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Ecocardiografia

DEPECO divulga relatório de gestão

Ao se formar uma equipe o critério para escolha dos cargos não deve ser meramente político ou seguir distribuição estritamente regional ou estadual. O fundamento de uma boa gestão está na capacidade de se motivar, cobrar e prestigiar os membros de cada setor.

01 – AUDITORIA: O relatório da primeira auditoria (maio/1998 a julho/2000) forneceu informações importantes para que fossem tomadas medidas corretivas do ponto de vista administrativo e jurídico e preventivas (modificações no Regimento Interno). O relatório da segunda auditoria (agosto/2000 a dezembro2002) está em fase de conclusão.

02–SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA E GERENCIAL:

2.1 – Sede: Passou funcionar em período integral a partir de agosto de 2000;

2.2 – Cadastro dos Sócios: Foi atualizado e reformulado. Inadimplência: taxa em 30/04/2000 – 38,8 % (622 sócios); taxa em 31/12/2002 – 20,4% (318 sócios).

2.3 – Controle de contas: Implantado rigoroso controle de contas com relatórios semanais e balancetes mensais, com demonstração dos cheques emitidos, à disposição dos sócios no site do Depeco (artigo 29 - Parágrafo único do RI);

2.4 – Documentação do Departamento: Feito levantamento e reorganização de todos os documentos (bancários, fiscais, trabalhistas, etc);

2.5 – Relacionamento com a SBC: Implementação de serviços disponibilizados pela SBC (eventos, internet, jurídico, contábil, recursos humanos). Esta medida reduziu as despesas de contrato com empresas prestadoras de serviços.

03–SITUAÇÃO FINANCEIRA: No dia 2 de junho de 2000 tínhamos um total de contas a pagar de R$ 317.437,38 e contas a receber de R$ 94.607,50 (Carta aos Sócios - Jornal da SBC set/out 2000). Os empréstimos da SBC (R$82.488,41) foram integralmente pagos, antes do prazo, em três parcelas (16/03/01; 16/04/01 e 02/05/01).

Saldos Bancários em: 31/12/2000 = R$ 6.416,91. Em 31/12/2002 = R$ 306.453,70

Com base nos anos anteriores (previsões de receitas – anuidades, taxa para provas, assinaturas da RBC e aplicação financeira – e despesas fixas), há uma estimativa de saldo positivo no primeiro trimestre de 2003 de R$158.000,00. Previsão de caixa disponível até 31 de março de 2003 (306.453,70 + 158.000,00) R$ 464.453,70.

04–CONSELHO DELIBERATIVO: Atuou com responsabilidade e isenção, atendendo aos pedidos de consulta da diretoria e emitindo pareceres com a necessária imparcialidade. Membros: Aristarco Siqueira Filho – Presidente, José Luiz Barros Pena – Secretários, Catarina Vasconcelos Cavalcanti, Sergio Roberto Simões Houly, Orlando Campos Filho, Cláudio Pereira da Cunha, José Eloy da Costa Filho, José Carlos Haertel.

05–COMISSÃO DE HABILITAÇÃO: Avaliou 216 candidatos e realizou a "Normatização da Prova para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia – SBC". Membros: Cláudio Henrique Fischer–Coordenador, Samira Morhy Borges Leal, Marcelo Luiz Campos Vieira, Simone Rolim Fernandes Ponte Pedra. 5.1 – Comissão Especial na Área de Ultra-som Vascular: Criada em maio de 2001, estabeleceu normas e organizou a primeira prova de ultra-som vascular do Departamento. Membros: Colandy Godoy de Oliveira–Coordenadora, Luciano Belém, Luiz Fernando Ferreira de Pinho, Ruy de Paula Nunes Filho. Finalmente, no dia 15 de dezembro de 2002, em reunião na sede da AMB, decidiu-se que o Ultra-som Vascular é área de interesse comum às três Sociedades (SBACV, CRB e SBC).

06–COMISSÃO DE ENSINO: Elaborou as "Normas da Comissão de Ensino" para que os cursos de ecocardiografia pudessem ser oficialmente reconhecidos pelo Departamento. Este foi um trabalho pioneiro no sentido de se tentar regulamentar os diversos cursos existentes no país. Membros: Claudia Gianini Mônaco–Coordenadora, José Luiz Barros Pena, Jorge Eduardo Assef, Luis Henrique Weitzel.

07–COMISSÃO CIENTÍFICA: Elaborou documento estabelecendo normas gerais para a realização dos Congressos Brasileiros de Ecocardiografia, integralmente aprovado na última Assembléia do Departamento. Membros: Roberto Pereira– Coordenador, Caio Medeiros, Djair Brindeiro Filho, Jorge Assef, Helder Paupério, Márcia de Melo Barbosa.

08– COMISSÃO DE INFORMAÇÃO E INTERNET: Foi feita uma reformulação completa e criada página restrita aos sócios, onde são colocadas informações confidenciais. Em maio de 2001 criamos a Comissão de Informação e Internet, que tem realizado excelente trabalho. Membros: Orlando Campos Filho–Coordenador, Luiz Darcy Cortez Ferreira, Edgar Bezerra Lima Filho.

09–DIVERSOS:

9.1 – Regimento Interno: As modificações propostas pela diretoria foram integralmente aprovadas na Assembléia Geral em 29/04/2001- São Paulo.

9.2 – Diretrizes da SBC/Departamento de Ecocardiografia: 1 - Normatização dos Cursos, pré-requisitos e critérios para obtenção do Certificado de Habilitação em Ecocardiografia. Editora–Dra.Claudia Gianini Mônaco; 2 - Normatização dos Cursos, pré-requisitos e critérios para obtenção do Certificado de Habilitação em Ecocardiografia Pediátrica. Editora–Dra. Samira Borges Leal; 3 - Normatização dos Cursos, pré-requisitos e critérios para obtenção do Certificado de Habilitação em Ultra-sonografia Vascular. Editora–Dra. Colandy Godoy de Oliveira; 4 - Normatização dos Equipamentos e Técnicas de exame para realização de exames Ecocardiográficos. Editor–Dr. Carlos Eduardo Suaide Silva; 5 - Normatização dos Equipamentos e Técnicas de exame para realização de exames de Ultra-sonografia Vascular. Editor–Dr. Luciano Herman Juaçaba Belém; 6 - Diretriz - Indicações e Utilização da Ecocardiografia na prática clínica. Editor–Dr. Orlando Campos Filho.

9.3 – Assembléias Gerais: Passaram a ser registradas em fitas de vídeo, possibilitando a transcrição integral dos assuntos debatidos. As Atas passaram a ser disponibilizadas via internet, na página restrita aos sócios, permitindo análise prévia.

9.4 – Eleições da Diretoria: O Departamento de Ecocardiografia foi pioneiro na realização de eleições via internet. A adoção deste recurso permitiu a participação

de todos os sócios no processo eleitoral.

9.5 – Divulgação: Além das atividades regulares na programação científica dos Congressos Brasileiros de Cardiologia, o Departamento organizou sessões extras pré-congresso e sessões clínicas interativas, bem como se fez representar nos Congressos da Socesp e Socerj. Participou de dois eventos internacionais: organizando – fato inédito – Sessão Interativa no Euroecho 5 da Sociedade Européia de Cardiologia e do II Encontro de Ecocardiografia do Continente Americano.

9.6 – Tabela de procedimentos Médicos: A pedido da atual Diretoria da SBC o Departamento analisou e emitiu parecer sobre a hierarquização dos procedimentos médicos. A nova tabela da AMB está em fase final de aprovação e estabelece portes diferenciados para cada procedimento. Importante salientar que a tabela desvincula honorário médico de custo operacional do procedimento, o que possibilita uma maior transparência na valorização do trabalho em relação ao capital.

Desejamos à nova equipe votos de pleno sucesso!

Presidente: Djair Brindeiro Filho
Vice-presidente e Editor da RBE: Carlos Eduardo Suaide e Silva
Tesoureiro e Secretário: José Maria Del Castillo

 

DEPECO tem nova diretoria

A nova diretoria do Departamento de Ecocardiografia para o biênio 2003/2004 tomou posse no dia 01/01/2002, tendo como presidente Carlos Eduardo Suaide Silva. Os outros componentes são: Luciano Herman Juaçaba Belém (vice-presidente), José Luiz Barros Pena (secretário), Jorge Eduardo Assef (tesoureiro) e Cláudia Gianini Monaco (editora da revista).
Nova diretoria e membros da diretoria passada se encontram na posse (esq. para dir.): José Luiz Barros Pena, Carlos Eduardo Suaide Silva, Djair Brindeiro Filho, José Maria del Castillo, Cláudia Monaco, Luciano Belém e jorge Assef.

 

 

 

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