A eficiência
de nossas instituições depende de sua adequação às modificações
impostas pelas contínuas transformações políticas, econômicas e
tecnológicas, cada vez mais intensas no mundo globalizado. Assim, modelos
institucionais clássicos são atualmente insustentáveis ou então
necessitam de profundas reformulações para a garantia do seu
funcionamento.
A
SBC nos seus 60 anos de existência soube identificar claramente essas
necessidades. Com sua capacidade de sobrevivência assegurada pela
diversidade de seus membros e pelo tônus democrático que cada vez mais a
legitimiza, houve nesta diretoria a instalação de um criterioso e
lúcido processo de avaliação institucional.
Iniciado com base em
questionários enviados a 100 membros representativos das Diretorias,
Regionais e Departamentos Especializados da Sociedade Brasileira de
Cardiologia, foram identificados problemas organizacionais com necessidade
de um suporte logístico imediato.
A Reunião de Planejamento Estratégico
da SBC em Porto Seguro, de 18 a 21 de abril de 2003, foi um marcador
extraordinário muito maior do que a realização de uma oficina de
planejamento estratégico da gestão. De uma maneira informal, 50 membros
representantes das Diretorias, Regionais e Departamentos foram divididos
em seis grupos temáticos, que discutiram profundamente alguns dos nossos
problemas organizacionais: interação entre Matriz e Regionais,
interação entre Matriz e Departamentos, profissionalização da SBC,
papel da SBC/Funcor, relações políticas da SBC e serviços oferecidos
aos Associados/Programas de Educação Médica/Defesa Profissional.
A
reunião de Planejamento Estratégico da SBC foi um marco na
Cardiologia |
A eficácia dos trabalhos
foi surpreendente, causando a todos os participantes uma sensação muito
otimista quanto ao futuro da nossa sociedade e da cardiologia brasileira.
Com agilidade, transparência e responsabilidade social, sem os conflitos
de interesse freqüentemente encontrados em avaliações de grandes
instituições, foram discutidos e, posteriormente, apontados em uma
reunião plenária geral, os pontos de destaque diretivos do futuro da
nossa cardiologia. A "Carta de Porto Seguro", como já começa a
ser chamado o relatório final desse evento, trará subsídios importantes
para o direcionamento da cardiologia brasileira do futuro.
A
diversidade, transitoriedade e o sistema democrático em contínuo
aperfeiçoamento da SBC, conferem à nossa Sociedade uma estrutura moderna
com maiores chances de fortalecimento e sobrevivência responsável. A
capacidade da SBC de realização de eventos associativos únicos como
esse, possibilita o desenvolvimento da assistência e da educação
cardiológica, reforçando a imprescindível presença de nossa sociedade
em todas as ações relacionadas ao desenvolvimento da cardiologia do
nosso país. Finalmente, a transparência nas relações e a preocupação
do impacto de suas atividades na sociedade, enfatizada nessa reunião e em
todas as ações da SBC, posicionam a nossa ética corporativa em um
nível dificilmente encontrado em outras instituições do meio.
A presença da nossa
extraordinária equipe de funcionários, um dos reconhecidos pontos fortes
da nossa sociedade, garantiu o brilhantismo desse evento.
A parceria com a indústria, notadamente
com o apoio da Abbott, Astra Zeneca, Libbs, Novartis, Pfizer, Servier,
Sucos del Valle, Tech Line e Mac Viagens & Eventos, foi o que tornou
possível essa importante reunião da Cardiologia do futuro.
Angelo A. V. de Paola
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