WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Posse
Diretoria da SBC toma posse na Academia Nacional de Medicina
 
Diretoria
Os caminhos da Nova Diretoria

Comunicação
Jornal da SBC chega ao décimo aniversário

Nova Diretoria e 59ºCongresso da SBC
A nova diretoria científica e 59º Congresso da SBC no Rio


   FORA DO CONSULTÓRIO  

Enviar para um amigo

 

"Confraria Chefs do Coração" reúne cardiologistas que gostam de cozinhar

Já completou um ano e de muito sucesso o “Triplo C”, apelido da “Confraria Chefs do Coração”, que reúne sete cardiologistas de Belo Horizonte os quais foram responsáveis, inclusive, pelo jantar de encerramento do último congresso da regional mineira da SBC, um banquete para 400 pessoas no Minas Tênis Clube.

Só para dar água na boca, o cirurgião cardiovascular Fernando A. Fantini, integrante da Confraria, conta que o cardápio incluía “terrine” de surubim defumado, filé ao molho de amoras com canelone de alho-porró e, de sobremesa, uma variação do tradicional “Romeu e Julieta”, apresentado com goiaba em calda, “cream-cheese” e sorvete de pistache.

Fantini conta que a Confraria nasceu como decorrência natural das reuniões dos cardiologistas com pendores para “gourmet” e que curtem cozinhar. São membros-natos Márcio Kalil, Júlio de Castro, Olavo Vieira da Silva, Fernando Vasconcelos, Wilson Mairink e João Carlos Dionísio, além do próprio Fantini. Como qualquer sociedade integrada por mineiros, entretanto, a Confraria oficializou-se logo, teve seus estatutos registrados, já publicou um livro de receitas e tem regras muito rígidas.

Para entrar na sociedade, é obrigatório se submeter a uma prova prática, para a qual o candidato pode apresentar pratos tanto nacionais como exóticos, pois os mineiros não são muito fiéis à culinária da terra. “Afinal, ficaria feio para um cardiologista oferecer pratos típicos como torresminho, lingüiça frita, leitão pururuca e outros produtos deliciosos mas politicamente incorretos da cozinha mineira”, explica, rindo, Fantini.

Como todos os outros, Fantini tinha na cozinha uma diversão que se tornou hobby. Começou a cozinhar em casa nos fins de semana, passou a fazer jantares para amigos e acabou se reunindo a outros cardio­logistas com os mesmos pendores. A partir daí, os mestres-cucas amadores se organizaram, obrigatoriamente preparam seis jantares anuais e já deram um sentido social à “Triplo C”, pois com certa freqüência fazem concorridos jantares beneficentes, cujo resultado reverte para entidades assistenciais.

 

Livro de   receitas saudáveis do Incor é homenagem a São Paulo

O Instituto do Coração lançou no dia    24 de janeiro, véspera do 450º aniversário da cidade de São Paulo, o livro “Os chefs do Coração – receitas para brindar a vida”, uma coletânea de receitas de nove “chefs” dos mais famosos restaurantes da cidade, mas todas elas muito saudáveis no que respeita a sódio, colesterol e gorduras saturadas.

O projeto, coordenado pelo Dr. Paulo Camar­go, nasceu do longo relacionamento – como médico e amigo - com o proprietário do restaurante “Il sogno di Anarello”, Giovanni Bruno. Foi formada uma parceria com o Serviço de Nutrição e Dietética do Incor, selecionados os “chefs”, a quem foi proposto o desafio de produzirem grandes receitas, extremamente saborosas, mas que fossem aprovadas pelo severo crivo das nutricionistas especializadas em alimentação de pessoas com risco ou problemas do coração.

Entre outros “chefs” famosos, acertaram sua participação Giancarlo Bolla, Silvio Lancellotti e o próprio Giovanni Bruno. E como São Paulo tem fama de ter uma das melhores culinárias do mundo, com uma diversidade de opções que só encontra paralelo em Nova York, o lançamento do livro foi incorporado ao rol de eventos comemorativos dos 450 anos da cidade.

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.