WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Titulados
SBC divulga lista dos titulados ao Ministério
 
Titulados
Portaria define prazo para cadastramento em Assistência Cardiovascular

REACH Award
Programa premia  projetos sobre aterotrombose

Anti-tabagismo
UE proíbe propaganda de cigarro na Fórmula 1

Canal Jurídico
Emenda sobre o ISS não atinge Sociedades

Homenagem
Mario Maranhão e seu trabalho frente a WHF

Normas
AMB divulga normas para edital

Normas
Resolução da ANS favorece planos de saúde

Prêmios
Programa De Coração é destaque em 2002

Prêmios
Pesquisa recebe prêmio em congresso americano

Diretrizes
AMB anuncia 100 novas diretrizes

Qualidade Assistencial
A pesquisa de qualidade e a SBC

Qualidades Assistencial
DQA fará reuniões nas regionais

Livro
SBC prepara livro comemorativo de 60 anos

57º Congresso
SBC divulga resultado financeiro do 57º Congresso


   :. DIRETORIA - HOMENAGEM .:  



 

Mario Maranhão e seu trabalho frente à WHF

A Sociedade Brasileira de Cardiologia se associa a Aloyzio Achutti nesta homenagem e cumprimenta o colega Mario Maranhão pela brilhante gestão à frente da World Heart Federation. Graças a seu trabalho, a cardiologia brasileira, pródiga em talentos, foi, mais uma vez, destaque mundial.

Neste ano que terminou duas pessoas importantes para a cardiologia mundial terminaram também seus mandatos frente a WHF (World Heart Federation). Nosso AMICOR Presidente, Mario de Camargo Maranhão e a Secretária Executiva Marianne Brule de Figueiredo. Mario Maranhão terminou o mandato no último dia do ano, passando agora para a condição de "Past-President".

Ambos tiveram um papel importante no desenvolvimento da Sociedade (Federação das Sociedades, Associações e Fundações do Coração) e ajudaram a definir prioridades no campo científico e estratégico da Cardiologia Mundial.

No início (1950), pela união de sociedades de cardiologia (sociedades de especialistas) de vários países foi fundada a "International Society of Cardiology" que depois de algum tempo (1978) se uniu com a Federação Internacional de Cardiologia (união de instituições não estritamente médicas de recursos científicos, materiais e humanos voltados para a prevenção e controle das Doenças Cardiovasculares), formando a ISFC (International Society and Federation of Cardiology) com sede em Genebra. 

Marianne fazia a ligação entre diversas entidades, gerenciando os recursos, servindo ao mesmo tempo como base de dados históricos e até de conselheira política nas curtas gestões que iam se sucedendo.

A entidade era chamada de Internacional, mas não podia se designar como sociedade representativa da Cardiologia Mundial por falta de abrangência, cobertura e prestígio.

Pouco a pouco, entretanto, por negociações políticas e diplomáticas, principalmente de dirigentes de cultura latina

Mario de Camargo Maranhão: Past President da WHF ajudou a definir prioridades no campo científico e estratégico da cardiologia mundial

(Mario R. Garcia-Palmieri e Antonio Bayés de Luna) ou colegas mais distantes dos países hegemônicos, o mosaico foi se completando e se impondo a existência da cardiologia que assiste três quartas partes da população mundial.

Mario Maranhão consolidou a "World Heart Federation", agora com imagem mundial e respeito. Não somente deu oportunidade e voz para gente acostumada a não ser ouvida, como também fez todo um trabalho contínuo de apresentação e promoção. Somente para citar duas de suas conquistas: trouxe, com grande esforço, o Congresso Mundial para o Rio de Janeiro e o realizou com sucesso; e conseguiu que a 6a Conferência Mundial de Cardiologia Preventiva seja realizada pela primeira vez abaixo do Equador em 2005, em Foz do Iguaçu, sob sua presidência.

Deve-se a ambas as figuras homenageadas o fato de se ter conseguido não fechar prematuramente o capítulo da Febre Reumática e a ênfase dada à prevenção, aos assuntos ligados à saúde da mulher, ao despertar para temas não habitualmente explorados, embora importantes, como o do estresse, dos componentes sociais e psicológicos na gênese das doenças cardiovasculares, na conectividade entre todos os profissionais de boa vontade (AMICOR, ProCOR, Heartfile, CLACTA, e outros) e na necessidade da paz, sem a qual de nada adiantará um coração saudável.

Aloyzio Achutti




»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.