WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
Comunicação
Jornal da SBC chega ao décimo aniversário


Assista ao
De Coração

PRODUÇÃO SBC/FUNCOR

TV Senado:  
Sábado: 4:30, 8 h, e 23h30
Domingo, às 4h:30,  e 23:30.

Canal Comunitário da Cidade de São Paulo:  
Domingo, às 22h

TV Universitária de Uberlândia: 
Sábado, às 17h
Reprise: 2ª e 6ª feiras, às 22h

TV Universitária de Natal:  sábado, às 19h30

TV Universitária de Uberaba, MG:  
Sábado: 9h
Reprise: 5ª  às 9h

TV Universitária de Natal/RN:  
Sábado: 11h

TV Universitária de Vitória/ES:  
Sábado: 11h


E-mail: decoracao@cardiol.br

Linha direta decoração


   :. DEPARTAMENTOS   


Enviar para um amigo

 

Cardiogeriatria

Cardiogeriatria faz balanço do biênio passado

A diretoria do Departamento de Cardiogeriatria (biênio 2002-2003) encerrou as suas atividades com inúmeras realizações:

Transformação de Grupo de Estudos em Departamento da SBC, anseio de longa data, e por este objetivo trabalhamos arduamente. Agradecemos o apoio recebido da Diretoria, particularmente o presidente Juarez Ortiz, bem como dos membros do Conselho Deliberativo, e do presidente do Departamento de Cardiologia Clínica, Carlos Serrano. Nosso esforço comum contou com a colaboração dos ex-presidentes do GEBRAC, Maurício Wajngarten, Silvio Carlos Moraes Santos, Humberto Pierri, e Roberto Franken, bem como de Alberto Liberman.

Estabelecemos contato com a Sociedade de Cardiogeriatria dos Estados Unidos, a Geriatric Cardiology Society, para divulgação no exterior das “I Diretrizes em Cardiogeriatria da SBC”, realizadas na gestão anterior. Nossas diretrizes estarão disponíveis para os americanos por meio do website da Geriatric Cardiology Society. Serão apresentadas divididas em módulos, seguidos por comentário de experientes cardiologistas americanos, tais como Nanette Wenger.

Realização de inúmeros Congressos Regionais de Cardiogeriatria para promover a descentralização e estimular lideranças locais. Visamos também divulgar a aplicação das Diretrizes na prática clínica diária e avaliar diferenças regionais em relação ao interesse/conhecimento da especialidade. 

Vale a pena assinalar que nosso Departamento, recém-criado, não dispunha de recursos para patrocinar tais eventos. Assim, dedicamo-nos a trabalhar com muito entusiasmo para arrecadar fundos para viabilizar estes projetos. O trabalho dedicado e contínuo dos colegas Ronaldo Rosa, Roberto Miranda, Silvio Santos, Jairo Borges, Humberto Pierri e Antonio Paulo Filomeno, bem como a atuação dos 4 coordenadores regionais, que aceitaram a incumbência que lhes foi proposta e cumpriram-na com muito sucesso, fizeram com que nossas metas fossem alcançadas. 

Agradecemos ainda a participação dos Laboratórios Astra-Zeneca, Baldacci, Farmalab, Libbs, Merck-Sharp-Dohme, Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Servier, que contribuíram para realização dos eventos, à Secretaria da SBC, pelo suporte na infra-estrutura, e ao gerente administrativo financeiro da SBC, Eduardo Manhães. 

Em setembro de 2003, conduzimos o processo sucessório que elegeu  Alberto Liberman, que participa ativamente da Cardiogeriatria desde sua fundação como Grupo de Estudos. Liberman, com seu grande entusiasmo e dedicação, contribuirá muito para a continuação do processo de descentralização e aprimoramento científico. 

Assim, agradecemos a todos que nos ajudaram neste trabalho e cumprimentamos a nova Diretoria.

 

Cláudia F. Gravina Taddei

Presidente da SBC/DECAGE (2002-2003)

e-mail:claudiataddei@cardiol.br




(e/d): Roberto Miranda, Eduardo Pithan,Roberto Franken, Alberto Liberman, Ronaldo Rosa, Silvio Moraes Santos, Juarez Ortiz, Stella Maris Grespan, Claudia Gravina Taddei e José Péricles Esteves.

NOVA DIRETORIA (2004-2005)

Presidente Passado: Cláudia F. Gravina Taddei
Presidente:
Alberto Liberman 
Presidente Futuro:
Ronaldo Fernandes Rosa
Vice-Presidente:
Elizabete Viana de Freitas
Primeiro-Secretário:
Silvio Carlos Moraes Santos
Segundo-Secretário:
Eduardo Pitthan
Primeiro-Tesoureiro:
Jairo Lins Borges
Segundo-Tesoureiro:
Abrahão Afiune Neto
Diretor de Comunicação e Eventos:
Roberto Dischinger Miranda
Diretor-Científico:
Maurício Wajngarten

 

Ecocardiografia

Estamos nos aproximando do evento   máximo do nosso departamento, que é o Congresso Brasileiro. É com muito orgulho que o XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia será em Belo Horizonte, de 29 de abril a 1 de maio de 2004, no Ouro­minas Palace Hotel. 

 A programação científica está totalmente delineada e espera atender tanto aos congressistas que desejam atualizar-se, quanto àqueles que procuram adquirir uma base sólida para exercer a ecocardiografia na prática diária. Pretendemos colocar novas sessões que certamente contribuirão para a melhor abordagem dos temas. Teremos simpósios satélites com assuntos de grande interesse. Ênfase especial será dada aos temas livres, tanto em sua forma oral quanto mural. O tradicional prêmio Jonas Talberg será mantido e premiaremos ainda os três primeiros colocados nas categorias oral e pôster. Haverá premiação para os melhores temas livres oral e mural, de R$ 3 mil, 2 mil e 1 mil, respectivamente.

Já temos a confirmação dos seguintes convidados estrangeiros: Dr. George Suther­land, de Leuven na Bélgica, que é um dos maiores expoentes do Doppler tecidual e abordará temas como strain, strain rate, tissue tracking, eco de estresse quantitativo, entre outros; Dr. Sarano, da Mayo Clinic, que é um dos ecocardiografistas com maior experiência em valvopatias e Doppler quantitativo e nos brindará com temas muito controversos como avaliação da função ven­tricular em sobrecargas volumétricas; Dr. Sanjiv Kaul, da Universidade da Virginia nos Estados Unidos, que é considerado a maior autoridade mundial na ecocardiografia de contraste, que abordará temas como o emprego da ecocardiografia de contraste no infarto agudo; Dr. Jeffrey Smallhorn, do Canadá, que abordará temas muito interessantes como ecocardiografia tridimensional nos defeitos do septo atrioventricular; e Dr. Gregory Moneta, de Portland nos Estados Unidos, que discutirá temas bastante atuais como o papel do duplex scan na avaliação da isquemia visceral crônica.

Nosso desejo é de que possamos proporcionar um ambiente acolhedor em Belo Horizonte, propiciando um convívio maior dos congressistas e suas famílias. Esperamos desfrutar de agradáveis momentos de lazer e confraternização.

Portanto, marquem em suas agendas e venham descobrir Minas Gerais em 2004.

 José Luiz B. Pena

Presidente do XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia

e-mail: jlbpena@cardiol.br

 

Departamentos informam composição das novas diretorias

Hipertensão Arterial SBC/DHA

Presidente: Marco Antônio Mota Gomes 
Vice-Presidente:
Andréa Brandão 
Secretário:
Oswaldo Passarelli 
Tesoureiro:
Márcio Kalil 


Grupo de Estudo em Cardiologia Nuclear/SBC   

Presidente: Willian Azem Chalela
Vice-Presidente: José Claudio Meneghetti
Secretário: Dalton Bertolim Precoma
Tesoureiro: José Augusto Bottega Pimenta
Diretor-Científico: João Vicente Vitola
Editor de Publicações: Mozart da Silveira Cardoso Filho 

Cardiologia Pediátrica SBC/DCP

Presidente:
Sandra da Silva Mattos
Vice-Presidente:
Vera Aiello
Secretário:
Nelson Miyague 


Cardiopatia e Gravidez - SBC/DCG

Presidente:
Claudia Maria Vilas Freire 
Vice-presidente: Theo Bub
Primeiro-Secretário
: Orlando Medeiros
Primeira-Secretária:
Regina Coeli
Tesoureiro:
Ivan Cordovil
Editor Revista:
Januario de Andrade
Diretora-Científica:
Citania Lucia Tedoldi
Diretora de Publicações:
Walkiria Samuel Avila
 



Cardiologia Clínica SBC/DCC

Presidente: Denílson Campos Albuquerque

Vice-Presidente: Flávio Tarasoutchi

Primeiro-Secretário: Júlio César Vieira Braga

Segundo-Secretário: Carisi Anne Polanczyk

Tesoureiro: Almir Ferraz

Diretor-Cientifico: Edimar Alcides Bocchi




Grupo de Estudo em Insuficiência Cardíaca

Em solenidade reservada, ocorrida na  sede da SBC no Rio de Janeiro, tomou posse em dezembro a nova diretoria do Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca. O colega Edimar Bocchi, que presidiu o grupo por três anos desde a sua fundação, passou o cargo para Fábio Vilas-Boas, eleito em 2002, para o biênio 2004-2005. Na ocasião, Bocchi destacou fatos relevantes da sua gestão, como a realização de dois congressos nacionais de insuficiência cardíaca, dois simpósios internacionais, sendo um nos Estados Unidos, a revisão da diretriz brasileira de insuficiência cardíaca e a realização da I Diretriz Latino-americana de Insuficiência Cardíaca Descom­pensada. 

O novo Presidente, Fábio Vilas-Boas, afirmou que os principais objetivos da sua gestão serão: a consolidação da SBC/GEIC como um grupo técnico-científico, dedicado ao desenvolvimento de pesquisas, aumento do conhecimento nacional de IC e melhoria da qualidade assistencial da IC no Brasil; a consolidação do Congresso Nacional de Insuficiência Cardíaca; a realização de um amplo estudo epidemioló­gico nacional de insuficiência cardíaca aguda e crônica; a criação da cesta básica de insuficiência cardíaca, através de gestões junto ao Governo Federal, com o apoio da SBC.

A nova diretoria eleita é a seguinte:

Presidente: Fábio Vilas-Boas 
Vice-Presidente:
Nadine Clausell 
Primeiro-Secretário:
Lídia Zytynski Moura 
Segundo-Secretário:
Fernando Bacal 
Tesoureiro
: Marcelo Montera 
Diretor de Publicações:
Antônio Carlos Pereira Barretto 
Diretor-Científico:
Evandro Tinoco Mesquita
 

 

Ergometria e Reabilitação

Programação científica esquenta o frio na serra gaúcha


A Comissão Científica já iniciou a pre-paração do programa. Com a participação ativa dos vice-presidentes da SBC/DERC, todos membros da Comissão Científica, as atividades que estão sendo preparadas tratarão do que de mais atual teremos em junho de 2004 nos aspectos relacionados ao teste ergométrico, reabilitação, cardiologia do esporte e cardiologia nuclear. 

Também estão programados temas de grande interesse na atualidade como: o que deve ser oferecido, além do programa de exercícios, na reabilitação?

Ergoespirometria: da pneumo à cardio­lo­gia; a prevenção da morte súbita no atleta; a cardiologia nuclear no diagnóstico e estratificação de risco na DAC; o teste ergométrico e a prescrição de exercícios na crescente população de idosos; as indicações e os benefícios do treinamento de sobrecarga. Além disso, o IV Curso de Atualização em Cardiologia da SBC/RS também estará no delicioso “cardápio” serrano.

No sábado, dia 5, além do Fórum do Cone Sul, teremos o grande Fórum de Especialidades, reunindo profissionais da educação física e fisioterapia, dando um colorido todo especial na branca paisagem propiciada pela provável neve (conforme previsão do 5º Distrito de Meteorologia). Com a quente programação científica, a intensa programação social, o chocolate quente, o vinho, os incontáveis atrativos da nossa serra e o calor humano gaúcho, por mais neve que caia ninguém sentirá frio em Gramado.

Quem vai ao Congresso do DERC em Gramado terá novidades, pois os organi­zado­res do XI Congresso Nacional do DERC estão procurando inovar.

Os colegas que se dirigirem a Gramado, em junho próximo, poderão participar de um importante evento da Cardiologia sul-riograndense. Trata-se do já consagrado Curso de Atualização em Cardiologia da SBC-RS, o qual tem sido coordenado pelo ex-presidente da SBC/DERC, Jorge Ilha Guimarães, em suas quatro edições.

Neste evento, temas absolutamente atuais e de grande relevância clínica serão abordados em profundidade. O objetivo do curso é o de contemplar o cardiologista com o supra-sumo da Cardiologia baseada em evidências, trazendo à tona as informações mais recentes advindas dos grandes congressos internacionais (ESC, AHA e ACC).

Palestrantes de destaque nacional e que exercem sua atividade profissional no Rio Grande do Sul vão se esmerar em passar seus conhecimentos para a comunidade cardiológica, além de se envolverem em acaloradas, mas sempre saudáveis, discussões com os colegas inscritos no curso. Na verdade, a interatividade tem sido a grande marca deste evento.

 

Ricardo Stein
e-mail: rstein@cardiol.br 

Gramado/RS, de 3 a 5 de junho de 2004, XI Congresso do DERC.
Inscrições / Informações: 
www.derc.cardiol.br

 

 

Departamento de Aterosclerose

Departamento estabelece metas para gestão

A nova Diretoria da SBC/DA está com posta da seguinte forma: presidente Francisco Fonseca; vice-presidente José Francisco Saraiva; secretários Hermes Xavier e Bruce Duncan; tesoureiro Abrahão Afiune e diretor-científico Bruno Caramelli. Os demais cargos ainda não são oficiais, pois dependem da aprovação do regimento interno da SBC/DA a ser aprovado no Congresso Anual da entidade no Rio de Janeiro, entre eles o das relações internacionais, das comunicações e de educação médica continuada.

Teremos em novembro uma nova reunião que servirá de base para as sugestões das Primeiras Diretrizes de Prevenção da Aterosclerose em Crianças e Adolescentes, a ser concluído em abril de 2005.

No campo da Educação Médica Continuada, foi muito bem recebida a proposta de treinarmos uma equipe de médicos ligados à universidade, e que trabalham em área relacionada à aterosclerose, para que possam desenvolver programa de aulas teóricas e práticas nos hospitais universitários do Brasil. A capacitação técnica seria provida com o aval da SBC/DA, mas os palestrantes não seriam seus membros, para dar oportunidades a novos profissionais. Embora remunerado, o programa teria muito menor custo e maior multiplicação de conhecimento que as tradicionais aulas em hotéis ou restaurantes.

Foi programado, ainda, a realização de um workshop em biologia vascular, para cientistas brasileiros, com ênfase à biologia molecular, sinalização celular e biologia vascular experimental, a ser desenvolvido em São Paulo, em abril de 2005. No mesmo ano, em outubro; estaremos desenvolvendo o nosso congresso bienal, em São Luis do Maranhão. Está prevista ainda uma atualização de nossas diretrizes de adultos e, além disso, estaremos participando do desenvolvimento do Projeto Epidemiológico Nacional.

As publicações da SBC/DA serão preferencialmente realizadas via suplemento dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia mas, aproveitando a importante participação de nosso ex-presidente Emílio Moriguchi na Inter­national Atherosclerosis Society, uma revista filiada a esta entidade de abrangência para toda a América foi sugerida para o futuro.

Desta forma, a atual diretoria irá se empenhar em fazer da SBC/DA um departamento estritamente ligado ao seu compromisso científico e de educação continuada com a responsabilidade e importância que esta área do conhecimento merece.

 Francisco Fonseca
Presidente SBC/DA
e-mail: ffonseca@cardiol.br

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.