WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Posse
Diretoria da SBC toma posse na Academia Nacional de Medicina
 
Diretoria
Os caminhos da Nova Diretoria

Comunicação
Jornal da SBC chega ao décimo aniversário

Nova Diretoria e 59ºCongresso da SBC
A nova diretoria científica e 59º Congresso da SBC no Rio


   :. DIRETORIA - SBC NA MÍDIA  

Enviar para um amigo

 

Dieta vegetariana no combate ao colesterol

O Jornal da Rede Mulher exibiu uma reportagem sobre os benefícios da alimentação vegetariana e entrevistou especialista do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A nutricionista Ana Maria Lottenberg orientou os telespectadores da importância da alimentação no combate às doenças do coração.

 

Jornais e rádios noticiam posse da nova diretoria e Projeto Epidemiológico

A posse do novo presidente da SBC, Antônio Felipe Simão, e da nova diretoria foi destaque nos jornais Diário Catarinense, de Florianópolis, O Dia, do Rio de Janeiro, O Estado de São Paulo, A Tribuna, de Santos, Diário de Pernambuco, de Recife, e Agência Brasil, além das rádios CBN, Globo e Nacional. Os veículos de comunicação noticiaram também o Projeto Epi­demiológico Nacional, que já está sendo desenvolvido. “A pesquisa foi anunciada como uma das quatro principais metas da nova gestão da SBC, que será dirigida pelo cardiologista catarinense Felipe Simão. Ele é o primeiro do Estado a comandar a entidade, que, com 60 anos de idade, já ultrapassou o total de 10 mil cardiologistas associados”, escreveu o Diário Catarinense.

 


Jornal Nacional e Fantástico ouvem opinião da SBC
Em duas oportunidades, no mês de dezembro, a SBC foi ouvida pela TV Globo para se pronunciar sobre assuntos distintos. A equipe do Jornal Nacional quis saber a opinião da entidade a respeito de um novo exame de sangue que detectava, com até seis meses de antecedência, o risco de um infarto. Os resultados do teste, desenvolvido por cardiologistas de um hospital em Cleveland, nos Estados Unidos, foram publicados em uma revista de medicina norte-americana. Já a produção do Fantástico repercutiu uma  pesquisa vinda do Japão. Cientistas orientais concluíram que 10 mil passos por dia podem significar uma vida saudável.

 

TVs alertam para atividade física

O telejornal Notícias do Rio, da TVE, constatou um aumento no movimento das academias de ginástica com a chegada do verão. O diretor da SBC, Emilio Zilli, alertou para a necessidade de se fazer uma avaliação física antes de começar qualquer tipo de esporte ou mesmo ginástica. O cardiologista lembrou também dos riscos cardiovasculares que estão propensos os chamados “atletas de final de semana”. A mesma reportagem também foi exibida no Edição de Sábado da TV Cultura.

 

Mídia local destaca eventos

O Departamento de Arritmia e Eletro­fisiologia Clínica da SBC promoveu uma Campanha de Prevenção à Morte Súbita Cardíaca e o 20o Congresso de Arritmias, no Rio de Janeiro. Os dois eventos foram noticiados pelos jornais O Globo, O Dia e a Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, e O Estado do Paraná. Já os resultados do XXIII Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, realizado em São Luis do Maranhão, foram relacionados em reportagem no Estadão do Norte, de Rondônia.



JB destaca os 60 ano da SBC

O Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, elaborou uma reportagem de mais de meia página, no final do ano passado, a respeito das inovações na car­diologia ao longo dos 60 anos de existência da SBC. A matéria destaca a importância da entidade e também as novidades que surgiram no ano passado, tanto na área de prevenção quanto nas de cirurgia e de tratamento. O então presidente, Juarez Ortiz, em entrevista ao jornal, atribuiu os avanços, em grande parte, a uma geração de pessoas extraordinárias, que surgiram desde a década de 50. O diretor da SBC, Augusto Bozza, também lembrou do trabalho de Carlos Chagas. O cardiologista considerou o feito do cientista um fato único na história, pois “desenvolveu uma descoberta quase do início ao fim”.


Jornal da SBC chega ao décimo aniversário

Com este número, o “Jornal SBC” completa dez anos de existência e continua fiel à missão definida em seu primeiro editorial: “criar espaço para a divulgação de todas as atividades de nossos associados, da Diretoria, dos Departamentos e Regionais”.

 

Nascido em janeiro de 1994, o “Jornal” foi uma idéia do então presidente, José Antonio Franchini Ramires, que sentia falta de uma publicação que não fosse tão científica como os “Arquivos” e que, com maior agilidade, informasse os sócios, difundindo notícias úteis, cursos, atividades dos departamentos, novidades e temas diversos. “Imaginamos uma espécie de quadro de avisos”, relembra o primeiro diretor de Publicações, Antonio Carlos Pereira Barretto, a quem foi entregue a missão de fazer o jornal.

Ele confessa que, a princípio, foi um desafio difícil, “tínhamos pouco material, o Jornal se limitava a uma Carta do Presidente, ao calendário de eventos, uma ou outra publicação, principalmente do Departamento de Ergometria, o primeiro a dar apoio, raras informações que vinham das Regionais. Para “encher lingüiça”, preenchendo todas as páginas brancas que restavam, Barretto começou a escrever artigos quase turísticos, apresentando as cidades onde seriam os próximos congressos, como Orlando, na Flórida, por exemplo, e por um tempo tornou-se efetivamente um repórter, caçando matérias, fazendo resenhas do “New England”, telefonando a cada diretor de Departamento para levantar novidades.

“Foi um alívio quando conseguimos a colaboração de Max Grinberg e George Washington, que passaram a enviar crônicas muito bem-vindas.” O trabalho era tanto, que já para o segundo número Barretto teve que conseguir reforço, chamando Bárbara Maria Ianni como editora e não foi suficiente, tanto que no terceiro número entrou outra editora, Jaqueline Scholz Issa. Só a partir de então foi possível fazer a publicação sem tanto estresse. A “Revista Pressão” para leigos, que fora criada junto com o jornal, entretanto, não teve tanto fôlego, viveu apenas um ano e acabou morrendo.

Apesar de todas essas dificuldades o Jornal se impôs, foi incorporado pela categoria e se mantinha à custa de um generoso patrocinador, a Pfizer, que o sustentou durante um bom tempo, concordando mais tarde com a participação de outros anunciantes, como a Biolab-Searle. 

Jornal bem caseiro

 O atual diretor de Comunicações da SBC, Carlos Eduardo Suaide Silva, assumiu o Jornal no final de 1995, e reconhece que continuava a ser feito de uma forma bem caseira. “A diagramação dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia estava a cargo de um estudante de Direito, Fábio Pimenta”, conta ele, “e nós nos reuníamos na salinha do Fábio, que entendia muito de computador, e íamos escrevendo e diagramando simultaneamente”. 

Como ainda faltava notícia, a solução era escanear os cartazes de cursos, copiar notícias de outros jornais, até logotipos das entidades, fazendo o que os jornalistas chamam de “gilete press” e produzindo uma publicação modesta, em duas cores, mas que se firmou, quando os Departamentos descobriram que o Jornal era o veículo certo para divulgar suas atividades.

A primeira “reforma” foi em 1996, quando o Jornal foi redesenhado, tornando-se muito parecido com o “The New England Journal of Medicine” e deu certo. Logo em seguida passou a ter quadricromia, quando então, mais caro, precisou de outros anunciantes, Unilever, Boehringer, entre outros e, quando chegou ao número 25, em 1998, foi feito um novo projeto gráfico, mais moderno, pela “Publishing Solutions”, que editou o Jornal até agora.

No biênio 2000/2001 o diretor de Comunicação, Marcus Malachias, coordenou o terceiro projeto gráfico com cores vibrantes, mais ilustrações e a criação de novas seções.

Na gestão Angelo de Paola, como diretor de Comunicação, o Jornal adequou seu tamanho, para que pudesse ser distribuído juntamente com os “Arquivos”. É que a postagem começou a pesar, com a SBC se aproximando de dez mil sócios que recebiam o Jornal, como lembra Madalena Garcia, que acabou se transformando na pauteira da publicação, dando tempo integral à missão de contatar os colaboradores em todos os Estados do Brasil, cobrar os artigos no fechamento, pedir o envio de fotografias e, quando necessário, tornar-se ela mesma uma fotógrafa, saindo de máquina em punho para ilustrar as matérias.

Agora, justamente quando completa seu décimo aniversário e chega à maturidade, o “Jornal SBC” passa a ser dirigido por Carlos Vicente Serrano Júnior, ganha um novo projeto, uma diagramação mais aberta, que facilita a leitura, tipologia mais moderna, projeto do artista gráfico Alexandre de Paula Campos Filho. Também pretende mostrar o lado mais pessoal do cardiologista, contar do hobby de cada um, pois além dos consultórios, os profissionais se dedicam e com muito afinco a atividades como a música, a pintura, a culinária, a pesca submarina. 

E para fazer essas reportagens e tornar o texto mais leve e agradável, o Jornal, que se profissionaliza cada vez mais, foi buscar uma equipe de jornalistas experimentados, que já faziam a assessoria de imprensa da SBC. É um longo caminho andado desde que, há uma década, o cardiologista Antonio Carlos Pereira Barretto sentou-se diante de uma folha em branco e começou a imaginar por onde começaria. Hoje, ninguém tem dúvida de que ele começou bem.

 



Quem não se comunica...

Quando aceitei o convite de assumir a Diretoria de Comunicação da SBC, confesso que não tinha idéia do tamanho da encrenca. Falo em tom de brincadeira, mas com um certo orgulho. Orgulho de ver o quanto a SBC cresceu, se modernizou e se profissionalizou nestes últimos anos. E nesta estrutura moderna da SBC, a comunicação é de fundamental importância. Quando digo comunicação, penso na forma de mostrar aos sócios, ao público leigo, às autoridades governamentais e à comunidade científica nacional e internacional, toda a gama de projetos e “produtos” que a SBC desenvolve dia a dia. Ou seja, o fazer saber assume a mesma importância do saber fazer.

A Diretoria de Comunicação engloba cinco grandes áreas de importância vital dentro do nosso organograma: 1) os Arquivos Brasileiros de Cardiologia; 2) o Jornal SBC; 3) o Portal Cardiol; 4) o programa De Coração e 5) a Assessoria de Imprensa.

Temos muito que fazer em cada uma dessas áreas e, aos poucos, vamos informar a todos, através do Jornal SBC, as mudanças a serem realizadas.

Neste primeiro contato darei apenas uma idéia resumida daquilo que já foi delineado para cada área.

Os Arquivos, sob o comando de Evandro Tinoco Mesquita, passarão por uma profunda reformulação gráfica e editorial para se adequar aos modelos internacionais das mais modernas revistas científicas. Estas mudanças já serão observadas no início deste ano. Nosso objetivo é facilitar o envio de artigos para a revista, diminuir o prazo para sua publicação, torná-la mais atraente do ponto de vista comercial, facilitar as buscas de artigos e autores na internet e consolidá-la como o grande veículo de divulgação da produção científica cardiovascular nacional.

O Jornal SBC, também com o novo editor, Carlos Vicente Serrano Jr., (já a partir desta edição), está com novo visual, mais moderno, de leitura mais agradável e apresentando novas matérias. Na área de informática, a coluna Cardionautas assinada por Augusto Uchida trará informações sobre internet e dicas úteis para os navegadores cibernéticos. E muito além da medicina, mostraremos o outro lado de vários colegas que  exercem atividades extracardiológicas, como mergulho, música, pesca, enologia etc. Além disso, temos como grande objetivo trabalhar para que o Jornal passe a apresentar um resultado financeiro positivo para a SBC, através de uma série de medidas administrativas e publicitárias.

O Portal Cardiol, agora sob o comando de Washington Barbosa de Araújo, passará, da mesma maneira, por algumas reformu­lações. Terá em sua página inicial um espaço de maior destaque para os Arquivos, facilitando o acesso mundial a esta revista. Estudaremos a possibilidade de apresentar a página inicial também em inglês. Na área de sócios, pretendemos tornar o Portal um verdadeiro elo de comunicação do associado com a sociedade, permitindo que ele gerencie suas informações on-line, como os pontos para o TEC, dados pessoais, inscrições em cursos, congresso virtual etc. Além disso, criaremos editores de áreas para que o Portal seja atualizado diariamente.

O programa de televisão De Coração, a cargo de Romeu Meneghelo, está passando por um estudo de viabilização econômica e após o resultado, traçaremos um projeto para seu futuro.

Finalmente a Assessoria de Imprensa, realizada pela Doc Press, terá o papel, além de fornecer a matéria-prima (notícias), de interligar todos estes veículos de comunicação citados acima como num trabalho de “metalinguagem”, ou seja, o Jornal vai divulgar e orientar sobre o que pode ser encontrado no Portal, que por sua vez facilitará o acesso aos Arquivos e divulgará os programas de TV e assim por diante. A Doc Press, que trabalha com a SBC já há algum tempo, passa a ser responsável, também, pela editoração eletrônica do Jornal SBC.

Desta forma, acreditamos ter um enorme e gostoso trabalho pela frente e junto com o grande time de colegas e profissionais da SBC, como dizia o grande comunicador, temos certeza que não iremos nos “estrumbicar”.

 

 

Carlos Eduardo Suaide Silva

Diretor de Comunicação

e-mail: csuaide@cardiol.br

 

 

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.