WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Assistencial 
A quem (não) interessa as cooperativas de Cardiologistas
 
Perspectivas Futuras da Atual Diretoria
A nova Diretoria e suas perspectivas

Bolsas
Regras para Bolsas já estão definidas 
TEC
Novos membros tomam posse na CJTEC

Jurídico
Sociedades médicas empresárias continuam isentas da Cofins

 

 

:. DIRETORIA - SBC NA Mídia .:

 




 

Manifestação da SBC tem impacto no País

A ação da SBC promovida no Dia Nacional de Combate à Hipertensão teve grande repercussão nos jornais do País. A decisão em não medir a pressão arterial e realizar uma pressão social fez com que o Ministério da Saúde anunciasse na mesma semana que iria dobrar a oferta de remédios para a hipertensão nos postos de saúde. Os próprios veículos de comunicação do Governo Federal, a Agência Brasil, a Radiobrás e a rádio Nacional, noticiaram a decisão como uma medida para atender às reivindicações da entidade. A notícia também esteve em pauta no Correio Braziliense em duas grandes matérias e nos jornais O Dia, do Rio de Janeiro; Gazeta Mercantil e O Estado de São Paulo; Hoje em Dia e O Estado de Minas, de Belo Horizonte; O Diário de Cuiabá, de Mato Grosso. As emissoras de televisão Globo, Record, Cultura e Rede Mulher e as de rádio CBN, Jovem Pan, Itatiaia e Vale do Paraíba cobriram a manifestação.

 

Eventos nos Estados

Nos Estados de Santa Catarina e Pernambuco também houve intensa mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A imprensa local cobriu os eventos com destaques nos jornais, principalmente no Diário Catarinense, em Florianópolis, e no Jornal do Commercio, em Recife, além da cobertura pelas emissoras de TV e rádio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telejornais noticiam pesquisa de percepção

 

A pesquisa de percepção das doenças cardiovasculres realizada, em fevereiro pela SBC e o laboratório AstraZeneca, teve grande destaque no Jornal Nacional da TV Globo. A matéria exibida na emissora ressaltou que 9,3% da população brasileira sabe que têm colesterol elevado, mas desse total, quase 90% não se trata. O diretor-executivo da SBC/Funcor, Raimundo Marques do Nascimento Neto, recomendou que parar de fumar e fazer caminhadas podem auxiliar no combate ao colesterol ruim.

Uma reportagem semelhante foi exibida no Jornal da Band com Carlos Nascimento. Na matéria, o entrevistado foi o presidente da SBC, Antônio Felipe Simão, que também lembrou a importância de mudanças no estilo de vida para ter uma vida mais saudável. A pesquisa de percepção também foi noticiada em várias emissoras de rádio e nos jornais: Gazeta Mercantil e Diário de São Paulo; Jornal do Commercio e Idade Maior, do Rio de Janeiro; e nas revistas Isto É e Época.

 

Robô Cardíaco e a opinião da SBC

O médico André Scattolin Faure desenvolve em Bruxelas na Bélgica, um micro-robô para tratar fibrilação atrial. O brasileiro coordena uma equipe composta por três centros de pesquisa europeus – da própria Bélgica, França e Alemanha – e recebeu investimentos de US$ 1,8 milhão. A noticia, publicada no jornal O Estado de São Paulo, também ouviu o presidente do Departamento de Cirurgia Cardíaca da SBC sobre a nova técnica. Jarbas Dirkhuysen contou que a robótica já é uma realidade na cirurgia cardíaca, principalmente nas operações de coronárias, válvulas e malformações congênitas. "A tendência é o desenvolvimento de técnicas cada vez menos invasivas", explicou ao comentar a novidade.

Curso de BLS no portal da Hospitalar

O portal na internet da Feira Hospitalar, que é o maior evento do setor de produtos médico-hospitalares da América Latina, publicou uma grande reportagem, com manchete na primeira página, sobre os avanços e novidades para o controle às paradas cardíacas. A matéria ressaltou a importância dos desfibriladores em locais públicos e lembrou que no Senado Federal tramita um projeto sobre o assunto. Na Câmara de Vereadores de São Paulo, um outro projeto prevê a presença dos aparelhos em locais com grande número de pessoas. "Para que o desfibrilador possa salvar vidas sem a necessidade da presença de um médico (nem sempre à mão), a Sociedade Brasileira de Cardiologia mantém treinamentos rápidos para leigos", escreveu a repórter do portal.

O mesmo tema foi abordado pelo diretor-executivo da SBC/Funcor em entrevista ao Programa Domingo Espetacular da TV Record. Raimundo Marques do Nascimento Neto falou também das novas armas disponíveis para o combate ao colesterol.

 

 

 

 

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.