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Programa premia projetos sobre aterotrombose

O Programa REACH Award, que visa a buscar novos recursos para aperfeiçoar a conduta clínica de pacientes que apresentam as principais manifestações da aterotrombose, como o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a doença arterial periférica, está convidando médicos e pesquisadores a inscreverem trabalhos realizados ou em andamento sobre o tema acima, em três especialidades médicas distintas: cardiologia, neurologia e angiologia e cirurgia vascular. Um prêmio de 15 mil euros será atribuído ao trabalho vencedor em cada uma das três categorias.

Trata-se de uma iniciativa que visa a reconhecer e a apoiar trabalhos promissores de médicos e pesquisadores titulares de um doutorado no manejo clínico da aterotrombose. Participam também do programa REACH Award a Sociedade Européia de Cardiologia e a Conferência Européia para o Stroke, que sediarão as cerimônias de entrega dos prêmios em 2003.

O prêmio será destinado a iniciar ou avançar projetos de pesquisa clínica no campo da cardiologia, neurologia e medicina vascular (o prêmio para a medicina vascular será atribuído em 2004). Os vencedores serão convidados a participar das cerimônias de entrega dos prêmios que ocorrerão durante as reuniões anuais das sociedades médicas internacionais participantes.

O REACH Award será atribuído por um júri interdisciplinar internacional constituído de especialistas reconhecidos na cardiologia, neurologia e medicina vascular, como Gilles Montalescot, Michael Hennerici, Harry Buller, William Hiatt, Mark Alberts e Diego Ardissino.

A aterotrombose é a causa comum das doenças coronarianas, do acidente vascular isquêmico e da doença arterial periférica e tem um impacto enorme para a sociedade em termos de saúde pública. Em escala internacional, a aterotrombose é responsável por mais de 28% dos óbitos e esses números estão em contínuo crescimento.

Inscrições online

A data de encerramento das inscrições para o programa REACH Award 2003 é 21 de março de 2003.

Os candidatos deverão acessar o seguinte endereço na Internet : http://www atherothrombosis.org/reach, onde poderão inscrever-se em uma das três categorias (neurologia, cardiologia ou medicina vascular), expondo em linhas gerais, a realização de um programa inovador visando a melhorar o manejo clínico da aterotrombose.

Os candidatos poderão também submeter um projeto em andamento, com a devida comprovação dos resultados obtidos no tratamento do paciente. Todas as inscrições deverão especificar de que maneira o prêmio servirá a dar andamento ao projeto.

 

*The World Health Report 2001. Geneva: WHO; 2001.

 

 

UE proíbe propaganda de cigarro na Fórmula 1

A partir de 2003, a maior categoria de automobilismo do mundo, a Fórmula 1, começa a sofrer sanções quanto à veiculação de propagandas de cigarro. A União Européia já havia previsto o fim da propaganda de cigarro para 2005, e agora a Bélgica aprovou a proibição do patrocínio de produtos do tabaco no Grande Prêmio da Fórmula 1 da temporada de 2003/2004. O Parlamento Belga votou (77 votos contra e 71 a favor) contra a emenda que permitiria novamente a veiculação desse tipo de publicidade nos campeonatos de Fórmula 1de 2003 e 2004.

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Moesley, diz que a entidade vem defendendo a implementação da proibição mundial ao patrocínio das empresas de tabaco a partir de 2006, mas que as equipes poderão ser prejudicadas com a resolução da União Européia e da Bélgica. Cinco das dez equipes são patrocinadas por marcas de cigarro. Hoje, oito das dezesseis provas do campeonato são realizadas na Europa.

Segundo o presidente da FIA, ao escolher uma data anterior ao prazo determinado, a União Européia irá forçar as equipes a procurar lugares fora dos países da UE durante as temporadas de 2005 e 2006 para buscar contratos que não expiram até o final de 2006.

Embora esta resolução tenha trazido algum prejuízo à modalidade, o compromisso com a proteção e preservação da saúde da população foi mantido.

O Brasil também já começou a restringir as propagandas de cigarro. Em decorrência da Lei 10.167, sancionada no final de 2000, que restringiu a publicidade dos produtos derivados do tabaco aos pontos internos dos locais de venda, fica proibido o patrocínio de eventos culturais e esportivos por parte dessas indústrias.

 




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