WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Planejamento
A sociedade brasileira de cardiologia do futuro
 
Qualidade Assistencial
Mercantilização da medicina contemporânea

Canal Jurídico
A teoria da perda de uma chance

SBC na Mídia
Manchetes dos jornais são comentadas pela SBC

SBC na Mídia
SBC participa da feira de saúde em São Paulo

SBC na Mídia
Reportagem indica portal da SBC para quem quer cuidar do coração

Congresso
Congresso de cardiologia reunirá 6 mil em Salvador

Congresso
Cardiologistas de cinco países irão ao Congresso

Consultas
Cardiologistas pedem apoio para melhorar valor das consultas

Título de Especialista
Vetada concessão do Título de Especialista por análise curricular

Diretrizes
Cardiologistas definem Diretrizes para Insuficiência Cardíaca Descompensada

Honorários
Os médicos chegaram ao fundo do poço

SBC na mídia
Veja entrevista coordenador do Selo sobre alimentação saudável

Diretrizes
Programa de Normatizações e Diretrizes

SBC na mídia
Campanha contra a hipertensão tem ampla divulgação


   :. DIRETORIA  

A sociedade brasileira de cardiologia do futuro

A eficiência de nossas instituições depende de sua adequação às modificações impostas pelas contínuas transformações políticas, econômicas e tecnológicas, cada vez mais intensas no mundo globalizado. Assim, modelos institucionais clássicos são atualmente insustentáveis ou então necessitam de profundas reformulações para a garantia do seu funcionamento.

A SBC nos seus 60 anos de existência soube identificar claramente essas necessidades. Com sua capacidade de sobrevivência assegurada pela diversidade de seus membros e pelo tônus democrático que cada vez mais a legitimiza, houve nesta diretoria a instalação de um criterioso e lúcido processo de avaliação institucional.

Iniciado com base em questionários enviados a 100 membros representativos das Diretorias, Regionais e Departamentos Especializados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, foram identificados problemas organizacionais com necessidade de um suporte logístico imediato.

A Reunião de Planejamento Estratégico da SBC em Porto Seguro, de 18 a 21 de abril de 2003, foi um marcador extraordinário muito maior do que a realização de uma oficina de planejamento estratégico da gestão. De uma maneira informal, 50 membros representantes das Diretorias, Regionais e Departamentos foram divididos em seis grupos temáticos, que discutiram profundamente alguns dos nossos problemas organizacionais: interação entre Matriz e Regionais, interação entre Matriz e Departamentos, profissionalização da SBC, papel da SBC/Funcor, relações políticas da SBC e serviços oferecidos aos Associados/Programas de Educação Médica/Defesa Profissional.

A reunião de Planejamento Estratégico da SBC foi um marco na Cardiologia

A eficácia dos trabalhos foi surpreendente, causando a todos os participantes uma sensação muito otimista quanto ao futuro da nossa sociedade e da cardiologia brasileira. Com agilidade, transparência e responsabilidade social, sem os conflitos de interesse freqüentemente encontrados em avaliações de grandes instituições, foram discutidos e, posteriormente, apontados em uma reunião plenária geral, os pontos de destaque diretivos do futuro da nossa cardiologia. A "Carta de Porto Seguro", como já começa a ser chamado o relatório final desse evento, trará subsídios importantes para o direcionamento da cardiologia brasileira do futuro.

A diversidade, transitoriedade e o sistema democrático em contínuo aperfeiçoamento da SBC, conferem à nossa Sociedade uma estrutura moderna com maiores chances de fortalecimento e sobrevivência responsável. A capacidade da SBC de realização de eventos associativos únicos como esse, possibilita o desenvolvimento da assistência e da educação cardiológica, reforçando a imprescindível presença de nossa sociedade em todas as ações relacionadas ao desenvolvimento da cardiologia do nosso país. Finalmente, a transparência nas relações e a preocupação do impacto de suas atividades na sociedade, enfatizada nessa reunião e em todas as ações da SBC, posicionam a nossa ética corporativa em um nível dificilmente encontrado em outras instituições do meio.

A presença da nossa extraordinária equipe de funcionários, um dos reconhecidos pontos fortes da nossa sociedade, garantiu o brilhantismo desse evento.

A parceria com a indústria, notadamente com o apoio da Abbott, Astra Zeneca, Libbs, Novartis, Pfizer, Servier, Sucos del Valle, Tech Line e Mac Viagens & Eventos, foi o que tornou possível essa importante reunião da Cardiologia do futuro.

Angelo A. V. de Paola

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.