WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Posse
Diretoria da SBC toma posse na Academia Nacional de Medicina
 
Diretoria
Os caminhos da Nova Diretoria

Comunicação
Jornal da SBC chega ao décimo aniversário

Nova Diretoria e 59ºCongresso da SBC
A nova diretoria científica e 59º Congresso da SBC no Rio


   :. DIRETORIA - POSSE  

Enviar para um amigo

Diretoria da SBC toma posse na Academia Nacional de Medicina

As prioridades da nova gestão da Sociedade Brasileira de Cardiologia são quatro, a educação médica continuada, a continuação intransigente por melhores condições de trabalho, a formação de cooperativa de cardiologistas em todos os Estados brasileiros e a realização de um amplo Projeto Epidemiológico Nacional. Essas diretrizes foram anunciadas pelo novo presidente, Antônio Felipe Simão, durante a solenidade de posse da Diretoria, realizada no dia 19 de dezembro em sessão solene no auditório da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, solenidade essa que foi dirigida pelo presidente da ANM, professor Pietro Novelino.

Diante do auditório lotado por car­diologistas vindos de vários Estados, foi formada a mesa diretora dos trabalhos, na qual tomaram assento o professor Pietro Novelino, o presidente que deixava o cargo, Juarez Ortiz, o novo presidente da SBC, o representante do ministro da Saúde, Valcler Fernan­des, que é subsecretário de Planejamento e Orçamento, o representante da governadora do Estado, dr. Nelson Albuquerque de Souza e Silva, o representante do prefeito do Rio de Janeiro, cardiologista Carlos Scherr, o representante do presidente do Conselho Federal de Medicina, dr. Roberto Luiz d´Ávila.

A solenidade começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, depois do que o secretário-geral da Academia, Orlando Marques Vieira, fez a saudação inicial e, abertos os trabalhos, falou inicialmente o presidente Juarez Ortiz, que centrou sua oração no agradecimento. Disse que agradecia a Deus o privilégio de ter integrado a Diretoria da SBC e durante o período que coincidiu com seu 60º aniversário. Agradeceu também os diretores que trabalharam com ele, os funcionários da entidade e principalmente agradecia a honra “de ter representado uma das elites da medicina nacional”. Enalteceu em seguida a personalidade do seu sucessor, Antônio Felipe Simão que, tem certeza, terá uma gestão extremamente profícua.

e/d: Raimundo Marques Nascimento Neto, Augusto Bozza e Antônio Felipe Simão

Os presentes assistiram em seguida ao vídeo comemorativo dos 60 anos da entidade, depois do que o novo presidente e todos os diretores assinaram o termo de posse, a saber Antônio Felipe Simão, presidente, José Péricles Esteves, presidente futuro, Juarez Ortiz, presidente passado, Dário Celestino Sobral Filho, vice-presidente, José Geraldo de Castro Amino, diretor administrativo, Oscar Francisco Sanchez Osella, diretor de Relações Governamentais, Cesar Cardoso de Oliveira, Diretor financeiro, Carlos Eduardo Suaide Silva, diretor de Comunicação, Fábio Sândoli de Brito, diretor de Qualidade Assistencial, Dikran Arma­ganijan, diretor científico, Raimundo Marques Nascimento Neto, diretor executivo da SBC/Funcor, e José Benedito Buhaten, diretor de Relações com Estaduais e Regionais.

Falou a seguir o presidente da Academia, que fez a saudação ao novo presidente. Passou a palavra a Antônio Felipe Simão que, em seu discurso, elogiou a Diretoria que terminava, a qual, disse, “realizou uma administração inovadora que colocou a SBC na era moderna em que vivemos, trouxe o conceito empresarial, realizou a primeira reunião estratégica que definiu o que a SBC deverá fazer do ponto de vista técnico-administrativo nos próximos anos e desenvolveu a mais importante e polêmica reforma estatutária jamais executada”.

Disse que, diante de tantas realizações, que podem ser resumidas com a afirmação de que a Diretoria “colocou a SBC na era da modernidade”, a nova Diretoria tem enorme responsabilidade de substituí-la, mas conta com o apoio de Juarez Ortiz que permanece integrante da direção da entidade.

 

 

"A gestão anterior colocou a SBS na era da modernidade"

Antônio Felipe Simão

As quatro metas

 

Passando a falar das metas que pretende cumprir, disse ele que são quatro:

 

“1º - Educação médica continuada, de maneira a atingir todos os cardiologistas mas, fundamentalmente, dirigida àqueles menos favorecidos e que se encontram nos rincões mais distantes do Brasil. Por outro lado, estamos em pleno entendimento com entidades internacionais, notadamente no Canadá e na Europa, para estreitarmos nosso relacionamento científico com esse país e com aquele continente. Uma vez que, cientificamente, estamos entre as dez maiores sociedades de Cardiologia do mundo, ao mesmo tempo em que somos a quarta maior sociedade em tamanho, tal relacionamento se torna fundamental para o crescimento científico e o reconhecimento internacional cada vez maior de nossa entidade”.

 

“2º - Continuar a luta intransigente por melhores condições de trabalho e de ganho para todos nós, tão aviltadas nos dias de hoje. Visamos trabalhar pesado para restabelecer a dignidade dos cardiologistas e, porque não dizer, de toda a classe médica”.

 

“3º - Estabelecer, com os pés no chão, de acordo com a realidade nacional e com nossa própria realidade, a possibilidade de formarmos as cooperativas de car­­diologistas em cada unidade da Federação. Tal iniciativa já foi começada e estaremos apoiando fortemente a sua con­cretização”.

“4º - Realização de amplo Projeto Epidemiológico Nacional no qual estaremos levantando a situação dos fatores de risco no Brasil, para que possamos finalmente ter nossos próprios dados, do nosso País e da nossa Cardiologia, que nos permitam desenvolver projetos de prevenção e de tratamento adequados e tão necessários”.

 

O orador fez em seguida um agradecimento emocionado a seus amigos e familiares, referindo-se em especial à sua esposa, Sandra, e sua filha, Carol e, ao finalizar, disse da gratidão que tem para com os colegas de diretoria que assumiam com ele “o mais honroso posto da cardiologia brasileira” e afirmou que “o trabalho que temos pela frente é difícil, mas certamente, quando daqui a dois anos estivermos entregando o cargo para a futura Diretoria, teremos o prazer de saber que bem executamos a missão que ora se inicia”.

 

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.