WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Titulados
SBC divulga lista dos titulados ao Ministério
 
Titulados
Portaria define prazo para cadastramento em Assistência Cardiovascular

REACH Award
Programa premia  projetos sobre aterotrombose

Anti-tabagismo
UE proíbe propaganda de cigarro na Fórmula 1

Canal Jurídico
Emenda sobre o ISS não atinge Sociedades

Homenagem
Mario Maranhão e seu trabalho frente a WHF

Normas
AMB divulga normas para edital

Normas
Resolução da ANS favorece planos de saúde

Prêmios
Programa De Coração é destaque em 2002

Prêmios
Pesquisa recebe prêmio em congresso americano

Diretrizes
AMB anuncia 100 novas diretrizes

Qualidade Assistencial
A pesquisa de qualidade e a SBC

Qualidades Assistencial
DQA fará reuniões nas regionais

Livro
SBC prepara livro comemorativo de 60 anos

57º Congresso
SBC divulga resultado financeiro do 57º Congresso


   :. DIRETORIA - DIRETRIZES  

Enviar para um amigo


AMB anuncia 100 novas diretrizes

 

A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciaram, em coletiva à imprensa, no dia quatro de dezembro, um rol de cem novas diretrizes médicas. O objetivo é fornecer orientações para melhorar o atendimento aos pacientes.

As diretrizes são baseadas nas melhores evidências científicas e seguem uma metodologia inédita em todo o mundo: foram elaboradas pelos mais renomados especialistas brasileiros de cada um dos segmentos da Medicina de forma absolutamente isenta; sem qualquer patrocínio ou participação de laboratórios ou da indústria de equipamentos.

O rol de novas diretrizes permite que os médicos, tanto da rede pública quanto da privada, possam, a partir de agora, utilizar-se de procedimentos e diagnósticos cientificamente eficazes. As recomendações democratizam e sistematizam o conhecimento das novas descobertas da Medicina, evitam a atualização por meios inadequados e, na ponta do sistema, fortalecem a relação médico/paciente.

As novas diretrizes serão atualizadas constantemente e estarão disponíveis nos portais da AMB (www.amb.org.br) e do CFM (www.cfm.org.br).

O projeto é coordenado pelo doutor Fabio Biscegli Jatene, diretor científico da AMB, e por uma equipe de consultores formada pelos doutores Wanderley Marques Bernardo, Moacyr Roberto Cuce Nobre e José Eluf Neto.

A importância das diretrizes

As diretrizes são apoiadas nas mais recentes pesquisas científicas. Através de as é possível identificar quais exames e procedimentos são mais indicados ou eficazes para cada caso.

As novas diretrizes podem ser consultadas nos sites
www.amb.org.br
www.cfm.org.br

Uma das diretrizes foi elaborada pela Sociedade Brasileira de Mastologia e trata da prevenção do câncer de mama. Os profissionais avaliaram diversos estudos clínicos e analisaram cientificamente a influência de fatores como amamentação, paridade, terapia de reposição hormonal e até mesmo o índice de massa corpórea.

A diretriz sobre hipertensão arterial, incluída no projeto, foi elaborada pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Nefrologia. As complicações da hipertensão incluem doenças cérebro-vascular, arterial coronariana, vascular de extremidades, insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica.

O Projeto Diretrizes tem o objetivo de oferecer recomendações práticas e adequadas à realidade brasileira, para prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial, com informações sobre complicações decorrentes da doença e condutas clínicas em situações especiais, como a hipertensão que ocorre no diabetes, na gravidez e na doença renovascular.

Outro tema abordado é o da cirurgia cesariana. Hoje elas representam 36% do total de partos no país. Nos hospitais particulares o índice chega a 90%. Uma diretriz orienta os médicos sobre quando estas cirurgias são realmente necessárias de acordo com comprovações científicas de seu benefício. Isso porque a cesariana é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta mais riscos maternos e fetais.

Pacientes submetidas à cesariana apresentam morbidade e mortalidade maior quando comparadas a pacientes que realizaram partos normais. Sendo assim, a decisão pela cirurgia deve ser tomada em situações especiais, pelo médico, quando os riscos do procedimento sejam suplantados pelos benefícios. O trabalho comprova cientificamente inúmeras situações clínicas da gestante ou do feto em que a cesariana vem sendo realizada desnecessariamente. Também as situações em que a cirurgia é comprovadamente vantajosa foram identificadas no estudo.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia e Sociedade Brasileira de Pediatria, a diretriz "Diagnóstico e Tratamento da Asma Brônquica" busca definir parâmetros para o diagnóstico da asma brônquica e normatizar o tratamento da doença e os procedimentos terapêuticos para as crises.

O projeto

Em outubro de 2001, um convênio firmado entre as entidades médicas e o Ministério da Saúde deu início ao trabalho de elaboração de diretrizes nas diversas especialidades médicas. O Projeto Diretrizes, desde então, conta com a participação ativa de técnicos da Associação Médica Brasileira, do Conselho Federal de Medicina e das Sociedades de Especialidade afiliadas à AMB.

As Sociedades foram responsáveis pela escolha dos temas abordados. A partir daí, os especialistas, divididos em grupos, foram orientados a realizar buscas das melhores evidências científicas disponíveis na literatura médica, colhendo dados sobre o perfil epidemiológico de cada procedimento dentro da sua especialidade.

Concluídas as normas, todos os profissionais brasileiros serão informados e incentivados a adotar as novas diretrizes. O projeto se faz necessário pela grande quantidade de informação médica gerada mundialmente, que rapidamente redefine o conhecimento médico.

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.