WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Titulados
SBC divulga lista dos titulados ao Ministério
 
Titulados
Portaria define prazo para cadastramento em Assistência Cardiovascular

REACH Award
Programa premia  projetos sobre aterotrombose

Anti-tabagismo
UE proíbe propaganda de cigarro na Fórmula 1

Canal Jurídico
Emenda sobre o ISS não atinge Sociedades

Homenagem
Mario Maranhão e seu trabalho frente a WHF

Normas
AMB divulga normas para edital

Normas
Resolução da ANS favorece planos de saúde

Prêmios
Programa De Coração é destaque em 2002

Prêmios
Pesquisa recebe prêmio em congresso americano

Diretrizes
AMB anuncia 100 novas diretrizes

Qualidade Assistencial
A pesquisa de qualidade e a SBC

Qualidades Assistencial
DQA fará reuniões nas regionais

Livro
SBC prepara livro comemorativo de 60 anos

57º Congresso
SBC divulga resultado financeiro do 57º Congresso


   :. DIRETORIA - ILCOR  

Enviar para um amigo


Brasil será sede do ILCOR 2003
 

A 16a Reunião da International Liason Committee on Resuscitation - ILCOR (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) ocorreu nos dias cinco e seis de outubro em Florença, na Itália. A próxima reunião deve ocorrer no Brasil, entre setembro e outubro de 2003, e contará com mais de 40 profissionais de todo o planeta das áreas de emergência cardiovascular e ressuscitação.

A 16a Reunião contou com a presença de 28 membros de todo o mundo e deu início ao processo de revisão e edição do novo Consenso Internacional em Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência, que será publicado, provavelmente, em dezembro de 2005. Por meio de uma ampla revisão de toda a literatura publicada nos últimos cinco anos por grupos de especialistas de todo o mundo, coordenadas por delegados da ILCOR, o Consenso de 2005 deverá corrigir as lacunas deixadas pelas Diretrizes 2000. Um dos grandes avanços será o fato de que cada país poderá, baseado no Consenso publicado, adaptar as diretrizes locais às necessidades de cada região.

Esse novo processo será um marco no avanço da pesquisa e tratamento da parada cardiorrespiratória e da emergência cardiovascular em todo o mundo.

No Brasil, o Comitê Nacional de Ressuscitação (CNR), com a educação continuada em emergências cardiovasculares e ressuscitação e um rigoroso controle de qualidade, tornou-se o modelo para a América Latina e Europa.

Em junho passado, em Amsterdam, ocorreu a reunião que delineou as principais mudanças no atendimento e registro de afogamento, que contou com a participação de David Szpilman, do Rio de Janeiro.

ILCOR- A ILCOR é uma entidade internacional composta por membros do Conselho Europeu de Ressuscitação, American Heart Association, Fundação Interamericana do Coração, Conselho de Ressuscitação da África Meridional, Conselho Australiano de Ressuscitação e Conselho Asiático de Ressuscitação.

A instituição tem a missão de unificar o consenso científico em ressuscitação cardiopulmonar e o atendimento de emergências cardiovasculares no mundo. Já publicou diversos relatórios e recomendações que produziram grandes avanços científicos nessa área, entre eles a publicação dos modelos unificados de registro de atendimento a uma parada cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar, em ambiente hospitalar e em laboratório de pesquisa. Esse foi um dos mais importantes passos na pesquisa em ressuscitação cardiopulmonar, pois até então os trabalhos baseavam-se em parâmetros variáveis e tornava-se difícil a comparação de métodos e resultados. Com modelos unificados de registro, os tempos, as intervenções e os resultados dos esforços de ressuscitação passaram a ser padronizados.

O mais importante feito da ILCOR até o momento foi a publicação em 2000 das Diretrizes Internacionais em Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência pelo Circulation, pelo Resuscitation e por vários jornais do mundo. Pela primeira vez uma diretriz de conduta médica e tratamento baseada em ciência e em evidência teve caráter internacional, ou seja, teve o aval de especialistas e cientistas de ressuscitação de todo o mundo.

 

 

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.