WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Posse
Diretoria da SBC toma posse na Academia Nacional de Medicina
 
Diretoria
Os caminhos da Nova Diretoria

Comunicação
Jornal da SBC chega ao décimo aniversário

Nova Diretoria e 59ºCongresso da SBC
A nova diretoria científica e 59º Congresso da SBC no Rio


  CARDIONAUTAS  
 

 

Caros internautas,

Estamos inaugurando a coluna “CARDIONAUTAS” nesta edição do Jornal SBC. A intenção não é dar um suporte técnico específico em Internet, Microin­formática ou Tecnologia, mas ofertar dicas, truques e tutoriais sobre navegação e formas de pesquisa, abordando fundamentalmente os recursos que a Internet pode proporcionar para a Cardiologia e suas diversas sub-especialidades.

Introdução à pesquisa  na Internet

Existe uma quantidade fenomenal de informações na Internet e são as ferramentas de pesquisa que irão guiá-lo através do labirinto de websites que existem.

Você já deve ter notado que existem várias ferramentas diferentes para procurar a mesma informação, como, por exemplo, os famosos Google ou Yahoo. Cada uma possui características próprias e particularidades que, com o tempo, você irá descobrir.

De forma bem simplificada, podemos dizer que existem 03 tipos de ferramentas de pesquisa: motores de busca, diretórios e metabuscadores.

Motores de busca

Os motores de busca são aqueles que utilizam aplicativos conhecidos como aranhas (softwares que navegam automaticamente na web). Tais aranhas recolhem toda a informação e vão indexando tudo num banco de dados. São bons quando se deseja uma pesquisa abrangente.

Exemplos de motores de busca:

www.google.com, www.teoma.com, www.hotbot.com, www.alltheweb.com.

Um tipo especial de motor de busca é o Ask Jeeves (www.askjeeves.com), onde você pode digitar perguntas (em inglês), que ele envia as respostas.

Exemplos de motores de busca médicos:

www.medic8.com

www.med411.com

Diretórios

Nos diretórios, a informação é compilada e catalogada manualmente por pessoas que navegam pela Internet. De modo geral, são menos eficazes, mas podem ser úteis quando se procura algo bem específico.

Exemplo de diretório:

www.yahoo.com

Exemplos de diretórios na área médica:

www.achoo.com (é uma mistura de diretório com motor de busca)

www.hon.ch/MedHunt (é uma mistura de diretório com motor de busca)

www.allhealthnet.com

Metabuscadores

São ferramentas de busca que realizam pesquisas em vários motores de busca de forma simultânea.

Exemplos de metabuscadores:

www.ixquick.com

www.dogpile.com

www.metacrawler.com

Um metabuscador muito bom que você pode instalar no seu computador é o Copernic, que tem até uma versão paga para pesquisas mais complexas. Procure em www.copernic.com.

Exemplos de metabuscadores da área médica:

www.queryserver.com/health.htm

www.mediwarp.com (misto entre diretório e metabuscadores)

Dicas úteis

Seja o mais sucinto possível. Se você vai procurar algo sobre teste de esforço, digite apenas “teste esforço”. Ou simplesmente “ergometria”.

Se você quer usar siglas, use a palavra por extenso ou algo correlato junto da sigla em questão. Exemplo: “ECG eletrocardio­grama”.

Se você busca um arquivo específico, coloque a extensão dele após a palavra em questão. Exemplo: target heart rate xls. Retornará uma planilha de excel.

Outra recomendação é a utilização de mais do que um metabuscador. É impossível que apenas um tenha toda a informação disponível na internet.

Augusto Uchida

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.