Simpósio foi "Óxido Nítrico e Sistema Cardiovascular".

A presença de quase todos os cardiologistas brasileiros que participariam do congresso norte-americano foi aproveitada para que, pela primeira vez, todos os trabalhos produzidos por brasileiros e que seriam apresentados no "American College", 22 no total, fossem apresentados antecipadamente e debatidos – uma inovação muito importante, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Juarez Ortiz. Ele ressaltou que o nível dos trabalhos e sua amplitude, pois havia temas sobre cirurgia, diagnóstico por imagem, angioplastia, terapêutica clínica, entre outros, mostram o vigor da cardiologia brasileira que continua uma das mais avançadas do mundo.

Óxido Nítrico

O óxido nítrico, tema do Simpósio da SBC/SP, é um gás reativo produzido pelo sistema vascular e por outras células do organismo, que tem grande importância na dilatação dos vasos sangüíneos e na inibição da formação de trombos que entopem as artérias e provocam o infarto do miocárdio.
Liberado pelo endotélio, camada interna das artérias, o óxido nítrico tem seu funcionamento estudado, para que se conheça mais sobre o desenvolvimento e evolução de doenças como a aterosclerose e também a diabetes. Alguns estudos objetivam desenvolver exames que avaliem a produção do óxido nítrico por vasos sangüíneos no antebraço e drogas que potencializem a liberação do gás, contribuindo para a dilatação das artérias.
O diretor-científico da SBC/SP, Francisco Laurindo, acredita que "em dois anos, os primeiros exames e medicamentos para essa área podem chegar à população".

A apresentação conjunta de todos os trabalhos produzidos pelos cardiologistas nacionais é essencial, disse o presidente eleito da SBC, Antonio Felipe Simão. Ele explicou que a agenda do congresso "American College" é tão carregada, que torna difícil acompanhar a apresentação de todos os trabalhos em que se tem interesse, pois vários são expostos simultaneamente.

A apresentação conjunta no evento da SBC/SP permitiu, entretanto, que todos os médicos brasileiros presentes tivessem uma visão ampla das principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil e também a oportunidade de discutir com cada pesquisador. "Essa interação é da maior importância", concluiu Antonio Felipe Simão, que fez questão de cumprimentar, pela iniciativa, o presidente da SBC/SP, Antonio Carlos Palandri Chagas.


Piauí

Regional do Piauí realiza seu primeiro congresso

Realizou-se em Teresina, nos dias 20, 21 e 22 de março de 2003, o I Congresso Piauiense de Cardiologia e Fórum de Fisioterapia Cardiovascular. O congresso da SBC/PI teve grande audiência, com a participação de cardiologistas, clínicos, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem. Com esse êxito inicial, a SBC/PI cumpre seus objetivos de difundir conhecimento científico.

 

 

Socesp

Otávio Coelho é elito novo presidente da Socesp

Foi eleito presidente da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), o cardiologista de Campinas, formado pela Unicamp, em 1972, Otávio Rizzi Coelho, que assume o cargo em janeiro de 2004. Em dezembro de 2003, encerra-se a gestão da atual diretoria, presidida pelo Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas. Em janeiro de 2004, assume a nova equipe, que conta ainda com os médicos:

Alberto F. P. Naccarato, Vice-Presidente, Campinas; Luciano Aguiar, 1º Secretário, São Paulo; Fernando Nobre, 2º Secretário, Ribeirão Preto; Bráulio Luna Filho, 1º Tesoureiro, São Paulo; Carlos Costa Magalhães, 2º Tesoureiro, São José dos Campos; Rui Fernando Ramos, Diretor Científico, São Paulo; Carlos Vicente Serrano, Diretor de Publicações, São Paulo; Lilia Nigro Maia, Diretora de Regionais, São José do Rio Preto; Roberto Rocha Correia Veiga Giraldez, Coordenador de Infra-Estrutura, São Paulo; João Manoel Rossi Neto, Coordenador de Informática, São Paulo; e Miguel Moretti, Coordenador de Defesa Profissional, São Paulo.

 

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.