WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias Cardiol.br
...And The Oscar Goes to...
Sem dúvida alguma, o ambiente de uma cerimônia de entrega de prêmios é, no mínimo, contagiante. 
Sites das Sociedades Estaduais e Departamentos da SBC
Não deixe de visitar os sites  das Sociedades Estaduais e Departamentos Científicos da SBC hospedados em nosso Portal.

 

 

:. DEPARTAMENTOS .:

 




XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia

 

(e/d): Epotamênides M. Good God, Carlos Eduardo Suaide Silva, José Luiz B. Pena e Jorge Eduardo Assef

Realizou-se em Belo Horizonte o XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia, no período de 29 de abril a 1º de maio de 2004.

O evento, presidido pelo José Luiz Barros Pena, foi um enorme sucesso. Cerca de 870 inscritos ocuparam o espaço do Hotel OuroMinas em três a quatro sessões simultâneas que foram bastante disputadas.

Cinco convidados internacionais compareceram prestigiando o evento: George Sutherland, de Londres, sem dúvida o maior nome na atualidade de Doppler tecidual ("strain/strain rate"), Maurice-Enriquez Sarano da Clinica Mayo apresentou brilhantes conferências abordando valvopatias, Jeffrey Smallhorn, do Hospital for Sick Children de Toronto, discutiu temas atuais no auxílio ao diagnóstico das cardiopatias congênitas como eco tridimensional e contraste, Gregory Moneta abordou interessantes temas de ecovascular como o emprego do duplex scan na avaliação da isquemia visceral crônica, e o Sanjiv Kaul nos mostrou o que há de mais atual na ecocardiografia de contraste.

Foram realizados três simpósios nos três dias do Congresso, sempre com um convidado estrangeiro e grande público (Eco tridimensional, Philips; Ressincronização ventricular e novas técnicas GE, Ecocardiografia de contraste, Bristol).

Uma nova atividade lançada no Congresso, denominada Tutorial, foi um enorme sucesso. Em uma sala pequena, com capacidade máxima de 70 pessoas, especialistas fizeram demonstrações ao vivo em pacientes com grande participação da platéia. Os tutores forneceram anotações dos passos utilizados durante os exames.

O Departamento de Ecocardiografia concedeu diferentes premiações nos trabalhos Temas Livres e Posters e na sessão concorrente ao prêmio Jonas Talberg havia cinco trabalhos inéditos em nosso meio.

A parte social não foi esquecida e houve coquetel típico mineiro de abertura com apresentações musicais e grande festa no dia 30 de abril, com presença maciça dos congressistas e convidados.

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.