WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 


 

 
 
 :. Notícias SBC/FUNCOR
Funcor
SBC e instituto do câncer na luta contra o tabaco

Seções SBC
Central de Eventos da SBC



   :. HOMENAGEM .:   

Enviar para um amigo

Ao mestre que se foi

Acabo de voltar do enterro. Acho que o padre pisou no vernáculo. Sempre que morre alguém, a gente une frustração ao sentimento de perda e principalmente de medo. E aí quando vai ser a minha vez? Antigamente, quando se encontrava com os amigos, era na alegria. Hoje é na morte, quer dizer, na tristeza do velório de ente querido.

Lembro que o mestre, de vez em quando, ia até à Farmácia pegar o "desentupidor". Era assim que ele chamava o clister de glicerina, tradicional laxante para intestino mais preguiçoso. E era sempre o mesmo diálogo: "Professor, o senhor já fez a receita? Não. Então faça, por favor. Ih, lá vem você de novo me encher o saco! Será que você faz isso com todo mundo? Claro, é preciso fazer a receita. Ah, você é um baita dum enrolão, qualquer hora eu vou falar com o Zé."

Na década de 80, ele chegou a recusar convite para ser Ministro da Saúde, porque não gostava de aparecer. Mas foi obrigado a assumir o cargo de médico do Presidente, a quem só tratava como o Chefe.Era profissional diferenciado, categoria 3C: Criativo, Conhecedor e Competente. Mas não gostava de muita frescura e parecia até meio antipático. Dizia estar vacinado contra dar entrevista. Preferia ir para fazenda, cuidar dos seus cachorros da raça Rotweiller. E foi mesmo um recém-nascido Rotweiller, que marcou meu último episódio de convivência com o ítalo-amigo Giovanni Mauro Vitorio Bellotti.

Um belo dia, perguntei se ele não conhecia alguém que pudesse me arranjar um cachorro? "Se for Rotweiller, eu posso, mas fica calado que só tenho um e muita gente vive me pedindo. Daqui a uns 50 dias você passa lá em casa, que lhe entrego. Primeiro, deixa eu vacinar."Dois meses depois fui buscar o Boris Yeltsin e tive que ouvir o sermão:" Olha aqui, se você não cuidar bem desse cachorro, você vai vê seu filho da p., cachorro é como a gente, só precisa é ser bem tratado."Quando fui saindo, arrisquei: E quantos anos vive um Rotweiller?

"Não se preocupe meu amigo, quando eu morrer ele irá comigo." Meu cão Boris, morreu com câncer na semana passada...É a vida!

George Washington Cunha

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2002.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.