WEBMAIL

AGENDA 

CHAT

SOCIEDADES

DEPARTAMENTOS FÓRUM
 
 

-->
 

 
 
 :. Notícias da Diretoria
Assistencial 
A quem (não) interessa as cooperativas de Cardiologistas
 
Perspectivas Futuras da Atual Diretoria
A nova Diretoria e suas perspectivas

Bolsas
Regras para Bolsas já estão definidas 
TEC
Novos membros tomam posse na CJTEC

Jurídico
Sociedades médicas empresárias continuam isentas da Cofins

 

 

:. DIRETORIA - EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA .:

 




Perspectivas futuras da atual Diretoria

No final de abril foi lançado o Programa de Educação Médica Continuada na região sul com ótimo resultado. O vice-presidente Dário Sobral Filho comenta o assunto em sua coluna, nesta edição do Jornal SBC. Com isso, concluímos os lançamentos dos projetos básicos que nos propusemos a fazer para esse semestre.

A revista e o jornal com os novos formatos também fazem parte desse elenco de lançamentos e acho que atenderam as necessidades até dos mais exigentes. Parabéns ao nosso corpo editorial e em especial ao Carlos Eduardo Suaide Silva, Evandro Tinoco Mesquita, Cícero Piva de Albuquerque e Carlos Vicente Serrano Jr. pelo ótimo papel que vêm desempenhando na diretoria de comunicação.

A partir de agora, vamos nos focar fortemente na defesa profissional, na implantação ou não das cooperativas médicas e no que denominamos "projeto Brasília". Vamos conhecer um pouco de cada um deles.

O foco principal da defesa profissional é, sem dúvida, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM. A SBC tem que, necessariamente, marcar sua participação e assim precisamos da colaboração dos associados com críticas, sugestões e comentários sobre o tema. Os valores da CBHPM já foram divulgados amplamente pela AMB e por nós. A CBHPM está concluída e é a nossa arma principal para voltarmos a ter dignidade na remuneração de nossos procedimentos. O trabalho foi árduo, técnico e ético e nós, da SBC, participamos ativamente nisso. Vamos agora lutar para que se torne realidade.

Pensamos que a implantação das cooperativas seja também um caminho inteligente, e nesse sentido, desde a diretoria passada, o Juarez Ortiz encampou essa discussão. A diretoria atual continua na mesma direção, ou seja, estamos prontos para, com os pés no chão, ajudar à implantação das cooperativas e dessa forma auxiliar, ainda mais, a CBHPM. Precisamos de união entre os cardiologistas para tanto e temos conseguido.

Dignidade profissional é uma meta que necessita da participação de todos e é por essa razão, entre outras, que sempre pregamos a união na SBC. Sem estrelismos ou individualismos que só trabalham contra nós. Assim vamos continuar agindo em favor da tabela e, se factível, pela implantação das cooperativas estaduais.

O "projeto Brasília" visa uma atuação junto ao Governo Federal para pleitearmos os importantes temas pertinentes à cardiologia. O documento com as reivindicações está em fase final de elaboração e será do conhecimento de todos em breve. Existe uma comissão nomeada para tanto, composta pelos colegas Juarez Ortiz, Carlos Alberto Machado e Enio Lustosa Cantarelli. A equipe é liderada por nosso diretor de assuntos governamentais Oscar Francisco Sanchez Osella.

Vamos, portanto, continuar trabalhando nessa direção. Não esqueçam de nosso Congresso no Rio de Janeiro, uma excelente oportunidade para, além da reciclagem médica, discutir todos esses temas que envolvem a nossa profissão. O evento está ficando muito bom e o Rio é o Rio.

 

Um forte abraço.

 

Antônio Felipe Simão

Presidente da SBC

e-mail: afsimao@cardiol.br

 

 

Voltar

»Fale Conosco | »Adicionar ao Favoritos | »Portal SBC

© Copyright Portais SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1996-2004.
Este material não pode ser transmitido por broadcast ou distribuído sem autorização.